Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

6 dicas de como vender mais no início do ano

Marketing e vendas

Atualizado em 4 julho 24

5 minutos de leitura

Saber como vender mais no início do ano é uma tarefa difícil pra muitos lojistas. Tradicionalmente, é um período considerado ruim para as vendas. Isso por conta dos gastos excessivos dos consumidores com compras de Natal, preparações pras festas de fim de ano e viagens de férias. Diante desses fatores, é normal que as pessoas comecem a guardar mais dinheiro, fazendo com que o movimento do comércio caia.

No entanto, com algumas ações voltadas exclusivamente pra aumentar as vendas no começo do ano, qualquer negócio pode conquistar bons resultados. Conhecer as tendências e novidades do mercado, investir em eventos promocionais e ser ativo nas redes sociais são apenas algumas das medidas que o lojista pode tomar pra atender à demanda de consumidores que esperam pelas promoções dessa época.

Por isso, preparamos este conteúdo com 6 dicas valiosas pra aumentar as vendas do seu negócio no início do ano. Acompanhe!

[rock-convert-cta id=”13525″]

1. Tente fechar orçamentos antigos

É natural que na correria de fim de ano, alguns orçamentos sejam deixados de lado pra priorizar clientes que realmente tenham o objetivo de comprar. Os comerciantes sempre dão prioridade pras vendas certas, por isso, muitas negociações ficam pendentes pra outro momento, gerando oportunidades futuras.

Portanto, comece a registrar ou anotar esses orçamentos pra voltar a negociá-los e vender mais no início de ano, quando terá mais tempo disponível e maior necessidade de vender. Muitos lojistas não têm esse costume, perdendo grandes oportunidades todos os anos.

Uma coisa você pode ter certeza: é mais fácil fechar uma nova venda ao negociar um orçamento antigo, do que começar uma nova prospecção do zero. Afinal, você restabelece o contato que já foi realizado, encurtando o processo de vendas. O fato de o cliente ter feito o orçamento, é porque necessita do produto, e uma pequena motivação pode ser o suficiente pra dar aquele estímulo a finalizar a compra.

O ideal é fazer um rápido contato com os clientes que têm orçamento aberto e desejar boas festas. Uma simples mensagem sem interesses comerciais estreita a relação e aproxima o cliente. Depois de alguns dias, basta fazer contato pra negociar o que o consumidor cotou.

2. Seja ativo nas redes sociais

Se você deseja que a sua loja conquiste melhores resultados no início do ano, saber como vender mais na internet é fundamental. Com a popularização das mídias digitais atualmente, só não tem visibilidade quem não utiliza esses recursos em benefício dos negócios.

Diferentemente de como acontecia há algum tempo, quando só era possível contar com plataformas ultrapassadas pra atrair o público, as redes sociais têm um potencial de alcance muito maior.

Outra vantagem de divulgar na internet é que, ao usar estratégias de marketing digital, o empreendedor consegue segmentar o público pra onde está direcionado suas ações e campanhas. Dessa forma, elas acertam muito mais, além aumentar as chances de impactar os consumidores.

É importante ressaltar ainda que, para ter garantia de sucesso, é essencial desenvolver um site com boa navegabilidade, ou seja, que não fique pulando no momento que o usuário navega pela página nem trave.

3. Conheça as tendências e novidades do mercado

Outra dica sobre como vender mais no começo do ano é focar em quais serão as tendências e novidades do mercado. Assim, você consegue ficar por dentro do que os consumidores estão procurando, e o que a concorrência poderá oferecer para os clientes.

Além disso, essa é uma maneira de mostrar para o público que você tem preocupação em oferecer sempre o melhor e o mais novo no mercado. Sem falar que isso também garante a possibilidade de se planejar financeiramente pra implementar essas tendências e novidades.

É importante destacar que as mudanças não estão necessariamente relacionadas com a experiência de compras do cliente, mas com processos internos da empresa. Podemos citar desde softwares pra melhorar o controle financeiro da loja e otimizar o controle de estoque até o marketing.

[rock-convert-cta id=”13275″]

4. Crie ações e eventos

Nessa época do ano, vale tudo pra conquistar um novo cliente, portanto, encante nos detalhes. Além de apresentar preços interessantes e competitivos, promover eventos e ações dos quais seu público-alvo se identifica, pode gerar bons resultados.

Você já chegou a ir em alguma inauguração de loja em que a festa estava montada e que produtos eram vendidos durante sua realização? É exatamente isso que pode ser feito por você. Promova uma ação comercial, um evento e chame seu público-alvo pra interagir no seu estabelecimento.

Se a sua loja for física, é mais fácil de realizar essa tarefa, entretanto, pra uma loja virtual também é possível. Basta saber lidar com a escassez de seu cliente que, naturalmente, as vendas na internet acontecerão.

5. Elabore promoções

Para começar o ano com o pé direito e dar uma boa movimentada, aposte em descontos e promoções para seus clientes. Essa é uma ótima estratégia pra engajá-los e reacender as vendas no começo do ano. Muitas pessoas aguardam por esse momento, inclusive, com o objetivo de pedir descontos e conseguir comprar aquele item tão desejado, com preços acessíveis.

Primeiramente, faça a descrição de produtos e a relação dos mais procurados. Assim, você pode estimar um bom desconto pra atrair a atenção dos consumidores. Será necessário abrir mão de uma margem de lucro, porém, a compensação vem em obter mais em volume de vendas.

6. Invista em omnichannel

Com um mundo cada vez mais dinâmico e digitalizado, dar poder de escolha para o consumidor pode ser o caminho pra aumentar as vendas no início do ano. Sendo assim, você poderá apostar no conceito omnichannel.

Com esse método, é possível dar liberdade para o comprador escolher em qual canal ele deseja realizar a compra de produtos. Por exemplo, o consumidor pode comprar o item pela internet e retirar na loja física. Ou também, adquirir o produto na loja física e fazer a solicitação do serviço de entrega.

Portanto, lembre-se de que o início do ano é uma época em que o seu negócio não pode se acomodar. É necessário pensar em formas sobre como vender mais. Para isso, aproveite as dicas trazidas aqui. Assim, sua loja será mais competitiva no mercado, alcançando melhores resultados.

Gostou deste conteúdo? Que tal contar com mais uma ferramenta pra vender mais? Seja um parceiro Magalu e conte com os benefícios de um dos maiores marketplaces do país.