Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

Recursos visuais: veja como usar para impulsionar as vendas

Marketing e vendas

Atualizado em 4 junho 24

6 minutos de leitura

Você já ouviu aquela expressão que diz que, primeiro, a gente come com os olhos? Isso significa que o visual é o que chama a atenção e desperta o interesse. Por isso é tão importante explorar da melhor forma os recursos visuais no e-commerce.

Quando caprichamos no visual dos produtos anunciados na loja on-line, eles têm maiores chances de atrair os olhares dos consumidores. Afinal, a tendência é de que a gente se encante como aquilo que parece mais bonito e harmônico.

São os recursos visuais que vão apresentar os seus produtos para os clientes em potencial. Então, eles precisam valorizar os itens que estão sendo vendidos. Pensando nisso, a gente fez uma lista com dicas para você criar a melhor apresentação para as suas mercadorias e impulsionar as vendas on-line. Confira!

Qual é a importância dos recursos visuais nas lojas on-line?

Quando você caminha por um centro comercial, quais são as lojas que chamam mais a sua atenção? Você deve ter imaginado aquelas com uma vitrine bem organizada, limpa, com cores contrastantes e harmônicas, entre outras características que enriquecem o visual, não é?

Na internet, precisamos agir da mesma forma. A tela do celular, do computador ou do tablet é a nossa vitrine, então, devemos adotar recursos visuais que façam com que essa apresentação seja rica e chame a atenção do consumidor, despertando o interesse dele.

Os recursos visuais são muito importantes porque, além de valorizarem a aparência do produto, trazem a percepção da maneira como ele é aplicado no dia a dia. Isso acontece, por exemplo, quando fazemos uma fotografia de um vaso sobre uma mesa, uma modelo está posando com um vestido ou gravamos o vídeo de um equipamento em uso.

Portanto, os recursos visuais são muito importantes na loja on-line porque:

  • atraem a atenção do consumidor;
  • valorizam as características do produto;
  • apresentam detalhes da mercadoria;
  • sugerem soluções e aplicações do item no dia a dia do consumidor.

Quais são as principais dicas de recursos visuais para explorar na sua loja?

Não resta dúvida de que os recursos visuais são grandes aliados para impulsionar as vendas no e-commerce. Agora, chegou a hora de entender como usá-los a seu favor para valorizar ainda mais os produtos nos seus canais de vendas. Confira as dicas!

Fotos de todos os ângulos dos produtos

Nada de usar só uma foto para ilustrar o seu produto na loja on-line. Afinal, ele não tem só um lado, mas, sim, diversos ângulos, e cada qual com as suas características. O cliente precisa conferir tudo isso.

Quando se trata de um calçado, por exemplo, a pessoa quer saber como é a frente, a lateral, atrás, o solado ou salto, enfim, o produto por completo. Ela quer visualizar os detalhes, como se estivesse pegando em suas mãos. Então, não economize na hora de tirar fotos.

Busque os melhores ângulos, as posições que vão valorizar o seu produto e também que apresentam detalhes que podem ser de interesse do cliente — algo que mostre os diferenciais daquele item.

Vídeos da aplicação do produto

Os vídeos são conteúdos muito consumidos atualmente, e também podem ser utilizados como recursos visuais na sua loja on-line. Eles são uma excelente forma de apresentar os detalhes do produto e mostrar as suas formas de aplicação.

Faça vídeos de uma pessoa manuseando aquela mercadoria. Mostre as funcionalidades, apresente os recursos e foque no desempenho, para que o cliente consiga ver a utilidade daquele item em seu próprio dia a dia.

Preparação de fundos e cenários

Imagine que você está à beira da praia em um dia nublado. Agora pense que está à beira da praia em um dia de céu azul e muito sol. Qual dos dois cenários parece valorizar o mar e a paisagem, de um modo geral?

Você deve ter respondido o dia de céu azul, certo? Isso porque existe um contraste nesse cenário que torna o ambiente muito mais atrativo, o que também acontece com os produtos na loja virtual!

Os fundos e os cenários escolhidos para fazer as fotografias, bem como os vídeos, influenciam muito o aspecto da mercadoria. Por isso, é fundamental pensar nesses recursos visuais e escolher cenários que contrastam em função de texturas ou cores, por exemplo.

Fazer a fotografia de uma peça de roupa sobre um tecido de pelúcia ou uma superfície branca, ao lado de pétalas, combinando com uma bolsa, junto com vaso de flores, entre outros detalhes, gera um contraste bonito e cria uma estética agradável para a fotografia. É diferente de simplesmente abrir a peça sobre uma mesa e tirar a fotografia apenas dela.

Fotos e vídeos com modelos

Lembra que a gente falou da modelo trajando o vestido que está sendo anunciado? É interessante incluir pessoas nas fotos e nos vídeos dos produtos, porque isso ajuda a ter uma visão melhor das dimensões do item, da sua textura, das cores, entre outras características.

Assim, o cliente consegue ter uma noção mais realista daquela mercadoria no seu dia a dia, e isso influencia de uma forma positiva a decisão de compra.

Boa qualidade na produção visual

Aí você capricha na hora de criar o cenário, escolhe um belo modelo, faz diversas fotos em ângulos estratégicos, mas essas imagens estão desfocadas, com uma baixa resolução, uma iluminação pobre ou outros problemas similares. O resultado? Uma baixa qualidade na sua produção visual.

A solução é ter atenção também a esses detalhes:

  • a qualidade dos equipamentos utilizados para fazer as fotos e os vídeos;
  • a edição desse material, para que ele tenha uma qualidade maior;
  • o cuidado com os focos de luz, para que não haja muita sombra ou saturação de luminosidade.

Enfim, faça tudo com calma, atenção aos detalhes e sempre pensando naquilo que vai valorizar a mercadoria e esse material de divulgação.

Bom uso de cores e elementos da empresa

Também é muito importante que você enriqueça os recursos visuais do material com as cores e os elementos da sua empresa. Dessa forma, a sua marca vai sendo registrada, para que seja reconhecida e fique em evidência.

Procure trabalhar essas cores e elementos de uma forma harmônica. Pode ser por meio de uma moldura ou uma marca d’água, por exemplo. Tente acrescentar o logotipo no cenário, utilizar as cores da empresa como fundo, entre outras ideias que ajudem a identificar esse material como sendo do seu negócio.

Considere que o sucesso nas vendas do e-commerce também depende do planejamento na hora de criar os materiais de divulgação. Então, não faça qualquer coisa, porque, assim, os seus clientes não verão os seus produtos como qualquer coisa.

Capriche nos recursos visuais para valorizar as mercadorias e dar um toque de profissionalismo ao seu trabalho. Esses materiais criados terão utilidade por muito tempo, então, vale a pena investir neles. Planeje de uma forma organizada e faça tudo do jeito certo, para que as suas imagens façam os clientes comerem com os olhos!

Sabia que os recursos visuais estão entre as técnicas de neuromarketing? Confira, neste outro post, como utilizá-las no marketplace para vender cada vez mais.