Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

Como funcionam os sites de vendas online?

Para vender Mais

Atualizado em 4 abril 24

12 minutos de leitura

Para iniciar negócios na internet, algumas empresas preferem criar um espaço online do zero. Contratam uma plataforma individual, elaboram todo o site, implementam recursos e ferramentas e ficam responsáveis por tudo. Mas esse processo é bem complexo, não é? Saiba que ele pode ser simplificado se você aderir a um site de vendas online.

Nesse caso, basta fazer uma parceria com o marketplace, um espaço aberto para empresas e lojistas venderem seus produtos usando a web. Ele já conta com tudo que é necessário pra começar a vender e faz a intermediação entre as marcas e o público.

Parece uma boa ideia pra você? Então, vai gostar deste artigo! Continue lendo e entenda melhor o que são essas plataformas de vendas online e como elas funcionam na prática, desde a adesão até a entrega dos produtos vendidos.

O que são as plataformas de vendas online?

Existem basicamente duas formas de fazer vendas pela internet. Uma delas é montando o próprio site, abrindo uma loja virtual. Nesse caso, como a gente comentou, a empresa fica totalmente responsável por esse processo, da mesma maneira como gerencia o seu espaço físico.

A outra forma é aderir a um site de vendas online, ou seja, a plataforma de uma empresa parceira. Ela disponibiliza o espaço para lojistas comercializarem produtos na internet, sem a necessidade de montar um site particular.

Essas plataformas de vendas online funcionam como uma grande vitrine. Elas criam toda a estrutura necessária pra realizar negócios digitais e são integradas com sistemas de pagamento, de cálculo de frete, canais de comunicação, entre outros.

Quem deseja vender pela internet e quer começar de um jeito simples pode fazer uma parceria com esses sites e já inaugurar uma loja virtual. Geralmente, não é cobrada nenhuma taxa de adesão, há apenas um repasse do valor faturado. Assim, o lojista pode anunciar produtos sem precisar pagar caso não tenha vendas.

Como o site de vendas online é uma marca consolidada no mercado, as mercadorias anunciadas ali têm grande visibilidade no meio digital. Ele faz campanhas de marketing pra atrair o público, ou seja, entrega aos vendedores clientes em potencial.

O faturamento dessas plataformas vem das vendas realizadas pelos parceiros. Sendo assim, quanto mais produtos forem vendidos por meio dessa grande vitrine, melhor será para todos. Os vendedores têm faturamento sem precisar fazer grandes investimentos, e o parceiro tem a retribuição pela estrutura oferecida.

Esse modelo de negócio recebe o nome de marketplace e é vantajoso pra quem deseja expandir um negócio e marcar presença na internet. Afinal, você associa seu trabalho a uma marca com credibilidade e terá o suporte dela; por isso, tem chances melhores de alcançar sucesso nas vendas.

Como um site de vendas online funciona?

Você viu que um site de vendas online é uma parceria entre uma grande marca e empresas ou lojistas. Cada um tem a sua parcela de lucro sobre os negócios realizados na plataforma. Parte do trabalho cabe a ela, e a outra, ao vendedor. Como tudo isso funciona na prática?

A seguir, veja em detalhes de que forma essa relação funciona, pra que você compreenda cada etapa do processo, desde a adesão à plataforma até o pós-venda.

Adesão à plataforma

A parceria com uma plataforma de vendas online começa com a adesão. É preciso escolher um bom site e conferir o regulamento, sistema de trabalho, recursos oferecidos, vantagens pra quem vende e taxas cobradas sobre cada venda.

Depois de escolher o melhor parceiro, é preciso fazer o cadastro no site enviando dados básicos, como nome e CNPJ. É importante ter o cadastro como pessoa jurídica pra que você possa emitir notas para o público, o que garante profissionalismo e credibilidade.

Os dados serão analisados e, assim que aprovados, você receberá uma mensagem avisando que já pode dar início à criação do seu espaço. Agora chegou a hora de montar a loja e começar a vender. A melhor parte, não é mesmo?

Inserção de produtos

É possível vender praticamente tudo na internet, mas é importante definir quais produtos são mais vantajosos no primeiro momento. Pense naqueles com logística simplificada, que estejam de acordo com as políticas do site e que de fato compensem financeiramente.

Você receberá os dados de acesso à sua área na plataforma, na qual poderá cadastrar os produtos que deseja vender. Crie uma boa descrição pra cada um deles e não se esqueça de colocar fotos de qualidade pra ilustrar muito bem as características da mercadoria.

Cada plataforma de vendas online pode ter regras próprias pra publicação de produtos. Por isso, é preciso conferir quais são elas e montar um catálogo adequado. Assim, você aumenta as chances de ter visualizações e vender.

Pense também em trabalhar com uma precificação atrativa, já que a internet é um espaço bastante competitivo. O ideal é não colocar preços altos demais, porque o público pode optar pelo concorrente.

Logística de entrega

A entrega dos produtos vendidos pode ser feita por meio do sistema de entregas de preferência do vendedor. Você tem a opção de ficar responsável por essa etapa, despachando o produto pelos Correios ou por transportadora, negociando com o cliente o valor do frete.

Porém, aderindo a um bom site de vendas online, é possível contar também com facilidade nas entregas. Os melhores disponibilizam um sistema de frete especial. Aderindo a ele, os valores ficam mais atrativos para o público, e toda essa logística pode ser simplificada.

Bons vendedores geralmente contam com recursos especiais, podendo, por exemplo, participar dos programas de frete grátis. Sendo assim, é interessante sempre cumprir os prazos pra ter esses diferenciais e se destacar no marketplace.

Formas de pagamento

A plataforma de vendas online já vem integrada a um sistema de pagamento que oferece total segurança para o cliente. Ele pode optar pela forma que julgar mais vantajosa, e todo o processo é intermediado pelo site.

Pra receber o valor, são realizados repasses ao parceiro de acordo com a política de cada plataforma. Existem formas diferentes de fazer esse repasse, variando conforme o tipo de pagamento, a melhor data, entre outros fatores.

É válido lembrar que, ao solicitar um pagamento, poderá ser feita uma retenção automática da parcela de direito do site. Isso porque, como a gente explicou, trata-se de uma parceria, e a manutenção do espaço oferecido para as vendas depende desse percentual.

Interação com clientes

Aderindo a um site de vendas online, você também terá que se preocupar com o funil de vendas, ou seja, o caminho que o público faz desde o primeiro contato com a sua empresa até realmente fechar uma compra.

A interação é muito importante durante essa jornada, e ela pode acontecer também dentro da plataforma. É fundamental ficar de olho nas mensagens, responder às perguntas e dar atenção ao público, mas não termina aí.

Depois de realizar a venda, você deve manter canais abertos pra que o cliente consiga conversar com a empresa se houver algum problema, precisar de suporte ou tiver dúvidas. Então, além de usar os recursos do site, acrescente ao pacote um panfleto ou cartão de visita, mande e-mails e continue se comunicando com as pessoas pra que elas comprem de novo.

Como vender online?

Você já descobriu o que é um site de vendas online e como esse tipo de plataforma funciona, certo? Então agora é o momento de entender como começar a vender pela internet.

Veja a seguir quais ações são necessárias pra que você dê os primeiros passos e estruture a sua loja virtual para explorar todas as oportunidades que a internet oferece.

Escolha um nicho

Isso é o básico pra você começar a vender online. É preciso escolher o seu setor de atuação, ou seja, o seu nicho. Que tipos de produtos serão oferecidos para o público? Muita gente tem dúvida na hora de fazer essa escolha, mas existem algumas dicas que ajudam a tornar esse processo mais fácil.

Primeiro, você pode observar as suas próprias habilidades, não necessariamente a sua área de atuação, mas alguma coisa em que você tenha um dom, uma habilidade ou mesmo que desperte seu interesse.

Tem gente que gosta, por exemplo, de trabalhos manuais, então pode vender produtos pra artesanato. Já quem se interessa por moda pode trabalhar com roupas, acessórios ou calçados.

É interessante explorar uma facilidade para que o seu trabalho flua de uma maneira mais natural; também pra que saiba o que de fato é bom e vai atrair a atenção do público. Outra forma de escolher um nicho é observar aquilo que está em alta no mercado, os setores mais rentáveis e promissores.

Você pode, ainda, verificar aquilo que está em falta. Muitas vezes conseguimos encontrar nichos bem específicos com um público que carece de atendimento na internet. Vale a pena fazer dessa forma para que a concorrência seja menor.

Estude o mercado e o público

Depois que você escolher o seu nicho, é preciso conhecer um pouco mais acerca do mercado. Verifique quais são as novidades em produtos ou serviços, as tecnologias que surgiram, aquilo que tem mais saída, entre outros detalhes do tipo. Vale também verificar a disponibilidade de fornecedores.

Procure conhecer os seus concorrentes pra saber com quem você vai competir. Veja como eles trabalham, as soluções que entregam para os clientes, a maneira como se relacionam com eles, entre outros detalhes.

Você não pode esquecer de conhecer um pouco mais o seu próprio público. Quem são as pessoas que se interessam pelos produtos que vai vender? Quais são as características delas, suas expectativas, objeções e os canais que utilizam? Essas informações servem como base para elaborar estratégias de relacionamento e divulgação.

Crie o mix de produtos

Digamos que você decida vender tênis na internet. Existe uma grande variedade de marcas, desde aquelas mais populares até as grifes famosas, mas é inviável disponibilizar todas elas. Então, pra montar o seu mix de produtos, você deve se basear no público que pretende atender.

Se vai oferecer tênis pra jovens, por exemplo, veja quais são as marcas que esse público está consumindo, as que têm mais saída. Porém, perceba que cada marca disponibiliza diferentes modelos, então, é hora de estabelecer aqueles que têm maiores chances de vender. Mais uma vez, observe as preferências do seu público.

Nem sempre é necessário criar um mix de produtos gigantesco. Você precisa de itens que de fato tenham uma boa saída e aqueles que conseguirá repor no estoque com facilidade, pra que não acabe deixando seus clientes na mão.

Defina os canais de venda

Está quase tudo pronto pra você começar o seu negócio pela internet. Agora, precisa definir de que maneira fará a conexão dos seus produtos com os seus clientes. Você vai trabalhar com um site de vendas online ou vai montar a sua própria loja virtual?

Hoje em dia, também conseguimos criar vitrines e catálogos em redes sociais, como Facebook e Instagram. Dá até para vender pelo WhatsApp! São várias opções para os clientes, mas não é necessário que você trabalhe com todas elas.

O segredo aqui é escolher os canais que estão mais de acordo com o perfil dos seus clientes em potencial. Assim, você terá certeza de que eles serão de fato eficientes pra fazer essa conexão, e que também vão trazer praticidade e uma melhor experiência de compra para o seu público.

Sem falar que a escolha dos canais deve ser feita de acordo com aquilo que você e sua equipe conseguem gerenciar. De nada adianta abrir vários canais se eles não vão funcionar. Muitas vezes, é preferível trabalhar com menos, oferecendo um ótimo atendimento e suporte, pra não acabar cometendo erros ou gerar experiências negativas.

Elabora uma boa jornada para o cliente

Já que estamos falando a respeito de experiência do cliente, pra que você consiga vender online, é muito importante pensar nesse aspecto também.

Uma boa experiência significa:

  • garantir que o seu público consiga interagir com a sua loja sem dificuldade;
  • que encontre tudo de uma forma organizada;
  • que tenha canais de comunicação que funcionam;
  • que receba atenção;
  • consiga fazer pedidos sem problemas;
  • encontre formas de pagamento simplificadas e variadas.

Vale lembrar que a jornada do cliente começa logo no primeiro contato que ele tem com a sua marca. Esse primeiro momento é muito importante pra cativar a atenção dessas pessoas e ganhar a sua simpatia. Então, pense em como acontece essa trajetória desde o contato inicial até a concretização de uma compra e o pós-venda.

Uma boa jornada é composta por processos simples e intuitivos, poucas burocracias e um atendimento diferenciado que faça com que cada cliente se sinta único e especial.

Faça parcerias estratégicas

Se você optar por começar o seu negócio em um site de vendas online, estará fazendo uma parceria. Vai associar o seu trabalho ao de uma empresa e contar com a estrutura que ela disponibiliza pra manter contato com os seus clientes. Por isso, essa parceria precisa ser estratégica.

Pense muito bem na hora de escolher onde você vai anunciar os seus produtos pra ter certeza de que ele oferece todos os recursos necessários pra criar e gerenciar a sua loja virtual. Além disso, deve proporcionar uma experiência positiva para o consumidor.

Mas não se esqueça de que a parceria não se resume ao site de vendas online. Você também vai precisar de fornecedores, e o sucesso do seu negócio depende da atuação deles, pois vão ajudar a manter o seu estoque renovado. O sistema de trabalho dessas empresas fornecedoras, assim como as condições de pagamento e os preços que oferecem, impactam de forma direta as suas entregas para o seu público.

Todos os serviços que serão realizados por outras empresas ou profissionais são parcerias importantes que ajudam a estruturar as suas vendas na internet. Então, não escolha qualquer um. Estude muito bem esses parceiros pra que você tome boas decisões e faça as melhores conexões.

Por que contar com o Magalu Marketplace?

O Magalu também disponibiliza um site de vendas online, e você pode fazer parceria com esse marketplace pra começar a vender os seus produtos pela internet. E o melhor: não é necessário pagar nada pra desfrutar dos recursos e ferramentas que o Magalu oferece!

Hoje, o Magalu é uma das maiores plataformas de vendas pela internet e investe constantemente em tecnologia pra aprimorar a estrutura disponibilizada para os parceiros. Afinal, no Magalu tem tudo que você precisa pra montar a sua loja virtual e gerenciar esse espaço de uma forma descomplicada.

Além de não pagar nada pra fazer o cadastro, você pode divulgar quantos produtos quiser e não tem taxa de manutenção. Essa parceria funciona porque no Magalu você só reverte pra plataforma um pequeno percentual de cada venda quando elas forem realizadas. É assim que a equipe do Magalu consegue continuar aprimorando o site pra que você possa vender cada vez mais!

Você ainda encontra apoio e suporte ao longo de toda a trajetória da parceria. São disponibilizados cursos, treinamentos e diversos conteúdos na Unimagalu, no blog e outros canais. Assim, você pode aprimorar seus conhecimentos e realizar um trabalho cada vez melhor.

Quais as vantagens e diferenciais da parceria do Magalu?

Como viu, uma das vantagens de fazer parceria com o Magalu é que você não paga nada por isso. Ainda, conta com uma plataforma robusta e com tecnologia que acompanha as tendências e demandas do mercado, pra oferecer um atendimento de alta qualidade para os seus clientes.

Além disso, o Magalu é uma marca que as pessoas já conhecem e confiam. Como tem credibilidade no mercado, traz maiores chances de vendas e de sucesso. Isso sem falar que o Magalu tem suas próprias estratégias de marketing, e todos os parceiros estão inclusos nelas.

Os seus produtos participam de campanhas de divulgação de forma automática, sem que você tenha que pagar nada por isso. Mas, se preferir, ainda tem o Magalu Promoções, em que você pode selecionar alguns produtos com descontos e eles podem ganhar um destaque especial em canais de marketing da marca.

Aliás, essa é mais uma vantagem, porque quando você cadastra os seus produtos eles vão aparecer no site de vendas online do Magalu e também no super app, alcançando uma quantidade maior de clientes.

Pra ter um diferencial ainda maior e uma vantagem em relação à concorrência, você pode aderir ao Magalu Entregas. Esse sistema facilita a logística do seu negócio.

Viu só como um site de vendas online não tem nada de complicado? E se você fizer uma boa parceria, ainda vai contar com suporte e treinamento pra se especializar, aprender e ter mais chances de sucesso. Tudo isso sem precisar fazer grandes investimentos nem se preocupar com questões técnicas!

Gostou dessas informações? Então confira outros temas interessantes e úteis como este em nossas postagens nas redes sociais! Estamos no Instagram.