Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

Como deixar as fotos para loja virtual mais atrativas? Veja 11 dicas!

Marketing e vendas

Atualizado em 15 julho 24

9 minutos de leitura

Se você tem uma loja ou está presente em um marketplace, como aqui no Magalu, já sabe que vender os seus produtos pela internet é uma chance imperdível de expandir o seu negócio. O melhor de tudo é que qualquer pessoa pode participar do comércio online. Para isso, é claro, é preciso prestar atenção em alguns aspectos, como a qualidade das fotos para a loja virtual.

Você já reparou que, quando um site exibe fotografias planejadas, detalhadas e com uma ótima resolução, a gente tende a permanecer mais tempo na página? Essa é apenas uma das provas de que, no mundo virtual, belas fotos são determinantes pra chamar a atenção de cada consumidor.

Também é verdade que você deve saber de que forma usar essas imagens a favor dos seus produtos. Confira, então, as 11 dicas que trouxemos pra que as suas fotos conquistem um número cada vez maior de pessoas!

1. Entenda como a foto influencia as vendas online

Nenhuma dica vai ser tão eficiente quanto esta. Afinal, a partir do momento que você entende a real importância de uma boa fotografia, é possível perceber por que caprichar nas fotos dos seus produtos vai garantir ótimos resultados para o negócio.

Acima de tudo, é necessário considerar a influência dos estímulos visuais para a decisão de compra. Um exemplo muito prático são as fotos de comida que, só de olhar, você sente água na boca — mesmo que nunca tenha experimentado o prato antes.

A boa notícia é que não é só no ramo alimentício que as fotos são utilizadas pra atrair os consumidores. Ao serem bem planejadas em uma loja virtual, as imagens mostram exatamente o que você deseja apresentar ao público sobre o seu produto.

Em outras palavras, é possível trazer um destaque para as melhores características dos itens que você vende. Assim, os clientes podem perceber o valor dos produtos e se interessarem nessa aquisição. Sem falar que também podem observar se é realmente o que estão procurando e confiar mais na compra online.

Por isso, garantir boas fotos para os seus produtos não é nada mais do que um ótimo investimento, e essas mesmas imagens podem ser aproveitadas nas redes sociais pra impulsionar a sua divulgação.

Assim, é possível fortalecer as estratégias de marketing, atrair um maior público, fazer com que os clientes queiram fechar negócio com você e aumentar as suas vendas na loja virtual.

2. Mostre o produto em diferentes ângulos

A primeira dica pra vender online se refere a algo óbvio. Contudo, se você observar com calma, perceberá que existem muitos sites que simplesmente a ignoram: a apresentação dos produtos. Por mais que alguém esteja muito propenso a realizar uma compra, isso não significa que ele não queira verificar o produto em questão.

O que muitas pessoas costumam fazer em uma loja física? Para concluírem se aquela aquisição realmente vale a pena, elas observam o produto desejado de vários ângulos. Assim, é comum a cena de uma pessoa andando de um lado para o outro, enquanto analisa o item.

Em uma loja online, a melhor forma de se replicar esse comportamento é por meio de imagens cuidadosamente produzidas e selecionadas pelo vendedor. Portanto, antes de tirar fotos pra loja virtual, coloque-se no lugar do cliente. Veja quais pontos visuais daquele produto seriam importantes para que você decidisse comprá-lo. 

3. Utilize um fundo branco

Além de facilitarem recortes destinados a montagens, os fundos brancos favorecem a qualidade da iluminação, o que é essencial pra melhorar o foco da câmera. A fim de facilitar o processo, use uma cartolina branca. O resultado é excelente, prático, econômico e totalmente funcional.

Basta dar um giro pela internet e constatar que a prática é muito frequente. Ao posicionar o produto à frente de um fundo branco, o item ganha destaque em relação ao cenário. Assim, é mais fácil de chamar atenção para o que você quer vender.

Além disso, é interessante destacar que, quanto mais concentrado o consumidor estiver no item de compra, mais chances você terá de converter a visita em venda. Por isso, não perca a oportunidade de conquistar mais clientes.

4. Analise a iluminação do local

Aproveite a luz do dia pra tirar suas fotografias, já que isso diminui o risco de aparecimento de sombras e de reflexos inoportunos causados pelo flash. No entanto, escolha um local onde a incidência da luminosidade esteja equilibrada. Afinal, tanto a falta como o excesso de luz interferem na qualidade da foto.

Antes das 10 horas da manhã, por exemplo, você consegue uma iluminação natural suave, o que ajuda a evitar a incidência de raios solares diretamente sobre o seu produto. Outra dica é evitar começar a sessão muito tarde, pois a luz pode ir embora e não dar tempo de concluir as fotos.

Por outro lado, se optar por usar a iluminação artificial do local para tirar as suas fotos, certifique-se de que a luz não está criando reflexos na superfície dos produtos. Se isso acontecer, a cor e a textura podem parecer diferentes nas imagens.

5. Edite as suas fotos para loja virtual

Adquirir o hábito de editar as suas fotos também conta pontos pra que elas sejam um sucesso. Um comentário interessante a se fazer aqui é o seguinte: quanto mais você der atenção aos detalhes mencionados antes, menos tempo será gasto no trabalho de edição.

Para isso, conte com a ajuda de um bom editor de imagens. Além do mais, não pense que é preciso pagar caro pra conseguir um programa de qualidade. Existem diversas versões gratuitas disponíveis na internet que já servem pra fazer o trabalho.

Contudo, se o orçamento estiver tranquilo, vale sim a pena investir em um editor pago ou contratar uma pessoa pra garantir que as fotos fiquem o mais atrativas possível. Assim, as chances de passar a imagem que você gostaria para os consumidores só aumentam.

[rock-convert-cta id=”12480″]

6. Adote um estilo característico

Uma dica que faz toda a diferença é encontrar um estilo para a sua marca. Com isso, ele pode ser expresso nas fotografias, na linguagem e nas demais formas de comunicação.

Ou seja, ter um estilo característico nas fotos pra loja virtual é uma forma de manter a identidade visual do seu negócio. Sem mencionar que as imagens ficam padronizadas em seu e-commerce ou no marketplace, o que deixa a apresentação muito mais bonita.

Isso significa que vale a pena usar os mesmos elementos de fundo, ângulos parecidos nas primeiras fotos dos seus produtos e, se preferir, o logotipo do negócio. O importante mesmo é encontrar um estilo que reflita bem a imagem que a sua marca quer passar para o mercado.

7. Fotografe detalhes dos produtos

Você sabe que não precisa usar apenas uma foto pra apresentar o seu produto, não é? Uma estratégia interessante é selecionar a imagem que mais valoriza o item à venda pra aparecer primeiro. Depois, na página do produto, é possível ver várias outras fotografias.

É justamente nessas fotos que você pode apostar nos detalhes. Mostrar de perto uma estampa, um acessório, um botão ou qualquer outro adereço que o seu produto tenha é uma maneira de fazer com que o público o conheça de perto.

Para isso, você vai precisar de uma boa câmera. Assim, a resolução da foto fica boa mesmo ao dar zoom ou se aproximar demais do produto, com o objetivo de favorecer até as suas mínimas características.

Tenha em mente que, só de olhar pra uma imagem, é possível imaginar como é a textura de um objeto, sentir a sua temperatura ou perceber alguma informação importante. Ou seja, apresentar os detalhes é peça-chave pra convencer uma pessoa a levar ou não os seus produtos. Sendo assim, use essa estratégia a seu favor.

8. Não abuse do uso do flash

O flash é um recurso interessante pra fotografia. Desde que você saiba como usá-lo, é possível até combiná-lo com a luz natural. Uma dica que não pode faltar é evitar apontá-lo diretamente para o produto. Caso contrário, há mais chances de provocar reflexos e de alterar a cor do item na foto.

Equipamentos, como o difusor ou o rebatedor, podem ajudar a deixar a luz ainda mais suave e aproveitar melhor o flash. Caso você não tenha esses itens em mãos, é possível também corrigir a intensidade da luz na hora de editar as fotos e fazer alguns ajustes nas cores.

Aqui, o foco principal é ter certeza de que as fotos mostrem o formato, a cor e os demais detalhes originais do produto. Por esse motivo, não se esqueça de que o uso adequado da iluminação é decisivo nesse aspecto.

9. Encontre formas de mostrar a escala dos produtos

Para quem está com o produto em mãos, essa dica pode parecer totalmente desnecessária. Afinal, é possível ver o tamanho do item, tal como as suas demais dimensões. Só que, quando o assunto é vender online, essa percepção não é tão intuitiva.

Uma foto pode fazer com que um produto se pareça muito maior ou mais largo do que realmente é. Por esse motivo, é sempre interessante utilizar um outro elemento de referência, que ajude o visitante da sua loja a entender o tamanho real do item.

Por exemplo, para objetos pequenos, é possível colocar uma foto com a mão por trás ou ao lado do produto. Assim, os clientes automaticamente podem comparar o tamanho do item com uma referência simples.

É claro, também é importante colocar todas as informações sobre as medidas na página de vendas. Com isso, os consumidores podem confirmar o que viram com a descrição dos produtos detalhada.

10. Mostre variedades de opções do mesmo produto

Pode acontecer de alguém encontrar o produto perfeito em sua loja, mas não do tamanho ou da cor que gostaria. Pior ainda, é possível que o seu negócio até venda o item do jeitinho que o cliente está procurando, mas ele não encontrou com facilidade.

Quer saber uma forma de evitar esse desencontro? Mostre, em uma mesma página, as variedades de opções que os consumidores podem encontrar esse produto. Ou seja, otimize o seu site pra colocar como sugestão outras versões do mesmo item.

Desse modo, se um cliente está procurando um vestido vermelho em uma loja online, por exemplo, mas só encontrou a página do produto na cor azul, logo de cara ele descobre que existe sim a opção que deseja.

Mais ainda, mostrar a variedade de opções do mesmo produto pode fazer com que o cliente descubra, naquela hora mesmo, o que realmente deseja e mude de opinião, levando uma outra versão desse item.

Pode parecer apenas um detalhe, mas diversificar os serviços da sua loja virtual, com uma simples opção, pode ser o diferencial que estava faltando pra atrair e fidelizar mais clientes. Por isso, não abra mão dessas oportunidades de se destacar.

11. Se possível, inclua modelos nas fotos

Ter modelos utilizando o produto que você está vendendo é uma maneira de dar um exemplo de como os clientes também podem utilizá-lo. Essa é outra estratégia bastante interessante de atração, principalmente se a pessoa mostrar satisfação em ter o objeto em mãos. Afinal, desperta o desejo dos consumidores digitais de compartilhar desse mesmo sentimento.

No setor do vestuário e de acessórios, essa é uma dica ainda mais importante. Com isso, é possível mostrar como a peça fica no corpo, servindo como base pra decisão dos clientes.

No entanto, não é só essa área que pode aproveitar dos modelos. Vale destacar também que os modelos não precisam ser pessoas. Apresentar uma foto mostrando como usar um objeto, por exemplo, é o suficiente pra instigar a curiosidade e a vontade de ter a mesma experiência nos potenciais clientes.

Como consumidores que também somos, fica fácil perceber o impacto positivo causado por fotografias diversificadas e atrativas. Com nossas dicas, as fotos para a loja virtual do seu negócio têm tudo pra impressionar — e muito — as pessoas do seu público-alvo. Quer maximizar ainda mais o efeito visual das imagens dos seus produtos e ampliar as vendas? Basta aprender a usar técnicas de neuromarketing a favor da sua marca.

E então, gostou dessas nossas dicas? Não guarde elas só pra você! Compartilhe este post nas redes sociais pra que os seus amigos também fiquem por dentro de ótimas estratégias pra garantir fotos incríveis para a loja virtual!