Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

Conheça 10 ações de Marketing Digital para sua campanha de Natal!

Marketing e vendas

Atualizado em 18 novembro 24

9 minutos de leitura

Já decidiu qual vai ser a campanha de Natal da sua loja virtual? As festas de fim de ano são um ótimo momento pra investir na atração de clientes e na fidelização do público já conquistado. Afinal, esse é um período que abre várias oportunidades pra lojistas, tendo em vista que há um aumento da demanda pelos mais diversos produtos e serviços.

Desse modo, nada melhor do que investir em boas práticas de Marketing Digital pra garantir o sucesso de suas campanhas natalinas. No entanto, é importante agir com estratégia pra aproveitar ao máximo os benefícios que a data pode trazer, alavancando as vendas, alcançando um maior público e garantindo mais produtividade.

Quer saber por onde começar? Então acompanhe este post e fique por dentro de 10 dicas que vão ajudar você a arrasar no Marketing Digital para o próximo Natal!

1. Invista em marketing de conteúdo

Uma das melhores maneiras de caprichar no Marketing, por meio das plataformas digitais, é com a produção de conteúdo. Vale ressaltar que o consumidor 4.0 quer saber o que uma loja pode oferecer de diferente a ele, e postagens em redes sociais e nas demais plataformas vinculadas ao negócio podem ser úteis nesse sentido.

Além disso, no Natal existem diversos recursos que podem ser usados pra conversar melhor com o seu público. Por exemplo, é possível criar conteúdos enriquecedores, que ajudam os consumidores a descobrir como presentear a família e os amigos nas festividades. Você também pode apresentar algumas dicas pra aproveitar melhor o recesso de fim de ano.

Enfim, há diversos tipos de materiais pra oferecer aos clientes. O importante mesmo é que tenham a ver com a sua loja e que alcancem o objetivo definido: aumentar as vendas no Natal e conquistar mais consumidores.

Aproveite as redes sociais, os blogs e o próprio site da loja pra produzir conteúdo que possa atrair mais clientes. Além disso, estude o perfil do seu consumidor ideal pra garantir que os temas abordados sejam realmente interessantes pra ele.

2. Faça ofertas natalinas

O Natal é um período que faz com que as pessoas consumam mais nas lojas, seja pra presentear alguém ou pra se agradar com algo novo. Afinal, essa é uma época de remunerações extras, décimo terceiro salário e vários outros recursos que ajudam a aumentar o poder de compra do público.

Mas isso não significa que os clientes não serão criteriosos na hora de escolher onde comprar, e o local que oferecer as melhores oportunidades ainda será o favorito. Sendo assim, como se destacar?

Uma sugestão é oferecer aquilo que o consumidor deseja receber. As ofertas em datas especiais são ótimas pra despertar o interesse e fazer com que uma pessoa resolva fechar negócio com a sua loja. E não seria diferente no Natal, certo?

Você pode aproveitar pra fazer pesquisas com antecedência e descobrir as tendências de consumo do seu público. Para acertar nas ofertas, concilie o resultado com o seu catálogo de produtos trazendo novidades ou aumentando o estoque dos itens mais prováveis de vender, além de ajustar sua comunicação.

Lembre-se também de fazer um bom planejamento financeiro, alinhado ao de Marketing, pra não errar nas ofertas. O ideal é oferecer propostas que não tragam prejuízos ao negócio e que façam com que os preços fiquem mais atraentes ao público. Já deu uma olhada no preço da concorrência? Ter referência de mercado é sempre bom!

3. Envie e-mail marketing

E como divulgar as suas campanhas de Natal? Esse é o período em que o e-mail marketing mais se destaca, pois é possível explicar melhor quais são as ofertas da sua loja e disponibilizar links que levam diretamente ao produto ou serviço que você deseja vender.

Sendo assim, aposte nessa excelente ferramenta de Marketing Digital pra alavancar as vendas durante o fim de ano. Garanta que os conteúdos sejam, ao mesmo tempo, interessantes e concisos.

É importante que os clientes consigam identificar quais são as promoções logo que se depararem com o e-mail. No entanto, pra isso, é preciso convencê-los a abrir a mensagem. Portanto, capriche no assunto, tornando-o mais tentador.

Além disso, utilize frases curtas, mas que passem a ideia da proposta natalina, pra que a pessoa não precise passar muito tempo com o e-mail aberto e possa aproveitar melhor o conteúdo. Utilize também as imagens dos produtos, a fim de que a divulgação fique mais atraente e faça com que o cliente considere fechar a compra.

4. Ofereça descontos exclusivos

Outro ponto relevante de sua campanha de Natal é se preocupar com os clientes atuais. Afinal, o que fazer pra que eles saibam que a sua loja os valoriza e deseja tê-los cada vez mais perto?

Uma dica muito eficiente é oferecer descontos exclusivos pra quem já fez uma compra com você. Isso mostra como a loja se preocupa com os consumidores e quer manter o público fiel, sendo a exclusividade um dos fatores pra tentar aumentar a fidelização ao oferecer esse tipo de benefício.

Assim como as promoções natalinas, é importante fazer um bom planejamento pra caprichar nos descontos e não prejudicar as finanças da loja. Além disso, aproveite que você conhece melhor o perfil dos clientes que já tem pra pensar em ofertas mais compatíveis com as suas preferências.

5. Capture contatos por meio de landing pages

Agora é hora de unir diversas estratégias que vimos ao longo deste post. Por exemplo, como montar uma lista de contatos pra enviar o e-mail marketing natalino? Ou, então, que tipo de conteúdo produzir para os seus clientes?

Então anote aí mais uma estratégia interessante: crie materiais pra , que são páginas que servem para capturar os contatos, pra assim enviar as ofertas no e-mail. Quer entender melhor essa ideia?

É simples. Imagine, por exemplo, que a sua loja produziu um e-book educativo pra ajudar os clientes a fazer uma boa organização financeira pras compras no Natal. Desse modo, pra baixar o material, o negócio pede alguns dados do consumidor, como nome e e-mail.

Nessa landing page, pode ter também uma mensagem solicitando a permissão pra enviar e-mails promocionais ao cliente. Dessa forma, ele autoriza a loja a manter contato, evitando que suas mensagens se tornem spam. Por fim, basta enviar as ofertas para esses consumidores que concordaram com os termos.

6. Realize sorteios online

Uma outra ideia pra atrair pessoas é fazer sorteios, o que você provavelmente já viu muito nas redes sociais ou em algum lugar da internet. Porém, é importante saber que existem regras pra que isso aconteça sem infringir a legislação e colocar o seu negócio em risco.

Esse conselho é fundamental, porque alguns sorteios acabam acontecendo de forma clandestina por falta de informação ou mesmo por quem sabe que é necessário ter autorização pra isso. Mas calma que não é tão complicado!

O responsável por liberar esse tipo de ação é o Ministério da Economia, assim como acontece com outras distribuições de prêmios no Brasil. Nesse caso específico, estamos falando do Sistema de Controle de Promoção Comercial e todo o processo pode ser feito pela plataforma virtual do órgão.

Separamos alguns pontos aos quais você deve ficar atento antes de anunciar qualquer tipo de sorteio:

  • defina um representante legal;
  • crie o regulamento da promoção, que deve estar disponível para consulta;
  • peça a autorização do órgão responsável (SCPC);
  • cadastre a sua promoção legalmente;
  • mantenha toda a documentação em mãos caso seja requisitada, inclusive a confirmação da entrega do prêmio.

Além de cumprir a parte legal, estruture o plano de fazer um sorteio de forma que ele seja realmente atrativo. Você pode, por exemplo, captar os contatos interessados pra adicionar ao seu banco de dados (semelhante ao que sugerimos acima com a landing page). Pense também na abordagem da promoção e, claro, escolha um bom prêmio pra oferecer.

7. Personalize seus canais digitais

O Natal é uma época mágica e muitas pessoas se encantam por isso! Então não deixe de aproveitar a chance de personalizar os seus canais digitais com o tema natalino nesse período.

Não estamos falando de incluir o Papai Noel, sinos, árvores de Natal ou outras figuras relacionadas à festa — embora não tenha problema nenhum se você também quiser fazer isso. Usar a temática é sim uma boa ideia pra deixar sua loja mais atraente ou agradável, assim como dá pra personalizar de acordo com outros momentos ao longo do ano.

O que não pode passar despercebido nessa customização é enfatizar as ofertas especiais de Natal, estejam elas acompanhadas de renas e árvores com bolinhas ou não. Isso precisa ficar em foco e os clientes habituais da sua loja devem perceber logo de cara que há algo diferente, tendo fácil acesso ao que faz parte das promoções natalinas.

8. Impulsione as publicações

Uma das vantagens das redes sociais e de várias plataformas digitais é não precisar pagar nada pra ter um perfil. Ou seja, tirando a dedicação necessária pra produzir os conteúdos, é praticamente gratuito se comunicar com as pessoas na internet.

Por outro lado, existe a possibilidade de promover os seus anúncios pagando pra que eles alcancem mais pessoas. Esses são os famosos “posts patrocinados”, que você pode investir uma quantia de dinheiro para impulsionar e chegar a um público que ainda não te segue. Basicamente, isso quer dizer multiplicar os acessos que a sua loja recebe e as chances de venda.

Ainda que essa não seja uma estratégia que você usa recorrentemente, em uma ocasião especial como o Natal pode ser que valha a pena. A dica é elaborar uma campanha com cautela, considerando o quanto está disposto a gastar e o perfil ideal para as suas publicações.

Ah, vale também estudar um pouco sobre cada ferramenta de mídia paga (Google Ads e Meta – empresa dona do Facebook -, por exemplo) se vai fazer isso por conta própria, sem ajuda de um especialista em tráfego pago.

9. Crie programas de benefícios

Pessoas estão em busca de boas experiências de compra e é verdade que os clientes têm ficado cada vez mais exigentes. A internet trouxe tantas facilidades para o consumidor que vencer a concorrência parece ter se tornado um desafio ainda maior. E como fazer isso? Criando diferenciais pra conquistar o público.

Já citamos aqui o diferencial de oferecer um conteúdo de qualidade, atrair pelo preço com descontos especiais nessa época do ano ou até fazer um sorteio pra premiar sua base de contatos, certo? Além dessas alternativas, existe a ideia de criar programas de benefícios.

Você pode decidir como isso vai funcionar e até ter mais de uma opção, mas pense bem pra que realmente seja vantajoso para o cliente e para o seu negócio. Os benefícios podem ser progressivos, como descontos maiores de acordo com o valor da compra ou pela quantidade de itens.

Outra sugestão é oferecer cashback pra uma nova compra, o que estimula a pessoa a comprar novamente mesmo que o Natal já tenha passado. E que tal cada valor gasto equivaler a pontos que podem ser trocados por descontos?

Encontre a sua solução preferida e anuncie como uma oportunidade única para os consumidores! Assim, eles vão considerar que o preço competitivo com o benefício extra compensa mais do que comprar do seu concorrente.

10. Incentive as indicações

Para completar, temos mais uma ideia de como multiplicar suas oportunidades de vender no Natal. Aproveitando a época de maior consumo, vale incentivar as pessoas a indicarem sua loja e seus produtos pra amigos.

Explore isso na sua comunicação e use alguma estratégia de Marketing Digital em conjunto, como um cupom de desconto compartilhado. Essa é uma maneira de aumentar o seu alcance, trazer mais pessoas para o seu marketplace e ainda beneficiar aquelas que estão ajudando com isso.

Um dos aspectos mais interessantes do Marketing Digital é que existem diferentes formas, ferramentas e recursos pra serem utilizados ao criar suas campanhas. Explore as possibilidades e veja o que dá certo com o seu público!

Gostou das nossas dicas pra criar uma boa campanha de Natal? Como você viu, adotar boas estratégias é fundamental pra aumentar a visibilidade da loja e, consequentemente, melhorar a reputação online. Com isso, é possível aumentar a conversão dos seus contatos em clientes e, assim, alcançar melhores resultados, levando a loja virtual ao sucesso.

Curtiu este post? Então você vai adorar ler também as nossas dicas para melhorar a divulgação de produtos pela internet!