Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

Qual o comportamento do consumidor no Natal, segundo o Google?

Conteúdo E-commerce

Atualizado em 13 agosto 24

2 minutos de leitura

O Google nos passou vários dados bacanas e importantes sobre as vendas no Natal, e resolvemos dividir as mais relevantes para você ficar por dentro.

Em 2017, o Natal movimentou cerca de R$ 51 bilhões na economia. Fonte: SPC

De acordo com pesquisas realizadas, foram encontrados 3 tipos de jornadas: Natal é o momento de Presentear, Celebrar e Receber, e de Refletir.

Natal é o momento de comprar para presentear os amigos e a família. 51% concordam totalmente ou parcialmente – Fonte: Pesquisa Provokers (Jul/2018).

Na busca de presentes para esta época, o meio digital virou uma grande vitrine de compras. 40% procuram inspiração lojas físicas, 24% em sites de busca como Google, 22% em sites de lojas ou comparadores de preços, 19% em redes sociais como Facebook e Instagram.

8 em 10 pessoas pesquisam na internet inspirações para os presentes.

Preços; promoções e ofertas; e variedades de produtos/marcas são os principais decisores na hora de finalizar a compra, respectivamente nesta ordem.

Além de presentear os amigos, o Natal também é uma época de presentear a si mesmo e o pensamento é de “eu mereço!”. As principais categorias compradas são:

Quando se trata de presentear os outros, os presentes são divididos em dois grupos: Missão Presente e Missão Curinga.

Na Missão Presente, Moda e Brinquedos estão no topo da lista. Beleza, livros, chocolates, flores, vinhos e vale/cartão-presente ganham relevância:

Os pais/mães são os principais presenteados, com 60%.

Já na Missão Curinga, o preço perde relevância e os principais presenteados são familiares e amigos, seguido de amigo secreto e família estendida. Cosméticos, roupas e acessórios, kits de comidas/bebidas são as categorias mais representativas dos presentes Curinga.

Para os brasileiros, o Natal é uma época para celebrar com uma grande festa, reunindo a família e os amigos, que é um total de 92% das pessoas que responderam a pesquisa. Categorias compradas para o Natal de 2017:

Preparar para receber O interesse por itens para casa cresce 29% após a Black Friday x média de Setembro e Outubro.

Preparar a noite O interesse por Moda e Beleza aumenta 21% após a Black Friday x média de Setembro e Outubro.

Preparar para servir O interesse por Comidas e receitas natalinas aumenta +51% nas semanas anteriores ao Natal.

*Fonte dos dados são do Google.

Aproveite estas informações para aplicar na sua loja e nos produtos que estão relacionados a esta época do ano e não deixar de vender.

Até o próximo post!