Blog do vendedor
Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar
Como funciona a entrega no e-commerce e como melhorar sua eficiência?
Atualizado em 17 novembro 24
5 minutos de leitura
Fazer uma boa entrega no e-commerce é um dos grandes segredos de uma loja virtual de sucesso. Todo consumidor que compra online fica bem ansioso com a chegada do produto e quer que o processo aconteça o mais rápido possível. Um grande desafio para o vendedor, né?
Além da velocidade da entrega, alguns outros cuidados são necessários ao planejar a logística, e estamos aqui pra te ajudar!
Vamos mostrar quais são as principais estratégias pra encantar o cliente durante o processo de envio e como lidar com a expectativa do consumidor nesse momento. Confira!
Como funciona a entrega no e-commerce?
Pra alcançar sucesso nas vendas, é importante ter o processo de logística muito bem organizado. Mas talvez você fique pensando: “Como isso é complicado!”. Fique calmo, porque tudo fica mais simples quando avaliamos cada etapa por vez. Veja só!
Custos envolvidos
Toda entrega vai ter um custo, e isso certamente influencia de maneira direta na precificação do produto. Inclusive, o custo do frete é um dos principais fatores que impactam a decisão de compra. Numa pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 36% dos consumidores afirmaram dar preferência a sites e a aplicativos que forneciam opções de frete grátis.
Então, busque equilibrar um preço de produto competitivo e, ao mesmo tempo, entender o que o cliente espera. Pra te ajudar nisso, separamos os diferentes processos de entrega:
- embalagem: pense em caixas, sacos, plásticos, caixas ou envelopes que serão necessários pra enviar o produto com segurança e menor volume possível;
- manuseio: planeje quem fará o empacotamento e encaminhará o produto à transportadora. Note que o valor da mão de obra precisa ser incluído nos cálculos;
- logística: refere-se a todo o planejamento da entrega, o que também inclui o frete.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o manuseio do produto pode representar cerca de 19% do custo logístico e 23% fica por conta da armazenagem. Mas o maior custo é o de frete, que consome 55% do gasto com todo o processo. É sobre ele que vamos falar agora.
Logística e opções de frete
O frete é um dos principais aspectos da logística e afeta diretamente seu lucro. Como vimos, o preço da entrega pode ser decisivo na hora de o cliente comprar ou não. Por isso, precisa ser bem planejado.
Uma das formas de organizar a entrega é por meio da roteirização. Isso significa que os produtos serão categorizados considerando a região do cliente, o que ajuda a reduzir custos e otimizar a velocidade de entrega.
Além da distância ou do trajeto percorrido, o peso, o tamanho do objeto e a opção de frete também vão influenciar o custo final.
Como o frete representa 55% de toda a despesa de logística, você precisa dar muita atenção às opções de envio, que apresentam preços variados. Estude as diferentes transportadoras e suas opções de entrega, ok?
Em diversos casos, é possível deixar para o cliente escolher qual é a opção mais conveniente. Mas todos gostam de ter uma alternativa barata, não é mesmo? Como então planejar a entrega no seu e-commerce da melhor forma? Aprenda com a gente no próximo tópico!
Como fazer a entrega de maneira eficiente?
Ser eficiente na entrega do e-commerce significa reduzir custos e fornecer a melhor experiência de compra ao consumidor. Entenda como fazer isso!
Mantenha o estoque atualizado
A primeira etapa da logística começa ainda antes da compra. Sabe por quê? Já pensou se o cliente pagar pelo produto e, depois, você descobrir que não tem mais a mercadoria disponível? Seria preciso cancelar a compra ou atrasar a entrega. Que frustração, não é verdade?
O que pode acontecer também é o usuário acessar o site, encontrar o produto que ele tanto quer, mas se deparar com a mensagem de “produto indisponível”. Aí outra compra é perdida.
Por isso, seu estoque precisa estar muito bem organizado. É importante evitar que haja excesso ou falta de produtos. É inteligente definir alguns critérios de reposição. Por exemplo, qual é a quantidade mínima e máxima de produtos que é preciso manter no armazém?
Ter um estoque organizado ainda vai te ajudar a encontrar os produtos com agilidade assim que forem pedidos pelo cliente. E isso de quebra aumentará a segurança, evitando o comprometimento da integridade das embalagens.
Evite atrasos
A pior coisa que tem é a entrega atrasar, não é? A gente fica todo ansioso para o produto chegar naquela data, aí não chega. Depois dessa falha, com certeza o cliente vai ficar com o pé atrás pra comprar novamente na sua loja.
Então, no que depender dos processos internos do e-commerce, trabalhe rápido! Separe a mercadoria, faça o empacotamento correto, emita a nota fiscal e já entregue o produto à transportadora. Daí então é preciso contar com a eficiência do seu parceiro pra fazer a entrega até a data prevista. É aí que entra a próxima dica.
Escolha a melhor transportadora
Você pode optar pelos Correios ou por uma empresa de transporte. A escolha vai depender de diferentes fatores, como região de atendimento ou mesmo tamanho da mercadoria. Afinal, as taxas para produtos pesados nos Correios são mais caras. Então, é bom ficar de olho.
Após escolher, acompanhe os indicadores de performance. Espera aí, o que é isso? São números que indicam a qualidade do serviço. Por exemplo, qual tem sido a velocidade das entregas? Existem muitas reclamações dos clientes sobre o estado em que as mercadorias chegam, com avarias, por exemplo? Ocorrem muitos atrasos?
Essas informações vão te ajudar a decidir se precisa fazer ajustes com a transportadora ou até mesmo buscar outro parceiro.
Disponibilize códigos de rastreio do produto
Lembra que falamos da ansiedade do consumidor na espera pelo produto? Uma forma de lidar com isso é manter uma boa comunicação. Precisa ficar claro para a pessoa o prazo ou a data prevista da entrega.
E mais: envie o código de rastreamento para que ela mesma acompanhe qual é o status do pedido. Algumas transportadoras mostram em qual centro de distribuição o produto se encontra e quando foi feito o envio. Assim, dá pra saber o dia certo em que o cliente pode esperar o entregador bater à porta.
A entrega no e-commerce é um dos principais processos que definem o sucesso da sua loja virtual. Afinal, essa é a etapa que fisicamente liga o empreendimento ao cliente. Então, dê atenção às nossas dicas pra se dar bem!
E se gostou do nosso post, siga as nossas redes sociais! Temos muitas novidades pra compartilhar com você! Estamos no YouTube e no Instagram. Faça parte também do nosso Grupo no Facebook. Trocamos muitas ideias por lá!