Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

Saiba o que é phygital e quais são os impactos em sua empresa

Marketing e vendas

Atualizado em 10 julho 24

9 minutos de leitura

De modo geral, a presença cada vez mais intensificada do mundo digital em nossas vidas se deve à incrível velocidade de lançamento de novas tecnologias. Elas, por sua vez, estão associadas tanto a dispositivos eletrônicos quanto à parte de sistemas e softwares.

Em meio a tudo isso, também somos envolvidos pelo surgimento de diversos conceitos inovadores. Às vezes, eles são constituídos em uma única palavra, como é o caso do phygital.

Pra quem deseja iniciar um e-commerce de sucesso, ficar por dentro das tendências e mudanças desse universo é fundamental. Por isso, você deve não apenas saber o que é esse phygital, mas igualmente ficar a par das consequências que ele pode proporcionar na trajetória do seu negócio online.

Quer entender melhor como essa visão ajuda seu marketplace a vender mais? Vem com a gente na sequência!

O que é phygital e por que ele é tão importante para o seu negócio?

Embora esteja em inglês, o significado da mensagem transmitida por phygital é de fácil assimilação. Basta ter em mente que o “phy” (que vem de physical) se refere ao nosso “fi”, de físico. O restante é ainda mais tranquilo e nos dá o sentido da nova palavra: físico e digital.

Na prática de quem tem uma loja física e outra virtual — independentemente dos sistemas pra marketplace utilizados —, o phygital remete à união desses dois ambientes. Não à toa, ele tem uma forte ligação com o omnichannel.

Graças às melhorias da internet e aos smartphones avançados que temos hoje em dia, é possível criar sites e aplicativos com uma extensa gama de recursos. Isso faz com que o consumidor tenha acesso a um número maior de detalhes a respeito da loja, das características do produto, da origem dos itens etc.

A parte física do estabelecimento aparece na hora de oferecer às pessoas a possibilidade de ver o produto de perto. Assim, uma cena cada vez mais comum é a de consumidores que visitam a loja física, mas preferem finalizar a compra por algum meio digital.

Muitas vezes, eles preferem simplesmente adquirir o produto por site ou app, mas buscar na loja. Quanto antes as empresas aderem a essa inevitável integração entre os ambientes físico e digital, mais chances elas têm de atrair clientes.

Funciona assim: com tantas opções disponíveis no mercado, as pessoas tendem a escolher aquelas que estejam alinhadas às suas expectativas. Então, se você também tem uma loja física, precisa conectá-la à ala digital, e não colocar barreiras entre as duas, como ocasionalmente acontece.

Como aplicar o phygital em sua estratégia?

As organizações que rapidamente perceberam a importância do phygital contam com o sucesso há um bom tempo. Basicamente, é necessário enxergar o ambiente digital e tudo o que estiver associado a ele como uma extensão da loja física.

Nesse sentido, é possível explorar as mais variadas estratégias, perfeitas pra interligar esses dois mundos de maneira espontânea e ágil.

BANNER AQUI: GUIA ALAVANCAR VENDAS COM REDES SOCIAIS

Use o marketing de conteúdo

Uma das maneiras mais eficazes de criar essa conexão é por intermédio do marketing digital para e-commerce. Nele, queremos destacar o papel da criação de conteúdo gratuito e de qualidade para o público do seu marketplace.

É como entregar um extra pras pessoas de forma espontânea, oferecendo informações que elas podem precisar ou simplesmente gostar de receber. É claro que isso não deixa de ser uma estratégia comercial pra impulsionar seus resultados, mas não deixe que os conteúdos fiquem sempre presos à ideia exclusiva de vender. Muitas vezes, a relação com a marca começa pela identificação com o conteúdo.

Com artigos, infográficos, e-books e vídeos, sua loja tem uma grande oportunidade de chamar a atenção de pessoas que realmente se interessam por ela. À medida que elas se deparem com materiais de qualidade, seu negócio passa a solidificar maior credibilidade no mercado.

Assim, ele caminha pra se tornar uma referência de respeito. Por trás das postagens deve existir uma estratégia, com o propósito de cada comunicação e metas a serem atingidas. Apesar de isso demandar esforço, tempo e às vezes até o trabalho de especialistas, o custo do marketing de conteúdo é bem acessível comparado à outras mídias. Vale a pena aprender, testar e acompanhar os resultados!

Seja mobile

Como até já adiantamos em um momento anterior, os smartphones modernos foram determinantes pra impulsionar todo esse movimento do phygital. Isso porque conseguimos fazer praticamente qualquer coisa desde que tenhamos conexão com a internet e um desses dispositivos em mãos. E é exatamente esse o comportamento do chamado consumidor digital.

Pra mostrar que seu marketplace existe e conquistá-lo, você precisa garantir que seu negócio seja acessado de modo intuitivo e fluido em qualquer plataforma. Entre outras coisas, isso significa que é necessário desenvolver bons apps e assegurar que os sites estejam otimizados para o mobile.

Sabe quando a gente tenta acessar o site de uma empresa pelo navegador do celular e o layout aparece distorcido e estranho? Pois é sobre isso que estamos falando: certifique-se de que sua plataforma esteja funcionando adequadamente tanto em desktops como em dispositivos móveis.

O ideal é que a experiência do cliente durante a pesquisa até a decisão de compra não seja prejudicada, independentemente se ele está acessando a loja por um dispositivo móvel ou não.

Você já se preocupa com isso atualmente? Ao vender no Magalu Marketplace, fique bem tranquilo quanto a isso porque temos uma plataforma adaptada para o mobile e responsiva, o que quer dizer que o código é adaptado para os diferentes formatos de tela sem prejudicar a leitura das informações.

Marque presença online

Outro aspecto que merece ser destacado é a própria abrangência da sua marca no meio online. Aqui, o ponto principal é a criação e a administração apropriada de perfis do seu marketplace nas redes sociais.

Em um primeiro momento, vale a pena concentrar as ações no Facebook, Instagram e YouTube. No entanto, nada o impede de explorar outros campos, como Twitter, LinkedIn e TikTok.

As escolhas e a elaboração das estratégias mudam de acordo com o perfil da persona do negócio e outras variáveis. Por sinal, isso lembra a importância de atentar à linguagem usada, pois ela deve, como podemos dizer, falar a língua dos seus potenciais clientes.

Então, faça uma pesquisa pra entender melhor como funciona cada canal de comunicação e escolha aqueles que mais têm a ver com o seu negócio. É importante manter uma presença ativa e interessante nas redes escolhidas, porque também de nada adianta ter um perfil em todos os canais e não realizar um bom trabalho.

Pense que se você não fizer esse esforço, seus concorrentes vão aparecer nas telas do seu público e podem ganhar as pessoas exatamente por oferecerem bons conteúdos — ainda que vocês tenham produtos similares ou a sua oferta seja melhor.

Tenha a tecnologia como aliada

Além dos celulares de cada consumidor, também é interessante pensar em outras maneiras de promover a máxima integração entre o online e o offline. Um bom exemplo são aqueles totens, que disponibilizam o acesso e a compra de itens comercializados pela loja.

Existem inúmeras soluções tecnológicas que podem ser aproveitadas, especialmente agora com o avanço do 5G que vai permitir uma infraestrutura de internet ainda melhor pra fazer conexões, transmitir dados e proporcionar experiências diferenciadas. Veja, a seguir, algumas sugestões.

Inteligência artificial

O reconhecimento dos consumidores e a criação de um histórico de cada um deles nada mais é do que inteligência artificial aplicada. Se você ainda não sabe muito bem como isso funciona, considere que um aplicativo de streaming (de músicas ou filmes e séries, por exemplo) analisa suas escolhas na plataforma e começa a sugerir coisas parecidas pra tentar “agradar” o seu perfil.

É possível integrar dados gerados em diferentes ambientes, entender padrões e facilitar algumas decisões do negócio, além de melhorar a interação com os clientes. Quanto mais você conhece o seu público-alvo, mais fácil fica adequar seu catálogo de produtos, fazer promoções ou campanhas específicas, por exemplo.

A análise de dados é um trabalho que facilita o relacionamento com o mercado. Imagine que isso não era possível há alguns anos e as marcas nem tinham como medir o alcance das suas ações de marketing, quem dirá saber o perfil das pessoas que foram atingidas por elas. Então, aproveite!

Realidade aumentada

A realidade aumentada pode ser entendida como um convite pra viver uma experiência digital, o que combina muito bem com o conceito de phydigital.

Um dos recursos mais utilizados nesse caso é o QR-Code, que permite acessar um conteúdo digital através do escaneamento do código pela câmera de um smartphone. Para quem tem uma loja física e quer levar as pessoas para o ambiente virtual, essa é uma indicação fácil de ser implementada.

Catálogos interativos

A interatividade é uma tendência que ganhou muito espaço nos últimos anos. E isso não significa apenas sair do físico para o digital, mas pensar bem em como manter a interação com as pessoas e explorar oportunidades.

Uma delas é a criação de catálogos interativos, o que se tornou bastante comum depois da pandemia e a redução do uso dos cardápios ou catálogos físicos. Na verdade, as experiências interativas como um todo têm feito sucesso, no sentido de não apenas oferecer um conteúdo pronto pras pessoas, mas fazer com que elas também tenham a chance de dar opiniões e expressar preferências.

Que tal inserir um quiz com perguntas rápidas? A pesquisa de satisfação já é uma tática adotada pelo seu negócio? Tente gerar interação pra aproximar as pessoas, sem ser cansativo demais.

Internet das Coisas

Para quem não sabe, é a tecnologia da Internet das Coisas (ou IoT, como também é muito conhecida) que muitas vezes possibilita essa conexão entre físico e digital. Aliás, ela garante que vários dispositivos eletrônicos conectados à internet possam interagir, compartilhando dados e facilitando processos.

A famosa Alexa, a assistente virtual da Amazon, é um dos exemplos mais clássicos. Porém, o IoT está em todos os cantos e deve crescer cada vez mais. Esse é um ótimo momento pra estudar sobre o tema e descobrir como aplicar no seu negócio!

Como o phygital pode favorecer seu negócio?

O grande diferencial do phygital consiste no fato de que ele coloca o cliente no centro da estratégia. Isso quer dizer que ele se sente no pleno controle da situação, com a liberdade de realizar as mais variadas ações no site, no app ou em um ambiente físico da loja.

Essa experiência híbrida proporciona uma sensação de profunda ligação com o dinamismo de nossa época. Principalmente (mas não só, é claro) pras pessoas da nova geração de consumidores, que já crescerem mergulhados em novas tecnologias, esse detalhe faz toda a diferença.

A tendência de humanização dos negócios está relacionada com essa mentalidade de focar nas pessoas. Os consumidores devem estar no foco da atenção pra que a melhor experiência seja oferecida, atendendo às expectativas — e superando-as sempre que possível.

Como já citamos acima, há muitas soluções de tecnologia que podem agregar diferenciais para o público. A intenção de integrar o físico com o virtual é multiplicar as possibilidades, permitindo que cada um escolha como agir de acordo com as suas preferências.

Aliás, isso se relaciona com outra vantagem do phygital, que é a fidelização dos clientes, um desafio vivido por qualquer negócio. Ainda mais com a facilidade de comprar online e a quantidade de opções disponíveis a um clique, é preciso trabalhar não só a atração de pessoas como a retenção delas pra ter um negócio bem-sucedido, certo?

Logo, dá pra entender como oferecer uma experiência positiva e diferenciada para os clientes vai contribuir com esse processo. Por exemplo, um dos fatores importantes para os consumidores hoje em dia é a praticidade e agilidade ao fazer compras. Mesmo em uma loja física, quando há chance de fazer o pagamento digitalmente sem precisar pegar filas, a percepção é de ter acesso a um benefício.

Em resumo, o phygital estimula e acelera o processo de transformação digital do seu negócio. Ao mesmo tempo, a concretização do conceito também aproxima sua marca de um público cada vez mais acostumado a fazer tudo pela internet — ainda que esteja dentro de uma loja física e tenha o costume de visitar suas unidades presencialmente.

Por falar nisso, não vá embora antes de conhecer as vantagens do app de marketplace! Aproveite pra fazer seu cadastro e elevar a experiência de consumo dos seus clientes.