Blog do vendedor
Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar
Saiba como reter profissionais de talento no seu e-commerce!
Atualizado em 11 novembro 24
3 minutos de leitura
Gente, um relatório divulgado pela rede social LinkedIn neste ano destaca o que empresas de vários setores tão fazendo pra manter seus funcionários contratados e satisfeitos. E o legal é que algumas ações que eles sugerem são simples de adotar, mesmo em pequenas empresas! Quer saber mais? Nós aqui do blog contamos pra você!
Essencial pros funcionários
Compreender o que os seus colaboradores consideram mais importante dentro da empresa e buscar atender essa necessidade deles no dia a dia é fundamental! O estudo do LinkedIn mostra que 96% dos profissionais entrevistados consideram que essa experiência cotidiana na companhia tem se tornado importante.
E sabia que as organizações tão buscando atender as expectativas de suas equipes? Pois é! Entre as entrevistadas, 79% indicam que tão agindo pra melhorar a vivência dentro da empresa a fim de contar com o funcionário no time por mais tempo!
Nesse sentido, a vantagem de lojas virtuais de pequeno ou médio porte é que fica mais simples conversar e conhecer melhor cada membro do time.
Ah, e de acordo com esse levantamento da rede social, um detalhe valorizado por profissionais de todas as idades é estar em ambiente multigeracional. Ou seja, é legal ter um ambiente com pessoas de diferentes idades.
Vida pessoal x profissional
Se o seu e-commerce tiver condições de permitir que a equipe escolha em quais horários trabalhar, vale a pena tentar essa possibilidade pra ajudar os funcionários a equilibrar melhor suas vidas pessoais e profissionais.
Agora, mesmo que isso não seja possível, é interessante pensar outros modos de trabalho flexível!
Por exemplo, que tal deixar que os colaboradores saiam mais cedo uma vez por semana? Pode ser às sextas-feiras, como já é convencional em algumas empresas, ou num dia de escolha do profissional! Isso pode ajudar muito quando ele tá num curso pós-expediente ou precisa marcar compromissos pessoais.
Objetivos alinhados
O seu time entende quais são os objetivos da empresa e como os profissionais ajudam sua loja a alcançar eles? Em caso positivo, saiba que isso contribui pra que eles tenham um engajamento maior!
Pra que isso aconteça, uma dica é manter comunicação frequente com todos, tá? Em equipes mais enxutas, dá pra fazer esse bate-papo no dia a dia mesmo.
Agora, quando o número de contratados é maior, daí pode ser ideal manter essa conversa em reuniões um pouco mais formais. Assim, eles ficam sabendo os resultados conquistados e o que você espera pro futuro!
Estímulo frequente
Esse pode ser um item desafiador pra empresas de pequeno porte. A pesquisa do LinkedIn mostra que profissionais permanecem 41% mais tempo numa mesma empresa quando contam com possibilidades de contratação interna.
Ou seja, os colaboradores gostam de migrar entre áreas ou pra diferentes funções. Se o seu e-commerce tiver como oferecer essa possibilidade, aposte nisso!
Não tem esse espaço? Então, que tal incluir os funcionários em eventos dos quais a empresa participa? É um bom espaço pra que eles tenham novas vivências conectadas ao seu negócio!
Processos seletivos
Esse é um ponto que, ainda que não ajude a reter talentos já contratados, você precisa levar em consideração pra que seu e-commerce no futuro tenha colaboradores motivados. É preciso avaliar bem novos candidatos pra ver se eles tão dentro do perfil esperado de fato.
Nesse caso, pode ser bom contar com a ajuda de empresas especializadas pro recrutamento! É um investimento importante porque, além do desgaste de uma demissão, profissionais insatisfeitos às vezes trazem bastante desmotivação pra toda a equipe. Melhor evitar, né?
Quer ler todo o estudo do LinkedIn? Ele pode ser acessado aqui!
Fala sério, as dicas aqui do blog ajudam a gerir sua loja de um jeito mais prático no dia a dia, né?