Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

Dia do Vendedor: entenda a importância da profissão e como motivar sua equipe

Marketing e vendas

Atualizado em 1 junho 24

5 minutos de leitura

Da forma como percebemos, os vendedores são os profissionais mais importantes para o sucesso comercial de uma empresa. É claro que todos têm sua importância e protagonismo, mas são as vendas que estão diretamente ligadas à produtividade econômica de um negócio. Por isso, aproveitamos o momento pra falar sobre o Dia do Vendedor

O nosso objetivo é explicar tudo o que você precisa saber sobre a data, destacando a importância de prestigiar esse profissional tão crítico para o sucesso da sua empresa. Aqui, você entenderá quando esse dia é comemorado, a importância dessa profissão, os seus principais desafios e como reconhecer o valor do seu time de vendas. Então, não perca tempo e acompanhe!

Quando é comemorado o Dia do Vendedor?

Todos os anos, o Dia do Vendedor é comemorado em 1º de outubro. Essa é uma data que deve ser acolhida com carinho e reconhecimento pela gestão de qualquer empresa no mercado. Afinal de contas, bons vendedores são um dos ativos mais importantes que se pode ter em um mercado competitivo, independentemente do setor. 

Mais do que qualquer outra profissão, o vendedor é um profissional multidisciplinar. Um vendedor de ponta costuma apresentar tanto características inatas quanto aprendidas. Entre os talentos naturais, destacamos o carisma, a extroversão, a inteligência emocional, a boa retórica, o raciocínio rápido, um bom senso de humor e uma inclinação natural à competitividade. 

Como se pode notar, são características particulares a um perfil bem específico de pessoa. Quem exibe esse conjunto peculiar de qualidades tem o kit fundamental pra ser um vendedor de destaque em qualquer setor. Afinal, a qualidade técnica de um vendedor nunca está atrelada à qualidade do produto, e sim ao seu próprio potencial de argumentação e persuasão

E é justamente por isso que vendedores de ponta são tão requisitados em praticamente qualquer mercado, justamente pela intercambialidade dessas qualidades pra qualquer setor. Alguém com essas características iniciais pode ser perfeitamente capacitado pra vender uma variedade de coisas, sejam móveis, roupas, carros, artigos farmacêuticos, imóveis, aeronaves ou afins. 

Por isso, a data é um lembrete especial pra que as empresas prestigiem os vendedores. Um vendedor consciente de seu potencial sabe o que pode alcançar. Por essa razão, é fundamental reconhecê-los a toda oportunidade, elevando a lealdade e o comprometimento desses profissionais à sua missão e empresa. 

Qual a importância da profissão?

Não importa o seu setor, seja de venda de roupas, brinquedos, eletrônicos ou afins. A equipe de vendas é o coração econômico das empresas. Não importa o quanto você investe em tecnologia, marketing, gestão e administração. Se a comercialização dos seus produtos depende da interação com vendedores, esses profissionais são a peça fundamental do seu sucesso. 

E vale notar que bons vendedores não são eficientes apenas no escoamento da mercadoria das lojas para os clientes. Eles também são parte fundamental da percepção dos consumidores sobre a sua marca. Contar com profissionais carismáticos, espertos, ágeis e amigáveis é essencial pra fidelização e o ganho de novos clientes no longo prazo. 

Por isso, perder bons vendedores costuma ser um dano altamente prejudicial pra uma empresa. Com a saída do profissional, a operação fica temporariamente prejudicada, até que se encontre ou se treine alguém com um nível de competência semelhante ou superior ao profissional que abandonou esse espaço. 

É por isso que muitas empresas adotam remunerações atrativas e vinculadas à performance desses profissionais. Quando se oferece o reconhecimento financeiro compatível ao desempenho, o profissional não apenas se sente valorizado, mas se vê no controle da situação, entendendo que a geração de renda está diretamente ligada ao seu afinco sobre o trabalho. 

Quais os principais desafios dos vendedores?

Para quem vende, os principais desafios da profissão são aqueles relacionados à viabilidade das vendas e à própria remuneração. Em viabilidade das vendas, existem momentos que mesmo o melhor dos vendedores precisa de um diferencial competitivo pra realizar a conversão, como uma régua de desconto, a oferta de uma bonificação ou algo do tipo. 

Em gestões muito rígidas, a falta de flexibilidade pode prejudicar a realização das vendas, já que o vendedor não consegue acessar esses diferenciais, mesmo como último recurso, pra fechar vendas realmente importantes. Com o tempo, essa rigidez pode desestimular o profissional, que vê seu potencial constantemente limitado por uma gestão inflexível. 

Por outro lado, existe a remuneração. Seja no curto ou longo prazo, todo bom vendedor acaba reconhecendo seu potencial de mercado. A função da empresa que tem o objetivo de reter esse talento é, constantemente, entender como está o nível de satisfação desse colaborador e qual a chance dele decidir sair da sua posição atual.

Quanto melhor são as condições que você oferece aos vendedores, menor é a disposição pra transitar para um novo mercado. Isso significa, de tempos em tempos, atualizar a tabela de comissões e bonificações, criando um ambiente confortável e fazendo com que o profissional prefira a estabilidade do que já conhece em vez das oportunidades e incertezas de outro mercado. 

Como comemorar o Dia do Vendedor com a equipe de vendas?

É claro que todos os profissionais são importantes para o sucesso de uma empresa, mas o nível de protagonismo é completamente assimétrico. Afinal, a função exclusiva de um vendedor é trazer valor pra a empresa, efetivamente, convertendo produção (produtos e serviços) em faturamento bruto. 

Por isso, é preciso reconhecer esses profissionais de todas as formas possíveis, seja por meio de uma remuneração competitiva e vinculada à performance, à oferta de qualificação e desenvolvimento, o oferecimento de bonificações e até mesmo eventos. Toda empresa conta com departamentos estratégicos para o seu destaque no mercado. 

Empresas de comércio, especialmente, enxergam nas equipes de marketing e vendas os principais setores responsáveis por sua projeção, crescimento e renda. Por isso, é preciso reconhecer esses profissionais, aqui tratando especialmente dos vendedores, com um reconhecimento honesto e especial, simbólico da importância desses colaboradores para os resultados do negócio. 

Nesse sentido, a data do Dia do Vendedor pode ser comemorada com uma excursão a algum lugar bacana, com uma programação interessante para o time. Para outras empresas, a melhor ideia é garantir um reconhecimento personalizado, oferecendo uma bonificação que pode ser usada da forma como seus vendedores acharem melhor. 

O importante é fazer com que esse time se sinta reconhecido, querido, celebrado e valorizado. É claro que a qualidade e o volume dessas comemorações estão diretamente ligadas ao tamanho e protagonismo da sua empresa no mercado. Seja como for, é crucial fazer com que o profissional se sinta celebrado proporcionalmente ao seu valor e importância no mercado. 

Como pôde ver, o Dia do Vendedor é uma data crítica pra fidelização dos profissionais à sua equipe de vendas. Agora, aproveite pra conferir mais dicas fundamentais e qualificar a sua gestão, assinando a nossa newsletter!