Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

Conheça a lição de gestão que o filme Harry Potter pode oferecer para o seu negócio

Inspiração e Informação

Atualizado em 9 maio 24

5 minutos de leitura

Uma saga que marcou gerações, como Harry Potter, não tem o poder apenas de inspirar as pessoas em um mundo mágico. De toda a trama, é possível tirar ótimos ensinamentos que podem até mesmo ser aplicados em seu negócio. Já pensou nisso?

Que a história do bruxinho com um raio na testa é um sucesso, isso é inegável. Você pode nem ter assistido aos filmes ou lido os livros, mas com certeza sabe, pelo menos, o nome dos personagens principais ou sobre algum marco relevante.

A boa notícia é que os frutos de toda essa narrativa não trazem apenas entretenimento, mas também grandes aprendizados que podem ser levados pra toda a vida. Ou melhor, podem ser muito bem utilizados na gestão de um negócio. 

Quer saber como isso acontece? Então veja só as lições valiosas para os negócios que a saga Harry Potter ensina!

Tenha uma equipe competente

Dificilmente, uma pessoa vai conseguir citar uma batalha contra o mal que o jovem Harry ganhou, sem ter ao seu lado os seus fiéis amigos, Hermione e Ron, além de vários outros colegas de classe de Hogwarts.

Ter uma equipe que trabalha bem em conjunto faz toda a diferença pra obter o sucesso que você precisa em qualquer missão. Em termos de negócio, isso significa que formar um bom quadro de profissionais em sua empresa vai ajudar a atingir as metas e os objetivos definidos, com foco, determinação e consistência.

É por isso que um dos principais investimentos que um negócio deve realizar é nos seus colaboradores. Afinal, da mesma forma que você deseja uma equipe fiel, é preciso demonstrar a parceria da loja com os profissionais que ali trabalham.

Oferecer uma boa remuneração, benefícios profissionais, horários de trabalho mais flexíveis e reconhecimento é um ótimo passo pra aumentar a motivação da equipe de colaboradores. Junto a isso, é claro, não pode faltar um bom planejamento estratégico.

Não duvide da concorrência

Um dos antagonistas favoritos da saga Harry Potter é Draco Malfoy. O loirinho tem um comportamento bastante esnobe e não perde a oportunidade de ofender ou duvidar de seus colegas de classe.

Por ter sangue puro, ou seja, ser filho de pai e mãe bruxos, Draco sempre ofendeu Hermione com o termo “sangue-ruim”, pelos pais da bruxinha serem trouxas — como são chamados os humanos sem poderes mágicos na trama. Acontece que subestimar a garota foi só um combustível a mais pra mostrar do que ela é capaz.

O que a gente pode levar de toda essa narrativa? Que é ingenuidade duvidar do potencial que a concorrência tem de oferecer boas soluções ao mercado. Pelo contrário, é importante saber do que os outros negócios que atuam na sua área são capazes de fazer e, assim, fortalecer a sua empresa.

Fazer um bom planejamento estratégico na gestão de projetos é um passo importante para isso. Esse processo envolve identificar as forças, as fraquezas, as ameaças e as oportunidades do seu negócio frente ao mercado.

Também conhecida como Análise SWOT ou FOFA, essa metodologia ajuda — e muito! — diversos perfis de empreendedores a conhecerem melhor o mercado e os seus concorrentes. Assim, é possível não os subestimar, mas também não se inibir e oferecer o melhor para o seu público.

Encoraje o espírito colaborativo

Seja na atuação presencial, seja no trabalho remoto, incentivar a colaboração entre todos os setores e colaboradores do negócio é um passo muito importante para o crescimento sustentável. Com isso, você consegue fazer com que a sua marca se desenvolva por inteiro e tenha resultados bem mais consistentes.

Uma ferramenta que facilita bastante a colaboração interna é a integração entre os setores. Ela permite que as diferentes áreas da sua empresa, independentemente do tamanho, tenham uma comunicação direta, que auxilia na troca de informações e na otimização dos processos.

Quando a galerinha de Harry Potter se juntava em prol de uma causa, ninguém conseguia segurá-la. Isso só mostra a força de ter uma liderança inspiradora e focada em promover bons retornos pra todos os envolvidos. Assim, a colaboração se torna praticamente regra dentro do negócio e flui naturalmente entre os profissionais.

Disponha-se a mudar de ideia ou estratégia

Em qualquer livro de empreendedorismo ou curso que você estudar, vai perceber que um dos segredos da gestão eficiente de negócios é saber o momento certo pra mudar de estratégias.

Isso significa que você não precisa seguir um plano até o final ao perceber que as coisas não estão trazendo bons resultados. Mudar de ideia é reconhecer os erros e agir de prontidão pra acertá-los. Nisso, Harry Potter é especialista.

Muitas vezes, o bruxo entrou em conflito com seu melhor amigo, Ron, principalmente por ter opiniões diferentes sobre determinados assuntos. No entanto, por mais cabeças-duras que fossem, ambos sabiam o momento certo de ceder e criar um plano mais eficiente. 

Sendo assim, acompanhe os indicadores de sucesso do seu negócio. Ao perceber que não estão trazendo os resultados esperados, não poupe esforços em fazer os ajustes necessários no planejamento.

Evite a opressão

Quando o assunto é resistir à opressão, Harry Potter também tem muito a ensinar. Em uma parte da trama, o querido diretor de Hogwarts, Alvo Dumbledore, é substituído por Dolores Umbridge, que estabelece uma série de regras rígidas e incabíveis aos alunos bruxos.

É claro que isso não foi o suficiente pra parar esses jovens de tentar alcançar o sucesso em suas missões. Inspirado no livro A Ordem da Fênix, Harry Potter uniu seus colegas pra treinarem e se defenderem das ameaças do lado ruim da história.

A lição que podemos tirar de tudo isso é ter resiliência pra não desistir no primeiro obstáculo. Se a dificuldade é o empreendedorismo digital, apostar em técnicas inovadoras vai fazer com que a sua loja virtual dê a volta por cima, mesmo em momentos mais complicados. Tudo isso, é claro, com gestão e planejamento eficientes.

Conhecendo ou não a saga Harry Potter, é possível perceber o quanto algumas lições de vida, mesmo da ficção, podem ajudar a guiar os negócios. E não é só essa história que pode ajudar a ter boas ideias pra melhorar a gestão. Por isso, conte sempre com bons ensinamentos de especialistas e aposte nas melhores estratégias pra fazer com que a sua empresa se torne um sucesso na área em que atua.

Que tal aprender um pouco mais sobre gestão de negócios? Conheça a Comschool Magazine Luiza, que chega com ótimos cursos para empreendedores!