Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

Quer vender bijuteria online? Veja por onde começar

Marketing e vendas

Atualizado em 7 novembro 24

10 minutos de leitura

Você sabe fazer colares, pulseiras, anéis e demais acessórios? Então, por que não começar a vender bijuteria online? Monetizar alguns dos seus hobbies é uma ótima ideia pra ter uma grana extra ou, até mesmo, fazer disso a sua principal atuação profissional. Assim, dá pra trabalhar com algo que você ama e ter mais satisfação na carreira.

Não sabe o que fazer pra começar a vender bijuteria online? Não se preocupe, porque vamos ajudar você nessa nova jornada. Acompanhe este post e fique por dentro de boas dicas para caprichar nos serviços e produtos!

Como é o mercado de venda de bijuterias?

Vender semijoias ou bijuterias é um ótimo investimento na atualidade, tendo em vista que é possível criar estratégias pra alcançar o público que se interessa por esses produtos com muito mais facilidade, agora que muita gente tem mais acesso à internet.

Mas não estamos dizendo isso da boca pra fora, afinal, os números não deixam mentir. Só no ano de 2020, as vendas de acessórios pessoais pela internet alcançaram faturamento de US$ 15 bilhões. Em 2021, os setores de moda e beleza continuaram liderando as vendas no e-commerce brasileiro, com 19% do total de pedidos.

Por isso, dá pra considerar o mercado de venda de bijuterias um ótimo espaço para crescer profissionalmente. Só que, pra isso, você vai precisar adotar as melhores práticas e aprender a inovar nos seus serviços, estando sempre por dentro do que os clientes desejam, ok?

Como começar a vender bijuteria online?

O primeiro passo pra se preparar para essa jornada é saber a importância de deixar claro para o comprador o que você está vendendo. Afinal, trabalhar com acessórios, principalmente na internet, pode fazer com que alguns clientes se confundam se estão levando uma joia, sem joia ou bijuteria.

Com informações claras, você consegue atrair os clientes ideais pra sua loja e fazer com que eles fiquem satisfeitos com os produtos. Quer ver mais dicas pra se sair bem nas vendas? Então, anote estas aqui!

Escolha bons fornecedores

A qualidade do material com o qual você trabalha faz toda diferença nas suas vendas. Por esse motivo, é importante analisar bem em quem está confiando pra comprar a matéria-prima e fazer suas bijuterias.

Contar com bons fornecedores na sua loja é importante para evitar dores de cabeça. Você logo vai perceber como ter uma boa comunicação com quem oferece o material para o seu trabalho ajuda a combinar prazos, evitar atrasos e reduzir os problemas.

Marque presença online

Fique de olho também na sua presença online. Ter perfis nas redes sociais, um site ou até mesmo um blog é muito eficiente pra se comunicar com os clientes. Além do mais, o investimento em marketing digital faz com que mais pessoas possam encontrar você na internet.

Isso sem contar que os custos são baixos nesses tipos de anúncio, e é possível ter um retorno muito positivo. Por esse motivo, não perca a chance de se destacar no mundo virtual e estude as suas possibilidades.

Capriche na escolha de onde vender

Pra começar a vender bijuteria online, também é preciso escolher um espaço pra exibir os produtos. Atualmente, você tem duas alternativas que se destacam: o marketplace e o e-commerce.

No e-commerce, vai ser necessário criar o seu próprio espaço online pra comercializar os produtos da sua loja. Aqui, é muito valioso cuidar da segurança do site e da proteção dos dados dos clientes pra obedecer corretamente às leis e evitar o vazamento de informações.

Já no marketplace, você encontra tudo prontinho pra começar a vender, só precisa cadastrar os seus produtos. Essa é uma plataforma já conhecida na internet, que reúne um monte de lojas diferentes, como se fosse um shopping virtual.

Esse é o caso do Magalu Marketplace. Como uma empresa bem consolidada no mercado, resolvemos expandir os nossos negócios e abrir espaço pra que novos parceiros possam vender produtos em nossa plataforma.

Assim, os clientes podem encontrar uma grande variedade de itens, enquanto as lojas aproveitam uma maior visibilidade e podem aumentar as vendas com menos burocracias pra se preocupar.

Escolha a plataforma de venda ideal

Você viu que dá pra vender bijuteria online criando a sua própria loja ou se cadastrando em um marketplace. Nos dois casos, é preciso ter bastante atenção na hora de escolher a plataforma onde você vai montar a sua loja virtual pra que ela fique bem estruturada.

Vamos começar com a opção do e-commerce. Existem muitas empresas que disponibilizam planos pra você criar a sua loja virtual. Elas oferecem a estrutura pra montar o seu próprio site. Nesse caso, há uma variação de valores conforme o tipo de plano escolhido e diferenças entre os recursos e ferramentas oferecidos em cada um, as opções de integração, entre outros detalhes mais técnicos.

Geralmente, essas empresas não oferecem suporte de técnicos para fazer o serviço. Na verdade, você terá que correr atrás de tudo isso pra colocar os produtos no ar e acertar cada detalhe pra loja funcionar perfeitamente.

É preciso ter cuidado ao escolher quem vai prestar esse serviço pra que você tenha tudo aquilo que precisa pra manter uma boa relação com os seus clientes, além de encontrar facilidades na hora de gerenciar o seu negócio.

A segunda opção é aderir ao marketplace, certo? Aqui, também é muito importante ter cuidado porque você vai encontrar várias alternativas de empresas que trabalham com esse modelo de negócio. Porém, existem variações em aspectos importantes, como:

  • os recursos oferecidos pela plataforma;
  • o percentual cobrado sobre as vendas;
  • a tecnologia da plataforma;
  • as possibilidades de integração;
  • a confiança que o público tem na marca;
  • o suporte e apoio oferecidos ao vendedor.

Escolha uma plataforma que seja sua parceira pra que você não encontre dificuldades na hora de vender suas bijuterias online e consiga alcançar um público maior.

Como se destacar entre os concorrentes?

Gostou da ideia de vender bijuteria online? Então, agora é hora de planejar como sair na frente da concorrência. Pra isso, dê uma olhada em algumas dicas estratégicas pra se destacar no mercado!

Venda produtos de qualidade e diferenciados

A qualidade dos produtos é o que mais vai cativar os seus clientes. Afinal, por mais que o atendimento seja ótimo, se as pessoas não encontram bijuterias duradouras e com uma boa aparência na sua loja, dificilmente voltarão a fazer negócio.

Outro ponto que vai ajudar é a oferta de produtos diferenciados. Isso tem um grande potencial pra atrair novos clientes e ganhar a preferência no mercado, mesmo diante de diversas outras lojas que atuam no mesmo segmento que você.

Dessa forma, capriche na escolha dos fornecedores e na confecção dos produtos, entregando muita qualidade. Além disso, abuse da criatividade pra criar bijus estilosas e que atendam a vários gostos.

Faça bons cadastros de produtos

Na hora de cadastrar os seus produtos online, também é importante ter capricho e cuidado com os detalhes. O ideal é que todos os itens sejam bem descritos, pra que o cliente consiga saber o que está levando, mesmo sem ter o contato físico antes de realizar a compra.

Existem dois aspectos que requerem a sua atenção na hora de fazer o cadastro dos seus produtos. Um deles é pra promover o encantamento do cliente. O outro, pra garantir que essas pessoas consigam encontrar suas peças com mais facilidade na internet.

No primeiro caso, você precisa acrescentar imagens que valorizem as suas bijuterias. Não se esqueça de que o cliente vai conhecer o seu produto pelas fotografias que você mostrar pra ele. Então, elas devem despertar o desejo de compra, transpassar qualidade e valorizar o seu produto.

Além do mais, procure fazer fotografias com uma boa qualidade. Garanta que a pessoa conseguirá ver os detalhes da peça. Escolha um bom fundo pra que a bijuteria se destaque.

No segundo caso, tenha atenção ao modo como você apresenta e descreve as peças. É importante usar palavras-chaves nos títulos das bijuterias pra ter maiores chances de aparecer nos resultados de busca, por exemplo.

Também procure fazer uma descrição detalhada, criando um texto pra cada uma das suas peças. Explique quais foram os materiais utilizados, as cores disponíveis, traga algumas sugestões de uso e qualquer outra informação que seja relevante para o seu cliente e, ao mesmo tempo, ajude a criar um texto que possa ser encontrado pelos motores de busca.

Uma dica muito importante: evite copiar e colar essas descrições. Por mais que sejam produtos parecidos, use a sua criatividade pra elaborar um texto diferente pra cada um — porque assim você ganha a confiança dos motores de busca, já que eles não gostam muito de plágio.

Tenha uma boa estratégia de marketing

Como você viu, o marketing é uma das estratégias-chave pra conquistar um bom espaço no mercado das bijuterias. As fotos de boa qualidade deixam os produtos atraentes para o público e também podem ajudar na divulgação. Você pode fazer isso por meio dos nomes que coloca nelas, por exemplo, explorando palavras-chave estratégicas.

Além disso, esteja onde o seu público-alvo costuma frequentar. Faça uma pesquisa e veja quais são as redes sociais que os seus clientes ideais mais acessam e entenda como eles consomem canais de mídias e conteúdos. Assim, é só se adaptar a essas preferências pra agradá-los.

Quer ver outra maneira de garantir uma boa estratégia de marketing? Aposte na definição da persona. Esse deve ser um dos primeiros passos na hora de traçar um plano de ação pra atrair novos clientes e fidelizá-los. Afinal, você precisa entender o seu público pra saber como se comunicar com ele.

Preocupe-se com o pós-venda

O que você pretende fazer depois que o cliente fechar negócio com a sua loja? Cuidar do atendimento pós-venda é outra forma de se destacar e garantir a preferência do público.

Uma dica? Sempre mantenha o contato com os seus clientes, mandando mensagem pra perguntar se eles gostaram da experiência de compra e se têm alguma sugestão ou dúvida.

Planeje a estratégia da sua loja

Essa também é uma das primeiras medidas que você precisa adotar antes de começar a vender bijuteria online. Ela vai evitar ações improvisadas e do tipo “dar tiro pra todos os lados”, entende?

Pra começar do jeito certo, é essencial saber quais são as metas e objetivos do seu negócio e o modo como ele deve funcionar. Nesse planejamento estratégico, deve conter, por exemplo, os tipos de produto que você vai oferecer, se vai trabalhar apenas com os bijus ou disponibilizar outros tipos de acessório. Talvez, itens pra ajudar na organização e no armazenamento das bijuterias sejam uma boa ideia.

É interessante estudar sobre Direito do consumidor, pensar em uma política de trocas, planejar ofertas e promoções, além de se antecipar às grandes campanhas de venda do varejo. Procure se organizar e definir como você vai impactar os seus clientes durante a Black Friday, o Natal, o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, entre outras datas que ajudam a movimentar as vendas pela internet.

Tenha preços competitivos

Você não precisa reduzir ao mínimo a sua margem de lucro para trabalhar com preços competitivos. Calma, não estamos falando sobre desvalorizar a sua mercadoria, mas de oferecer um custo-benefício que seja interessante para os seus clientes e que garanta a viabilidade do seu negócio! Afinal, você precisa ganhar dinheiro, né?

Encontrar bons fornecedores pode ajudar bastante na precificação das suas peças. Assim você economiza na compra dos materiais de confecção e minimiza o custo de produção. Também é interessante reduzir outros gastos que você terá com seu negócio pra que o custo de manter no ar não seja muito alto.

Aqui, o marketplace vem como um grande aliado porque não é necessário pagar mensalidades, como no caso de ter uma loja própria. Com uma boa parceria, você não paga nada pra manter os seus produtos no ar — apenas a taxa de venda.

Mesmo assim, é importante ser razoável na hora de calcular o seu próprio lucro. É mais interessante trabalhar com uma taxa modesta e acessível para os seus clientes, mas que garanta o alcance de um público maior. Assim, você acaba fazendo mais vendas e tem um bom faturamento sem precisar praticar preços muito altos.

Diversifique os canais de vendas

Ao diversificar os canais para vender bijuteria online, você tem mais chances de alcançar um público maior, pois estará divulgando os seus produtos em lugares diferentes. Em um deles, as pessoas terão contato com suas mercadorias.

Hoje em dia, além da loja virtual própria e do marketplace, podemos usar as redes sociais pra vender. Algumas trazem a possibilidade de criar a própria loja, mas há também o sistema de vendas internas desses sites e grupos ou comunidades onde você pode fazer a divulgação do seu trabalho.

O WhatsApp é mais uma ferramenta interessante pra vendas. A versão empresarial do aplicativo permite a criação de um catálogo para que você possa vender por ali, e o sistema de cobrança facilita receber os valores.

Com estas dicas, você vai conseguir tirar de letra a missão de vender bijuteria online. Só preste atenção pra se preparar bem antes de começar, combinado? Desse jeito, é possível garantir tudo o que você precisa pra que a loja seja um sucesso de vendas.

Conte com o Magalu nessa jornada! Aproveite a visita e veja como você pode vender no nosso marketplace!