Blog do vendedor
Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporciona

Conheça 5 lições da Copa do Mundo que podem ser aplicadas na gestão de negócios
Atualizado em 3 abril 25
5 minutos de leitura
Aproveitar as lições que aprendemos na vida para aplicar na gestão de negócios é sempre uma boa ideia. Dentro desse contexto, já parou pra pensar no que a Copa do Mundo tem a ensinar?
Quando pensamos em um evento desse tipo relacionado aos negócios, é muito mais fácil imaginar sobre como promover estratégias de vendas para a Copa do Mundo e ações promocionais temáticas, não é mesmo? Acontece que a preparação para que os jogos aconteçam também pode ser muito útil pra refletir sobre formas de administrar a sua loja.
O melhor de tudo é que qualquer profissional pode aprender muito com esse evento, não importa a área em que atue. Quer ver como isso acontece? Confira, a seguir, 5 lições valiosas da Copa para a gestão de negócios!
1. Planejamento prévio é indispensável
O que será que a gestão financeira tem em comum com a Copa do Mundo? Se você nunca fez essa pergunta antes, pode ter certeza que, a partir de agora, vai perceber como esses processos são bastante parecidos.
Afinal, tem como acontecer um evento desse tamanho sem ter um planejamento estratégico e eficiente por trás? Provavelmente, se não houvesse um plano bem estruturado, fornecedores esqueceriam de ser pagos, datas de jogos entrariam em conflito, jogadores sairiam frustrados, colaboradores passariam por longas jornadas de trabalho e por aí vai.
A lista de problemas que podem surgir por falta de planejamento é mais extensa do que poderíamos lembrar. Saiba que o mesmo vale pra lidar com o seu negócio, independentemente do porte.
Afinal, por melhor que sejam as suas ideias e intenções, sem se planejar e organizar, dificilmente tudo dará certo. Ao se tratar de um negócio, que envolve investimentos, tempo, dedicação e uma série de coisas a mais para fazer acontecer, é ainda mais importante criar um plano pra cada etapa desejada.
2. Liderança firme
Não precisa ser um fã número 1 de futebol para saber que os treinamentos são intensos, principalmente antes da Copa, e que toda a estratégia só dá certo por conta da colaboração do técnico.
Por sinal, você já viu como um técnico orienta os jogadores? As instruções são sempre firmes, por mais gentis que sejam. Além disso, são motivadoras, a fim de garantir que os profissionais se sintam engajados e inspirados a darem o seu melhor.
Por que não aproveitar esse exemplo no seu negócio? Ao se tornar um líder firme, porém, compreensivo, é possível motivar a equipe, inspirar bons resultados e manter a organização interna. Sem contar que é muito mais fácil passar as coordenadas planejadas pra alcançar uma meta definida.
3. Sinergia entre setores
Uma coisa bastante curiosa nos times de futebol, principalmente o da seleção, é que reúnem jogadores das mais variadas regiões. São sempre pessoas diferentes, com funções distintas, mas que trabalham em torno de algo: vencer as partidas.
Essa é mais uma lição que podemos tirar da preparação dos times para a Copa do Mundo. Na mesma equipe, estão reunidos jogadores que, fora da seleção, podem até ser rivais. Porém, ao entrar em campo, estão juntos para levar a taça pa casa.
O que acha de aplicar essa ideia no negócio? Afinal, desde o que acontece na parte de logística de um negócio até os profissionais que estão responsáveis pela gestão de custos devem trabalhar em prol de um mesmo objetivo: alcançar o desenvolvimento da empresa.
Ao manter a sinergia entre os setores, é possível chegar cada vez mais perto desse objetivo. Afinal, uma empresa não consegue se desenvolver com as atividades isoladas de cada segmento. Para crescer, é preciso um trabalho em equipe, com colaboradores vestindo a camisa do negócio.
Por isso, mais uma vez, garantir o engajamento dos profissionais se torna um processo importante. Além disso, deixar o clima organizacional agradável para que cada colaborador consiga trabalhar com bem-estar vai ajudar a manter o foco no desenvolvimento e na integração entre os setores.
4. Pesquisa de satisfação e KPIs são indispensáveis
Outro questionamento interessante é sobre como os jogadores são escolhidos pra integrar ao time da seleção. Os índices de desempenho nos jogos anteriores, sejam da Copa ou não, certamente são levados em consideração.
Além disso, a performance nos treinos ajuda a mensurar o que ainda precisa ser melhorado e o que já está no ponto para ajudar o Brasil a conquistar o título de hexacampeão. Ou seja, tudo se baseia em dados.
E dentro de uma empresa, quais são esses indicadores? No mundo dos negócios, costumamos chamá-los de KPIs — sigla para Key Performance Indicator, que pode ser traduzida como Indicador-Chave de Desempenho.
Isso nada mais é do que uma ferramenta que ajuda a captar dados relevantes pra saber como a empresa está se saindo no mercado. Inclusive, outro recurso interessante é a pesquisa de satisfação, que mostra o que os clientes acharam do atendimento e dos serviços recebidos.
Na gestão de vendas, trabalhar com esses indicadores ajuda a mensurar o desempenho e a eficiência do negócio em colocar o planejamento em prática. Além disso, permite identificar o que não está funcionando como deveria pra fazer melhorias.
5. Uma equipe capacitada faz a diferença
Consegue imaginar como seria a atuação de um jogador que foi ao campo sem ter feito nenhum treino? Certamente, não teria a melhor performance de todas, nem conseguiria jogar com as estratégias definidas para o time.
É por isso que o treinamento e a capacitação são tão importantes. Fora do jogo e dentro das empresas, tudo acontece da mesma forma. Um profissional é capaz de alcançar uma melhor performance quando recebe toda a preparação necessária pra isso.
Além disso, para que o trabalho dos colaboradores esteja alinhado com os objetivos da empresa, é preciso passar todas as orientações sobre a estratégia. Assim, é possível fazer com que toda a equipe atue conforme o esperado e alcance melhores resultados.
Viu só como a gestão de negócios tem mais a ver com a Copa do Mundo do que você imaginava? Por mais que tenham objetivos completamente diferentes, esses aprendizados podem ajudar e muito a otimizar os processos internos. Ao melhorar a administração de todos os setores, cada vez mais, sua empresa pode levar o tão sonhado título de campeã no mercado em que atua.
Curtiu este post? Então, assine a nossa newsletter pra ver muito mais conteúdos sobre negócios!
Posts relacionados

Gamificação no e-commerce: conheça como funciona essa tendência

Experiência de compra personalizada: conheça os benefícios!

Recursos visuais: veja como usar para impulsionar as vendas

Série Game of Thrones: 5 ensinamentos de marketing e vendas