Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

Como vender mais no Natal? 11 dicas pra preparar o marketplace

Para vender Mais

Atualizado em 12 julho 24

14 minutos de leitura

Quando vem chegando o final do ano, os lojistas começam a buscar estratégias pra descobrir como vender mais no Natal. Afinal, a troca de presentes e as confraternizações fazem parte da tradição dessa época — e quem também sai ganhando com isso é o comércio eletrônico, claro!

Mesmo com todo o sucesso da Black Friday, que acontece algumas semanas antes, o Natal continua sendo a data mais importante para as vendas. Traz excelentes oportunidades, ainda mais pra quem é parceiro de um marketplace.

Agora é o momento de preparar a estratégia online pra que você consiga aproveitar ao máximo a data. E é claro que o Magalu vai dar uma ajudinha. Criamos este artigo com ótimas dicas pra você saber como vender mais no Natal em um marketplace. Olha só!

Qual é a importância do Natal para o comércio?

A gente sempre escuta falar que o Natal é a data mais relevante para o comércio. Como os consumidores adquiriram o hábito de fazer compras pela internet, o e-commerce também ganhou o seu espaço e tem alcançado um faturamento bem atrativo nessa época.

Pra você ter uma ideia, entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro de 2019, o varejo digital brasileiro alcançou um faturamento de R$ 14,1 bilhões. Esse valor é de 29,9% mais alto do que em 2018.

Em 2020, as vendas online conquistaram ainda mais adeptos e as pessoas têm procurado de tudo na internet, viu? A pandemia também foi um dos fatores que aumentou as buscas no mundo virtual, já que o distanciamento social era uma medida necessária e várias lojas físicas ficaram fechadas por um tempo.

Mesmo quem não tinha o costume de comprar online acabou cedendo às facilidades promovidas pela internet. Agora que os consumidores encontraram o caminho, chegou o momento de você aproveitar a tendência pra fazer excelentes vendas no Natal.

Como vender mais no Natal usando marketplace?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que não tem como vender mais no Natal se continuar com as estratégias de antes. Essa é uma data especial, por isso, as suas ações também precisam ser especiais e mostrar algo diferente dos meses anteriores. Ficar na mesma e esperar resultados diferentes não é a solução ideal!

Mas não precisa se preocupar, porque não é nada complicado. Você só vai precisar fazer algumas mudanças nas abordagens pra que a sua loja no marketplace seja ainda mais atrativa, e pensar em ideias pra conquistar os clientes. Quer ver só? Selecionamos abaixo as melhores práticas!

1. Faça promoções

Uma das grandes vantagens de vender online é que os lojistas conseguem alcançar preços competitivos. Isso porque seus custos são menores em comparação aos de uma loja física, que requer outros tipos de investimentos. E, se você fizer promoções, vai conseguir chamar ainda mais a atenção do público, certo?

Considere que essa é uma data em que as pessoas fazem muitas compras, então elas estão em busca das melhores oportunidades. Oferecer descontos não só vai atrair a atenção dos clientes, como incentivar a compra de mais de um item, porque dá pra economizar bem.

Antes de qualquer coisa, faça uma pesquisa de mercado pra avaliar o preço praticado pelos seus concorrentes, e depois analise as finanças do negócio pra definir até onde você pode ir com seus valores.

2. Aposte naquilo que traz retornos

Já ouviu falar no princípio de Pareto? Também chamada de lei de Pareto ou regra 80/20, ela mostra uma propensão de resultados. Parece complicado, mas não é, e você pode aplicar isso em sua loja virtual pra vender mais.

Você já deve ter percebido que alguns produtos são seus carros-chefes, certo? Aqueles que têm uma maior procura e que representam uma grande parcela das vendas. Trazendo essa lógica para o princípio de Pareto, 20% de seus produtos são responsáveis por 80% do faturamento.

Sendo assim, pra você não ter dúvidas sobre como vender mais no Natal, a dica é apostar naquilo que traz bons retornos pra sua loja na internet, investindo seu tempo e esforços com maiores chances de ter um bom retorno.

Por exemplo, no Dia das Crianças é esperado que sejam vendidos muitos brinquedos, enquanto os produtos voltados pro público feminino ficam em evidência na época do Dia das Mães. Quais são as suas apostas para este Natal? Essa avaliação é importante pra pensar no estoque, em campanhas de marketing e em vários outros detalhes que vão garantir o sucesso das vendas.

3. Prepare o estoque para as vendas

Falando em estoque, o Natal é uma data que naturalmente aumenta o volume de compras. E se você seguir as dicas anteriores, vai ver o movimento de sua loja crescer ainda mais! Parece muito bom, concorda? Mas só se você tiver estoque pra atender a todos os pedidos.

Também é preciso ter muita atenção com a logística no e-commerce, a fim de que você consiga repor o estoque na medida em que as mercadorias forem vendidas. Então, é muito importante ter certeza de que seu fornecedor consegue suprir a demanda da sua loja.

Quem compra pela internet também quer ter a segurança de que vai receber o produto a tempo, ainda mais pensando nas festas de Natal. Então, tenha muita transparência com os prazos e valores de frete. Faça cálculos que sejam vantajosos para o cliente e que não ofereçam riscos à rentabilidade ou reputação da sua loja.

4. Promova ações de engajamento

Não tem como vender mais no Natal se os seus clientes estiverem longe, totalmente dispersos. O ideal é que, nessa época, eles sejam trazidos para perto engajando ainda mais com a sua loja. Você sabe que existem diversas formas de fazer isso, não é mesmo?

Uma delas é explorando as redes sociais, porque elas ajudam a humanizar o atendimento, além de serem um excelente canal de divulgação dos produtos. Aproveite essas plataformas virtuais para se comunicar com o seu público, movimentar a loja durante esse momento especial e, ainda, analisar os dados gerados.

Do que estamos falando? Cada rede social, por exemplo, fornece informações sobre o alcance do seu perfil. Usar esse tipo de conteúdo a seu favor é uma excelente estratégia, facilitando que você tome decisões relevantes no negócio para melhorar cada vez mais o engajamento.

5. Invista em marketing digital

Reforçando a importância das redes sociais, não dá para deixar de investir em marketing digital a essa altura do campeonato. A grande maioria das pessoas está conectada praticamente o tempo todo na internet e isso com certeza quer dizer que você também precisa marcar presença no ambiente virtual.

Portanto, outra dica de como vender mais no Natal pela internet é produzir conteúdo de qualidade e explorar as principais ferramentas disponíveis para chegar até elas. Uma atitude importante é manter uma boa frequência de posts para que o algoritmo das redes sociais não sabote o seu esforço na sua campanha de Natal.

Porém, evite ficar restrito a essas mídias e pesquise sobre anúncios patrocinados no Google, envie e-mails com novidades para a sua base de contatos, entre outras estratégias de marketing digital.

6. Realize eventos

Você já deve ter recebido convites para algum evento em datas comemorativas. As lojas físicas aproveitam para chamar os seus clientes, fazem uma decoração especial, oferecem brindes etc. A ideia de atrair as pessoas é como um primeiro passo para mostrar os produtos e gerar novas compras.

Ainda que seja uma tradição mais comum em espaços físicos, isso não quer dizer que a sua loja na internet não possa realizar um evento de Natal. Programe uma live, decore o seu espaço virtual seguindo o “espírito natalino” ou crie um evento de promoção, por exemplo, com dia e hora para acontecer. Tudo isso ajuda a chamar atenção e alavancar as vendas!

7. Facilite o pagamento

Como falamos acima, o Natal é um período em que as pessoas normalmente compram muitos presentes e, por isso, o fator financeiro acaba sendo ainda mais importante para muita gente – já que as contas acabam se acumulando.

Pensando em todo esse contexto, vale a pena tentar facilitar o pagamento para que isso não seja um impeditivo na hora do público comprar. Que tal algumas dicas nesse sentido? Vamos lá:

  • ofereça o parcelamento das compras;
  • retire os juros dos parcelamentos, se possível;
  • aumente as opções disponíveis para pagar (boleto, cartões, PIX, QR-code, carteiras digitais etc.).

Não estamos falando para fazer nenhuma loucura, principalmente algo que possa impactar o seu fluxo de caixa ou estabilidade financeira. Porém, essa é uma boa ocasião para flexibilizar um pouco mais as regras de pagamento e apostar no crescimento das vendas.

[rock-convert-cta id=”13275″]

8. Pense em promoções especiais

Além de facilitar o quanto puder a questão financeira, uma estratégia que também funciona bem é a de desconto progressivo — que é um tipo de promoção para incentivar a compra de mais itens. Ou seja, quanto mais o cliente comprar, maior a porcentagem de desconto que essa pessoa vai ter.

Uma ideia que casa muito bem com essa proposta é montar kits presenteáveis, combinando vários produtos que vão aumentar seu faturamento e garantir benefícios para quem está comprando nesse esquema progressivo.

Além disso, você pode melhorar a experiência de compra dos seus clientes oferecendo embalagens especiais, que tragam o tema natalino ou que possam ser utilizadas pra presentear. Também vale oferecer uma segunda embalagem de brinde, que vai junto com a mercadoria. É um detalhe que faz um produto comum se tornar especial.

A ideia é deixar tudo mais especial usando a abordagem do Natal e toda a magia que envolve essa época do ano. Abuse da criatividade para envolver as pessoas, criar senso de urgência, exaltar as utilidades ou qualidades dos seus produtos e, finalmente, convencer a comprar.

9. Faça um planejamento em conjunto com fornecedores

Não pense que apenas você tem interesse em saber como vender mais no Natal, pois quase todo mundo se preocupa com isso e vale aproveitar a oportunidade para negociar melhor com seus fornecedores. Estamos falando de quantidade, preço, prazo de entrega e todos os detalhes que podem influenciar o seu fluxo de vendas.

Fazer esse planejamento em conjunto pode ajudar a garantir que você tenha um diferencial competitivo para impulsionar as vendas. Lembre seus parceiros que quando um ganha, todos ganham também e cheguem a um acordo que seja bom para todas as partes.

10. Ofereça um atendimento mais rápido

Não é hora de perder tempo! Pelo contrário, uma importante dica de como vender mais no Natal é procurar agilizar ao máximo o seu atendimento nessa época para não deixar passar boas oportunidades de venda. Se precisar, fique aberto por algumas horas extras assim como as lojas físicas costumam fazer nos dias que antecedem o Natal, aumentando a dedicação ao seu e-commerce.

Responder uma dúvida de um cliente com agilidade pode garantir que ele não saia da sua loja e vá procurar outra opção. Esteja disponível para atender às pessoas e proporcionar uma experiência ainda melhor. O desafio pode ser grande com a movimentação intensa nessa data, mas acredite que vai valer a pena.

Outra estratégia que facilita o atendimento é criar um FAQ com as perguntas mais frequentes que você já observou que costumam ser feitas. Descreva as dúvidas e as respostas para cada uma delas pra otimizar ainda mais – o mesmo vale para a descrição dos produtos, que, quanto mais detalhada, pode evitar o surgimento de várias dúvidas e demandas no atendimento.

11. Cuide do prazo das entregas

Durante a época do Natal, as pessoas se preocupam muito com a data que vão receber os produtos que compram na internet. Afinal, eles precisam chegar antes do dia pra que possam ser oferecidos para aquela pessoa especial. Inclusive, muitas vezes nem adianta ter um preço super atraente se o produto não chegar no período esperado.

Sendo assim, a sua grande missão é oferecer um bom prazo de entrega pra que os seus clientes se sintam confiantes na hora de fazer as compras. Mas não é só isso, porque disponibilizar frete gratuito também faz toda diferença.

O que pode atrapalhar as vendas no Natal?

Depois de todas essas dicas de como vender mais no Natal, ainda vale a pena chamar a atenção para alguns erros comuns que atrapalham bastante os resultados em marketplaces. A seguir, destacamos quais são eles. Confira!

Atendimento ruim

Uma das dicas de como vender mais no Natal foi justamente sobre oferecer um atendimento rápido, mas esse não é o único cuidado que você precisa ter pra não atrapalhar as suas vendas nessa época do ano. Também é muito importante cuidar de toda a experiência de compra dos clientes, o que inclui a fase de pós-venda.

Esse é um erro que os lojistas às vezes cometem, devido ao fato de que a compra já foi concretizada. Com o pagamento confirmado, fica a impressão de que o cliente já foi conquistado, mas a realidade não é bem assim. Garantir sua satisfação até o final do processo é essencial para que o consumidor volte outras vezes e indique a marca a outras pessoas.

Logo, dê atenção aos clientes que entram em contato na fase de pós-venda e certifique-se de que eles vão receber os produtos em bom estado e no prazo correto, ou até mesmo antes, se for possível. Os processos logísticos precisam funcionar com agilidade, inclusive quando for necessário lidar com trocas e devolução de produtos.

Não fazer divulgação ou fazer divulgação sem estratégia

Por se tratar de uma data muito importante para o comércio, você pode ter a impressão de que as vendas vão aumentar naturalmente no Natal e talvez não seja tão necessário investir em divulgação. Contudo, vale ressaltar que, se a demanda de clientes aumenta, a concorrência também.

Assim, tenha em mente que seus concorrentes certamente têm várias estratégias de como vender mais no Natal, o que inclui uma boa divulgação pra atingir o público-alvo. Se você não fizer o mesmo, seus produtos não terão a mesma visibilidade e o seu negócio vai ficar pra trás na disputa.

Oferecer falsas promoções

Com a popularização das vendas pela internet, os consumidores estão cada vez mais espertos em relação a como todo esse processo funciona, inclusive no que se refere a certas estratégias adotadas pelas lojas online. As pessoas fazem pesquisas em várias plataformas de vendas e comparam preços e produtos em busca do melhor custo-benefício.

Nesse cenário, muitas delas já sabem que não é raro encontrar promoções que parecem boas, a princípio, mas na verdade não são tão vantajosas. Isso acontece muito no período da Black Friday, quando algumas lojas costumam elevar os preços antes da data comemorativa só pra depois poderem anunciar os preços padrão como se estivessem oferecendo um bom desconto.

Por isso, se você quer saber como vender mais no Natal de fato, é melhor não tentar iludir o público com falsas promoções. Os consumidores estão atentos e percebem quando a loja só está tentando atrair clientes sem oferecer condições realmente vantajosas.

É muito mais benéfico para todos se você fizer as contas pra ver quanto consegue dar de desconto nos produtos e ainda garantir uma margem de lucro para o negócio. Desse jeito, você vai ganhar mais clientes e manter a boa reputação da loja online.

Anunciar preços excessivamente baixos

Por falar em promoções, outro erro que pode colocar a perder as suas estratégias de como vender mais no Natal é exagerar nos preços baixos. Um dos motivos é que isso põe em risco o seu faturamento. Afinal de contas, é preciso lembrar que, além do preço de custo do produto, ainda existe a porcentagem que é cobrada como taxa do marketplace.

Se você não levar esses fatores em consideração na hora de precificar as mercadorias, é possível que a loja fique sem lucro. Nesse caso, vender mais itens não vai fazer diferença nas finanças do negócio.

Outro motivo importante pra não oferecer preços exageradamente baixos é que isso pode gerar desconfiança no público. Isso porque, embora as pessoas busquem promoções e descontos, valores que fogem muito da média encontrada no mercado parecem suspeitos, não inspiram confiança.

Como acontecem muitas tentativas de golpe no ambiente online, os consumidores podem pensar que não é seguro comprar de anunciantes que oferecem vantagens demais, pois isso seria uma tentativa de atrair vítimas. O ideal, então, é anunciar promoções e descontos realistas, que são bons pra ambas as partes.

Falhas nos cadastros dos produtos

Para potencializar os resultados das dicas que trouxemos sobre como vender mais no Natal, é fundamental não errar na hora de cadastrar as mercadorias no marketplace. Lembre-se de que a página do produto é a sua maneira de informar aos consumidores todos os dados relevantes para a decisão de compra, já que eles não têm um vendedor pra tirar dúvidas pessoalmente.

Assim, certifique-se de que o título do anúncio é claro e objetivo, bem como de que os detalhes — como tamanho, cor, material, peso, acessórios incluídos na embalagem e outras especificações — foram explicados na descrição do produto. Também é muito importante utilizar fotos de boa qualidade e que mostram os itens em diversos ângulos, não deixando dúvidas sobre de que se trata.

Uma foto que não condiz com a descrição da mercadoria é mais do que suficiente para alguém desistir da compra. O mesmo vale pra descrições que trazem poucas informações. As pessoas precisam ter certeza de que vão receber exatamente o que elas desejam. Por isso, erros nos cadastros tendem a prejudicar as vendas.

Falta de planejamento

Pra colocar em prática todas as dicas de como vender mais no Natal, você não pode cometer o erro de não planejar todos os processos com uma boa antecedência. Providenciar estoque, logística e marketing, além de definir preços e promoções, são tarefas que precisam de tempo pra serem executadas com sucesso.

Por esse motivo, evite fazer tudo às pressas pra que você possa dar a atenção devida a cada etapa. Esse é um cuidado que vale tanto para o período do Natal quanto para os outros momentos de vendas sazonais ao longo do ano.

Viu só como vender mais no Natal não é uma tarefa impossível? Você já conta com a vantagem de essa data ser especial para o comércio, então, seguindo nossas dicas, vai dar pra preparar muito bem a sua loja no marketplace, atrair mais público, alcançar a satisfação dos clientes e obter um excelente faturamento.

E aí, gostou dessas dicas de como vender mais no Natal? Temos muitas outras pra compartilhar com você! Siga as nossas redes sociais e fique de olho nas postagens para não perder nenhum conteúdo. Estamos no Instagram!