Blog do vendedor
Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar
Aprenda como aliar a automação de marketing ao seu marketplace
Atualizado em 17 novembro 24
6 minutos de leitura
Entrar no site de uma loja e comprar algum produto ou serviço se tornou algo ainda mais comum na rotina de diversas pessoas, e estratégias como a automação de marketing para marketplace se tornaram protagonistas de muitos negócios.
Após o surgimento do marketing digital e das redes sociais, as pessoas mudaram completamente a sua forma de consumir e os empreendedores mudaram também a sua forma de produzir e vender.
O conceito de marketplace vem justamente para mostrar como vender e comprar produtos se tornou mais fácil do que muitos poderiam imaginar, e mesmo nunca tendo ouvido falar sobre ele, muitas pessoas já tiveram contato com algum.
E com a tecnologia cada vez mais avançada, estratégias como a automação de marketing se juntaram aos marketplaces para mostrar o grande poder da internet e das mídias sociais no momento da compra.
O que é marketplace?
Por mais desconhecido que esse termo pareça para alguns, o marketplace está entre os brasileiros desde 2012, trazendo novas formas de compra e venda e inovando o mercado.
O termo é a junção do significado das duas palavras que o compõe: market que significa mercado e place no sentido de lugar, ou seja, um lugar de compra em uma tradução mais adaptável.
O marketplace nada mais é do que uma plataforma onde diversas lojas podem divulgar os seus produtos e serviços para que clientes possam adquirir, diminuindo o custo de grandes divulgações e proporcionando parcerias entre grandes empresas.
Trata-se da venda de produtos e serviços por plataformas de terceiros, ou seja, você acessa a loja X para comprar um determinado produto que é vendido e entregue pela loja Y.
O marketplace contém milhares de marcas que desejam aumentar o seu número de vendas e realizar parcerias com outras empresas que podem ajudar em seu crescimento.
Muitas pessoas assemelham o marketplace com o e-commerce, eles realmente possuem suas semelhanças, mas existe uma principal diferença entre eles e que não pode ser esquecida.
Um e-commerce trabalha com uma plataforma única e própria da marca, já o marketplace agrupa mais de uma marca em uma plataforma, que se torna comunitária.
O que é automação de marketing?
A automação de marketing trata-se de um conjunto de estratégias realizadas de forma automática por meio de plataformas especializadas nessas ações.
Sendo um dos pontos mais fortes e presentes dentro do marketing digital, pois otimiza um grande tempo das equipes e apresenta resultados promissores.
Algumas das estratégias de automação são:
- Disparo de e-mails.
- Agendamento de posts nas redes sociais;
- Chatbots;
- Envio de mensagens para clientes;
- Anúncios pagos.
Essas são algumas atitudes tomadas através da automação de marketing, e por mais que pareça simples, elas fazem toda a diferença no dia a dia de uma equipe de marketing e vendas, que precisam cuidar de muitas coisas ao mesmo tempo.
A automação de marketing e marketplace podem se aliar
Portanto, vamos à parte prática, ou seja, mostrar exemplos de como usar as estratégias de automação de marketing para melhorar os números de vendas do seu marketplace.
- Faça disparo de e-mail para clientes cadastrados
Quando um lead surge dentro do marketplace é necessário fazer o possível para não perdê-lo, por isso, deixar um e-mail automático pronto para ser enviado a ele após o cadastro nas plataformas garante a possível fidelização dele.
Esses e-mails podem ser tanto com mensagens de boas vindas e ofertas que estão acontecendo na loja ou até mesmo conteúdos informativos, como exemplo, um artigo explicando sobre como funciona o Facebook Ads.
Afinal de contas, muito mais do que só fazer esse lead comprar o seu produto ou serviço, é necessário educá-los e nutri-los por meio de conteúdos de valor que agregarão conhecimento em suas vidas.
- Invista em tráfego pago
A maioria das redes sociais criaram ferramentas de automação focadas em anúncios pagos, ou seja, estratégias de impulsionamento que levam a marca da empresa para muitas outras pessoas dentro da plataforma.
A função dessa ferramenta é filtrar os usuários que poderiam se interessar pelo que a sua empresa oferece e ao mesmo tempo divulgar o seu produto ou serviço para eles, aumentando ainda mais a chance de compra.
O tráfego pago se tornou uma ótima estratégia, pois a equipe de vendas e marketing não precisa mais gastar horas e horas atrás de novos clientes, pois as plataformas que foram pagas para isso estão realizando esse trabalho perfeitamente.
E esse tempo pode ser otimizado, ou seja, as equipes podem se preocupar com outras estratégias e outras formas de divulgação e vendas para melhorar, ainda mais, os resultados da marca.
OInstagram Ads é um desses exemplos, que permite a publicação de um produto ou serviço a partir de um baixo custo com o objetivo de levar a oferta ao maior número de pessoas possíveis interessadas naquele anúncio.
- Tenha um atendimento personalizado
Os clientes estão ficando cada vez mais exigentes e inteligentes quando o assunto se trata de atendimento, eles não aceitam mais aquele atendimento padronizado por telefone onde eles não possuem voz para expressar suas opiniões e sentimentos.
Cada vez mais se fala sobre um atendimento humanizado com os cliente, ou seja, aquele atendimento em que o lead perceba que quem está do outro lado da tela também é um ser humano como ele, e não uma máquina com respostas prontas.
Esse tipo de atendimento não é fácil, mas também não é impossível. Portanto, uma equipe preparada e pessoas prontas para entender as dores e alegrias de seus clientes, fará da sua empresa um diferencial no seu ramo de atuação.
Hoje, um lead que entra em contato com uma empresa para saber mais sobre o curso de como anunciar no Google Ads que ele viu em um marketplace, não quer saber apenas o valor, ele quer saber como aquele produto irá ajudá-lo na vida real.
Por isso, investir em canais de atendimento como os chatbots ou até mesmo o Whatsapp Business, torna o contato ainda mais rápido, prático e eficiente entre empresa e consumidor.
Sem deixar de lado o fato de se ter uma equipe preparada para esse tipo de atendimento, com profissionais que realmente se preocupam com o cliente e desejam ouvir as suas ideias e opiniões.
Benefícios da automação de marketing dentro do marketplace
Dentre as diversas vantagens que a automação de marketing traz para um marketplace, separamos as principais, sendo elas:
- Otimização do tempo;
- Maior relacionamento com o cliente;
- Chances maiores de fidelização;
- Mais vendas;
- Maior geração de leads;
- Redução do CAC;
- Melhoria em procedimentos.
A automação é muito mais do que só uma forma de vender mais, é uma estratégia que ajuda você e a sua equipe a tornarem os processos diários mais práticos e o atendimento mais humano e personalizado.
Considerações finais
Esperamos que este artigo tenha acrescentado um pouco mais de conhecimento, valor, informação e qualidade na sua vida.
Que tudo o que foi citado acima possa servir como inspiração para que continue estudando e buscando pelo melhor atendimento, serviço e produto para a sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Ideal Marketing, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Posts relacionados
Gamificação no e-commerce: conheça como funciona essa tendência
Experiência de compra personalizada: conheça os benefícios!
Recursos visuais: veja como usar para impulsionar as vendas
Série Game of Thrones: 5 ensinamentos de marketing e vendas