Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporciona

7 dicas de como vender videogame online

Marketing e vendas

Atualizado em 23 junho 25

5 minutos de leitura

No Brasil, existem muitos nichos que fazem muito sucesso no comércio eletrônico, especialmente quando falamos de entretenimento e tecnologia. Por isso, elaboramos este conteúdo fundamental para os nossos parceiros, elencando os fatores mais importantes pra quem deseja vender videogame nos marketplaces. 

O nosso objetivo é demonstrar a importância da estratégia, da comunicação e da qualidade dos produtos para o seu sucesso nesse segmento. Para isso, listamos as 7 melhores dicas pra que você possa montar um bom catálogo e alavancar os seus resultados. Então, não perca tempo e acompanhe!

Quais as 7 melhores dicas pra vender videogame online?

Primeiro, é importante entender que o mercado de games tem uma série de produtos além dos videogames em si, chamados de consoles, tais como os jogos, os controles, os acessórios e até mesmo os computadores e os componentes avulsos pra montagem de PCs gamers.

Abaixo, destacamos as melhores dicas pra que você se destaque no segmento. Dê uma olhada! 

1. Forneça produtos de qualidade

Seja o seu cliente um mega entusiasta ou apenas um jogador casual, pra esse público de forma geral, a qualidade é tudo. Dizemos isso porque as características dos itens interfere diretamente na experiência do usuário — o que costuma ser verdade pra praticamente todos os itens de tecnologia. Para entender isso, basta se colocar no lugar do consumidor. 

Imagine que você comprou um joystick, mas descobre que o direcional analógico é de péssima qualidade, tirando toda a diversão do jogo. E mesmo que o lojista não seja responsável pela fabricação, ele é responsável pelas marcas que escolhe distribuir. Por isso, é muito importante vincular a sua loja apenas a marcas de qualidade comprovada no mercado

2. Invista em canais de vendas variados

É claro, os marketplaces são as melhores ferramentas de venda no mercado, e isso é um fato. No entanto, é importante estar onde o seu cliente está — especialmente tratando-se do público gamer, que é muito ativo nas redes sociais. Por isso, vale muito a pena ter perfis da sua loja nas principais redes, demonstrando o seu catálogo e funcionando como pontos de venda virtuais. 

Assim, você amplia o seu alcance e expõe seus produtos pra um público interessado no que você tem pra vender. Quando falamos em canais de vendas variados, falamos de Instagram, Facebook, WhatsApp Business e até mesmo um site responsivo e mobile pra sua loja — o importante é ter presença digital e vender, especialmente quando falamos de m-commerce

3. Ofereça garantia

Embora não sejam comuns em produtos de boas marcas, os problemas de fabricação são perfeitamente naturais em produtos industrializados, especialmente quando falamos de videogames, controles e acessórios. Por isso, é importante dar um passo extra, demonstrando para o seu cliente como a sua loja é comprometida com a qualidade do que vende. 

Isso significa oferecer, além da garantia do fabricante, a própria garantia da sua loja, conforme orientado pelo Código de Defesa do Consumidor. E não basta oferecer, é preciso utilizar isso como diferencial de marketing, colocando o selo de garantia junto dos anúncios, reforçando com o cliente a impressão de segurança e bom negócio. 

4. Faça parcerias

O mercado de games é um dos mais abertos e receptivos a boas parcerias. Se você está começando no setor, em vez de investir em publicidade paga nas redes sociais, você também pode estruturar publicidades ainda mais estratégicas, fechando parcerias com pequenos influenciadores gamers na sua região — a famosa permuta. 

Digamos que você venda volantes e pedais pra simuladores de corrida. Você pode encontrar influenciadores iniciantes nesse nicho em plataformas como o YouTube e a Twitch, combinando o envio de um novo setup para o influenciador em troca de algumas menções à sua loja nas próximas transmissões. Claro, sempre documentando essas transações em contratos. 

5. Capriche nas apresentações e fichas técnicas

A catalogaçãoé uma das práticas mais importantes para o sucesso dos seus anúncios nos marketplaces. Por isso, é fundamental fazer essa etapa com muito carinho e atenção, utilizando boas imagens, apresentando todos os selos de certificação, qualidade e garantia, além de uma descrição rica e objetiva. 

O objetivo é fazer com que o consumidor sane todas as dúvidas sobre o produto. Assim, é possível reduzir a necessidade de atendimento individual no chat ou e-mail, tornando a sua rotina mais ágil e eficiente, além de melhorar a jornada de compra do consumidor. 

6. Aproveite as datas comerciais

Essa é uma dica que vale pra todo mundo que atua no comércio eletrônico, que é o impacto da sazonalidade sobre as vendas. Da mesma forma que lojas de cosméticos, perfumaria e moda se alavancam durante datas como o Dia das Mães, dos Namorados e afins, o mesmo vale para os games e suas respectivas datas comerciais

Para o setor de games, existem três datas muito especiais, a Black Friday, a Cyber Monday e o Dia do Orgulho Nerd. Em comum, as três datas oferecem uma janela de oportunidade perfeita pra elevar a sua estratégia de publicidade e marketing, para assim, elevar o seu público e o seu volume de vendas. 

7. Capriche no envio

A experiência de compra com a sua loja pode ser perfeita em atendimento, variedade de produtos, precificação e até mesmo tempo de entrega. No entanto, tratando-se de venda de eletrônicos, é preciso ter uma atenção muito especial com o envio. Embalagens frágeis podem colocar tudo a perder, danificando o produto até a casa do seu cliente.  

Inclusive, esse é um tema tão importante que elaboramos um conteúdo especial apenas pra elencar dicas sobre o envio de eletrônicos, para que você possa evitar os principais erros cometidos no mercado, utilizando materiais e embalagens que sejam capazes de preservar a estética e a funcionalidade dos seus produtos.

Como pôde ver, todas as dicas estão relacionadas à qualidade da experiência do consumidor. No setor de games, é assim que você consegue construir uma boa relação com o público, tornando-se uma referência confiável em variedade de itens, cuidado no envio, bom atendimento e preço razoável.

Agora que você sabe como vender videogames online, aproveite pra melhorar ainda mais a sua atuação no mercado, conferindo o nosso guia especial sobre o tema, em que explicamos como você pode montar o mix de produtos perfeitos para o marketplace!