Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

Confira o passo a passo para começar a vender online

Sem Categoria

Atualizado em 15 julho 24

3 minutos de leitura

Iniciar uma estratégia de venda online é indispensável hoje em dia, afinal, os consumidores estão migrando para o ambiente virtual. Assim, você precisa começar a vender online pra não acabar perdendo espaço para a concorrência.

As vendas pela internet já estavam se popularizando mesmo antes da crise sanitária. Durante a pandemia, elas se intensificaram porque as pessoas precisaram de alternativas e descobriram a praticidade de comprar no ambiente online. Agora, é uma tendência que veio para ficar!

Empresas e lojistas estão se mobilizando para atender seus clientes nesse espaço. Mas não se esqueça de que a venda online também precisa ser planejada para que você consiga alcançar as pessoas certas, aparecer em meio a tantos concorrentes e cativar os seus clientes pra ter uma boa rentabilidade.

Pensando nisso, criamos um passo a passo que vai te ajudar a começar o seu processo de venda online de uma maneira bem estruturada e organizada. Assim você vai conseguir oferecer um excelente atendimento para os seus clientes, ganhando a confiança dessas pessoas e fazendo com que elas se tornem fiéis também na internet.

Confira como conquistar o seu público na internet!

Definir o produto

O que você vai vender? Escolha um nicho de mercado que ofereça boas chances de retorno, de preferência produtos que vendam o ano inteiro.

Quanto mais específico for, menor a concorrência e maiores as chances de sucesso.

Escolher o canal de vendas

Como você vai alcançar os clientes? Você pode ter uma loja virtual, aderir ao marketplace ou vender nas redes sociais, por exemplo.

Pense no público que será atendido e escolha o canal que combina com essas pessoas.

Contar com aliados estratégicos de confiança

Faça boas parcerias. Vai vender no marketplace? Escolha uma empresa sólida e de confiança.

Pense nos fornecedores para ter certeza de que haverá produtos pra reposição e pra ter um bom atendimento.

Analisar a concorrência

O que os concorrentes estão fazendo? Veja o que eles entregam para os clientes, os canais que utilizam, suas estratégias de marketing, vendas e atendimento.

Assim poderá desenvolver diferenciais, evitando ficar pra trás.

Escolher os meios de pagamento

É interessante diversificar bem. Disponibilize diferentes meios de pagamento pra trazer opções para os clientes escolherem.

Isso ajuda a atender um público maior e aumenta as chances de venda porque o cliente tem alternativas.

Organizar a parte logística

Como será feita a entrega? Gerencie muito bem os pedidos, o estoque e a entrega. Quem compra pela internet quer um frete atrativo e deseja receber rápido.

Tenha parceiros estratégicos para os envios.

Como você pode ver, a venda online depende de uma boa estrutura, assim como aquelas feitas em lojas físicas. É um negócio como qualquer outro, por isso, você precisa definir boas estratégias pra aumentar as chances de sucesso no meio digital.

Outra coisa que não pode ser esquecida é que você também vai precisar de parceiros de confiança. Pense muito bem nas empresas que vão prestar serviços pra você ou que vão contribuir pra que consiga marcar sua presença digital.

Assim, terá acesso a todas as ferramentas e recursos que precisa para fazer venda online de uma forma profissional. Seu novo negócio vai oferecer uma boa experiência para o público e um atendimento de qualidade, que vai fidelizar essas pessoas e aumentar as vendas!

Com esse passo a passo ficou fácil começar um negócio digital, não é verdade? Então compartilhe nas redes sociais pra que outras pessoas também tenham boas oportunidades!