Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

 6 dicas de como aumentar as vendas online

Marketing e vendas

Atualizado em 16 julho 24

5 minutos de leitura

Todos os dias, as marcas então em busca de como aumentar as vendas, independentemente se há crise no mercado, se a loja tem um mês ou duas décadas, se a empresa é de grande ou pequeno porte. O crescimento econômico do próprio negócio é desejo de todos os lojistas.

Nesse sentido, os canais de venda online têm se tornado indispensáveis para os lojistas, já que, com eles, o cliente passa a ter maior contato com o negócio, o que atrai também os potenciais consumidores. Por isso, é necessário ter um planejamento adequado pra lidar com essas ferramentas e, assim, vender mais.

Continue a leitura com a gente e conheça 6 dicas valiosas de como aumentar as vendas online do seu negócio!

1. Conheça seu público-alvo

Antes de elaborar um planejamento de vendas pra alavancar o crescimento do seu e-commerce, conhecer quem é o seu público-alvo e suas demandas é fundamental. Isso contribui pra criação de um discurso de marketing e de venda que cause o impacto necessário, motivando a compra.

Ou seja, entender o perfil de público ideal, ajuda na construção de estratégias pra atrair os clientes certos para os canais da sua loja online.

Mesmo que você tenha o desejo de vender pra todos os públicos, ou pra quem quiser comprar, é essencial construir a persona de um consumidor ideal que retrate o perfil de cliente da sua marca.

Muito mais do que classe social, gênero e idade, entender os interesses e o comportamento dessas pessoas é crucial pra elaborar uma campanha que atraia os consumidores certos. Seja para o seu site de vendas online, seja na loja física.

2. Invista em um canal de boa usabilidade

Ter um sistema online que funcione bem e atenda às necessidades é fundamental para saber como alavancar as vendas na sua loja virtual. É necessário que ela seja de qualidade, pra que não atrapalhe nenhum processo de compra, ocasionado por falhas no servidor ou pela dificuldade em realizar a gestão de produtos.

Busque de preferência por plataformas que deem a possibilidade de otimizações do layout (apresentação e organização do site), pra que a loja digital tenha condições de atrair mais clientes pela identificação que proporciona. Simplificar a utilização do SEO é um item fundamental, além de facilitar o momento de administrar a classificação e inserir produtos.

Além disso, tanto no mobile (celular ou tablet) quanto no computador, é preciso ter certeza de que todos os dados podem ser acessados e visualizados de forma simples pelo cliente que entra na sua loja digital.

Outro fator importante é a velocidade de carregamento, já que a lentidão aumenta a chance do usuário sair da página e desistir das compras. Também é necessário levar em conta a facilidade de integração com marketplaces e outros sistemas importantes para o funcionamento, como ERP, CRM, entre outros.

3. Garanta um bom atendimento e suporte

O relacionamento da sua marca com o consumidor é o que garantirá o engajamento. Isso depende da atenção que a loja oferece ao cliente, antes ou depois das compras.

Uma ótima estratégia é contar com diversos canais de comunicação, pra atender todo tipo de público. Nas redes sociais, por exemplo, você consegue publicar conteúdos e estimular a interação nas postagens.

No ambiente da plataforma, é possível inserir um chatbot pra que o cliente tenha facilidade de contato, caso precise fazer reclamações ou tirar uma dúvida. Falando em insatisfação, lembre-se de sempre responder os comentários dos usuários. Dar importância a isso influencia positivamente a imagem da sua marca para outros consumidores.

4. Diversifique as formas de pagamento

Aumentar as opções de escolha para os clientes é sempre uma ótima alternativa pra aumentar as vendas, já que isso passa uma ideia de maior autonomia durante o processo de compra online. Nesse sentido, oferecer diferentes formas de pagamento pode impactar sua taxa de conversão, um dos principais indicadores de vendas.

O boleto bancário e o cartão de crédito estão entre os meios de pagamento mais utilizados pelos consumidores. Porém, o Pix vem ganhando preferência, já que a loja recebe o dinheiro de forma instantânea, podendo adiantar também o envio da mercadoria. Nesse caso, é possível disponibilizar um QR Code que direciona o consumidor para o aplicativo do banco.

Para ter mais segurança e facilidade nos recebimentos e pagamentos da sua loja online, uma ótima opção é utilizar os gateways de pagamento. Eles são responsáveis por conectar e transferir dados entre os bancos e usuários, operadoras de cartão de crédito, entre outras instituições.

5. Crie uma estratégia omnichannel

A estratégia omnichannel consiste em oferecer diferentes canais de vendas aos consumidores, pra que eles consigam acessar os produtos, optando pelo melhor caminho durante o processo de compra.

Isso garante que, ao disponibilizar sua marca em canais já utilizados pelos clientes, seja possível oferecer a melhor experiência ao consumidor, desenvolvendo um relacionamento diferenciado entre o presencial e o virtual.

Além disso, essa estratégia contribui com o crescimento da empresa. Ao oferecer ao cliente a possibilidade de a compra ser realizada pelas redes sociais, loja física ou loja virtual, você garante maior praticidade e rapidez na entrega do produto. Com todas essas opções disponibilizadas para os consumidores, consequentemente, aumentará o número de vendas e de clientes do seu negócio.

6. Invista no marketing digital

É muito improvável que você consiga aumentar as vendas do seu e-commerce sem investir no marketing digital. Existem diversas estratégias, cada uma apresentando diferentes vantagens.

Uma ótima alternativa é apostar no remarketing: uma técnica pra ter uma nova visita daquele usuário que teve interesse pelo seu produto, porém, não comprou. Por meio de divulgações patrocinadas que aparecem em outras páginas que ele visita, os itens são mostrados novamente, aumentando as chances de o consumidor clicar e voltar para sua loja online.

Outra opção de como aumentar suas vendas com criatividade é investir no marketing de conteúdo. Essa estratégia tem como objetivo educar o cliente com conteúdos importantes, pra quando chegar o momento em que ele precise de um serviço ou produto oferecido pela sua empresa, você seja lembrado.

Independentemente da escolha, lembre-se de investir em alguma ou várias estratégias de marketing, ainda que a sua loja online já tenha alguns bons anos. Normalmente, as pessoas escolhem o que ficar mais acessível pra elas. Por isso, você não pode cair no esquecimento.

Vimos aqui como aumentar as vendas do seu negócio online. Adotando todas essas dicas, será possível reduzir custos, ampliar o alcance da sua marca, conquistar cada vez mais consumidores e conseguir uma visibilidade maior dos seus produtos.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite e aprenda agora mesmo como montar sua loja virtual!