Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

6 ideias de produtos para vender na Black Friday

Marketing e vendas

Atualizado em 29 agosto 24

5 minutos de leitura

Para quem trabalha com varejo, as vendas sazonais são uma excelente oportunidade de atrair mais clientes e aumentar o faturamento da loja. Por isso, é importante começar a preparar com antecedência o catálogo de produtos pra vender na Black Friday e se beneficiar de toda a atenção que essa data recebe.

Como são várias as possibilidades, reservar um bom tempo pra decidir e providenciar tudo ajuda a reduzir os erros e potencializa as chances de atingir as metas de vendas. Assim, o seu negócio vai ter um bom desempenho e o mínimo de problemas ao longo do processo.

Então, ainda não sabe quais são as melhores ideias de produtos pra vender na Black Friday? Preparamos este post pra trazer algumas dicas, além de outras informações sobre a data. Acompanhe!

Porque a Black Friday é tão relevante para o comércio digital?

Uma das datas mais importantes para o varejo, a Black Friday se populariza mais a cada ano que passa, atraindo consumidores de todos os perfis. Paralelamente, um número crescente de pessoas se habitua a comprar pela internet, ainda mais desde o período mais crítico da pandemia de Covid-19, quando muitas lojas permaneceram fechadas.

Tudo isso faz com que a Black Friday seja um dos momentos mais relevantes do ano pra quem trabalha com o comércio eletrônico. As vendas tendem a aumentar até mesmo nas semanas que antecedem a data, que é sempre na última sexta-feira do mês de novembro.

Com tantas promoções e descontos disponíveis na Black Friday, o comércio digital tem a vantagem de permitir que os consumidores visitem várias lojas ao mesmo tempo, o que também facilita a comparação de preços. Desse jeito, as pessoas têm uma maior tranquilidade pra encontrar o que precisam e comprar mais.

Qual é a importância de ter estratégias adequadas na data?

Para aproveitar todas as possibilidades que a Black Friday oferece, é fundamental ter bastante organização e estratégias pra lidar com o aumento no volume de vendas. Do contrário, você vai se sobrecarregar e corre o risco de não oferecer uma boa experiência de compra aos clientes, prejudicando não só as vendas, mas a imagem do seu negócio.

Nesse sentido, quem vai vender na Black Friday tem que definir com antecedência qual é a sua linha de produtos no marketplace, bem como encontrar fornecedores e abastecer o estoque. Além disso, deve manter um bom controle do estoque pra não correr o risco de anunciar produtos que não constam nele.

Outro fator que merece atenção é a logística das entregas. Uma vez que os consumidores esperam agilidade, você precisa contar com um serviço de entregas seguro e eficaz pra cumprir os prazos e deixar os clientes satisfeitos. Estratégias como essas são essenciais pra sua loja alcançar bons resultados.

Quais são os melhores produtos para vender na Black Friday?

De certa forma, é possível dizer que dá pra vender praticamente de tudo na Black Friday. Afinal de contas, a data é tão popular no varejo que empreendedores dos mais variados nichos de mercado aproveitam pra divulgar descontos e promoções a fim de aumentar o faturamento.

Mesmo assim, existem algumas categorias de produtos que são mais procuradas nesse período e, por essa razão, estão entre as melhores pra você vender na Black Friday. A seguir, listamos quais são elas.

1. Eletrodomésticos

Para muitas pessoas, a Black Friday é a oportunidade perfeita de comprar eletrodomésticos pra substituir os antigos e/ou equipar um pouco mais a cozinha. Geladeira, fogão e máquina de lavar roupa, por exemplo, são produtos indispensáveis que normalmente pesam no bolso, mas que podem sair muito mais baratos graças aos descontos da Black Friday.

2. Eletrônicos

Os eletrônicos estão entre os produtos que são tendências de vendas para marketplace em qualquer época do ano. Computadores, smartphones e televisores são alguns exemplos de itens que estão sempre em alta e são substituídos com certa frequência pelos usuários, o que também impulsiona as vendas. Logo, essa é mais uma categoria que vale a pena vender na Black Friday.

3. Vestuário e acessórios

Comprar roupas, calçados e acessórios, como bolsas e cintos, pela internet tem se tornado um hábito cada vez mais popular. Com a proximidade das festas de fim de ano, já que a Black Friday acontece no final de novembro, o momento é ideal pra atrair clientes com bons descontos e conseguir até mesmo movimentar o estoque parado.

4. Artigos para o lar

Desde que as pessoas começaram a passar mais tempo em casa, devido à pandemia de Covid-19 e o aumento de profissionais trabalhando em home office, cresceu a necessidade de tornar o ambiente mais confortável e agradável. Assim, móveis e objetos de decoração são mais alguns tipos de produtos interessantes pra vender na Black Friday.

5. Produtos de beleza

Pesquisas indicam que o Brasil é um dos maiores mercados de produtos de beleza e cuidados pessoais do mundo. Se a busca por esses itens já é bastante alta durante o ano todo, a chegada da Black Friday potencializa ainda mais as vendas, especialmente na internet.

É interessante investir, inclusive, nos produtos com composição mais natural, que não são testados em animais e nos veganos. Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação a esses temas e valorizam empresas que se preocupam em oferecer produtos alinhados a seus ideais.

6. Artigos de entretenimento

O entretenimento pessoal e com a família é mais um motivo que leva as pessoas a comprarem mais na Black Friday. Produtos como livros e games, por exemplo, costumam vender bastante. Além disso, quem se interessa por esses artigos dificilmente adquire apenas um item, o que ajuda a elevar o ticket médio.

Como você pode ver, existem várias excelentes opções de produtos pra você vender na Black Friday e faturar ainda mais com a sua loja. Portanto, não perca tempo e comece a montar o seu catálogo com antecedência. Seguindo as nossas dicas, você certamente vai aproveitar essa data ao máximo pra vender mais na internet e obter ótimos resultados.

O conteúdo deste post foi útil pra você? Temos outro material que também pode te ajudar bastante. Baixe o nosso e-book Passo a Passo para Fidelizar o Consumidor Digital e confira estratégias imperdíveis!