Blog do vendedor
Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

Confira 4 ideias arrasadoras pra criar a descrição dos produtos
Atualizado em 31 março 25
3 minutos de leitura
Ao decidir vender pela internet (por meio de lojas virtuais e marketplaces, por exemplo), muitas pessoas têm facilidade pra escolher as fotos que vão subir e inserir títulos arrasadores pra atrair o público-alvo. Mas quando chega a hora de criar a descrição dos produtos, elas se deparam com uma dificuldade que não esperavam.
Acontece que esse texto não deve ser longo e cansativo ou tomar o tempo do consumidor. Mas ainda assim é importante trazer informações e características relevantes pra deixar o usuário por dentro de detalhes, funções e particularidades dos itens. Uma missão e tanto, né?
Mas estamos aqui pra te dizer: não se preocupe! O time do Magalu Marketplace separou 4 dicas excelentes pra te ajudar a sair do problema e caprichar na produção de novas descrições. Confira e se inspire!
1. Pense pra quem você está falando
A primeira dica é esquecer aqueles textos genéricos e pensar pra quem você está falando. Isso porque a descrição dos produtos deve ser feita conforme o seu público-alvo, considerando o nível de conhecimento e familiaridade dele com o material, as necessidades que ele tem e a realidade em que esses usuários vivem.
Por exemplo, se você vende instrumentos pra músicos, o texto desses materiais deve ser personalizado pra esses profissionais e se encaixar no dia a dia e na experiência deles.
2. Segmente a descrição
Ao criar a descrição dos produtos, você pode seguir uma estrutura-base com segmentos de informações que o texto deve conter pra deixar o cliente atento a tudo o que precisa sobre item X ou item Y. Por exemplo, se você vende suplementos, pode colocar:
- dados nutricionais;
- peso com a embalagem;
- dimensões do produto;
- forma adequada de armazenar;
- composição do suplemento.
Além de deixar a descrição bem detalhada, essa técnica evita que você acabe se repetindo ou, pior, seja prolixo — que é quando você fala e fala, mas, no fundo, não diz nada.
3. Faça um resumo atraente na descrição dos produtos
Fora os segmentos que mencionamos há pouco, você pode produzir um pequeno resumo de, mais ou menos, três a quatro linhas pra falar sobre os itens que vende. O objetivo é mostrar como eles farão a diferença na vida do cliente, pontuando os diferenciais competitivos dos seus produtos.
Essa é uma forma simples, prática e rápida de chamar a atenção do seu público-alvo, levando-o a conferir a descrição completa dos artigos e, é claro, a comprá-los.
4. Trabalhe com palavras-chave
Por último, não deixe de trabalhar com algumas palavras-chave na descrição dos produtos. Ou seja, aqueles termos usados com frequência pelos clientes ao pesquisar por determinado item na internet. O Google Ads, por exemplo, é uma ótima ferramenta para conhecê-las e investir no marketing digital em e-commerce.
Tenha em mente que essas palavras-chave ajudam — e muito! — a ranquear melhor a sua página nos buscadores, fazendo com que mais pessoas encontrem a sua loja e, consequentemente, passem a comprar nela.
Viu só como criar a descrição dos produtos pode ser algo bem mais simples e descomplicado de fazer quando você segue as dicas do Magalu? Por isso, comece a segui-las e veja como o resultado pode atrair e conquistar cada vez mais clientes para o seu negócio!
E já que estamos falando em produtos, aproveite pra conferir as melhores práticas pra cadastrar produtos em marketplace!
Posts relacionados

Gamificação no e-commerce: conheça como funciona essa tendência

Experiência de compra personalizada: conheça os benefícios!

Recursos visuais: veja como usar para impulsionar as vendas

Série Game of Thrones: 5 ensinamentos de marketing e vendas