Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

Catálogos de marketplace: descubra como estruturar os cadastros

Marketplace

Atualizado em 9 maio 24

6 minutos de leitura

A categorização de produtos é uma das práticas mais importantes para o sucesso de uma loja virtual, pois garante uma estrutura organizada e previsível pra navegação do cliente. Por isso, elaboramos este artigo pra falar sobre a importância dos catálogos de marketplace. 

Assim, você fica sabendo as melhores práticas pra estruturar o catálogo da sua loja, de maneira eficiente, atrativa e organizada. E pra não ficar nenhuma dúvida sobre o tema, reunimos aqui as curiosidades mais importantes, com um passo a passo completo pra estruturação do seu catálogo de vendas. Então, não fique de fora e acompanhe!

Qual a importância dos catálogos de produtos no marketplace?

A catalogação nada mais é do que o cadastramento e a classificação dos produtos de acordo com suas características. É essa prática que permite a indexação dos seus itens ao marketplace. Quando feita de maneira certa, você garante que os clientes encontrem as mercadorias que procuram. 

E o contrário também é verdadeiro. Sem uma boa catalogação, os produtos ficam “invisíveis” na plataforma, pois não podem ser rastreados de acordo com os filtros de pesquisa, já que esses dados não foram informados durante o cadastro. Mas como sempre, a melhor forma de entender um conceito é visualizar ele na prática. Imagine duas lojas virtuais. 

A Loja A faz a catalogação correta, cadastrando o produto por completo, informando cor, tamanho e outras características relevantes durante a descrição de produtos. Já a Loja B não realiza esse processo de maneira eficaz, pois apenas cadastra o produto pelo seu nome, sem informar as características relevantes da mercadoria.

Agora, digamos que o produto cadastrado por essas lojas era um tênis da cor azul. Então, um consumidor acessa o marketplace em busca de uma mercadoria com essas mesmas especificações. Ele utiliza o filtro de pesquisa pra mostrar apenas os itens que correspondam àquilo que ele procura, neste exemplo, tênis azuis. 

Embora ambas as lojas cadastrem o mesmo produto, apenas o tênis da Loja A será apresentado ao cliente de acordo com a pesquisa, porque ela catalogou conforme as características citadas, permitindo que a mercadoria seja encontrada pelo consumidor mais facilmente. Percebe? Essa é a importância da catalogação em marketplace. 

É um processo de etiquetagem digital, em que você comunica pra plataforma quais são as características do seu produto. E a plataforma utiliza todas essas informações pra apresentar os seus produtos aos clientes, aumentando o alcance e permitindo vender mais

Além disso, a catalogação permite que a plataforma agregue o seu produto em campanhas e eventos. Com a chegada da Copa, aumentam as promoções de produtos esportivos. Se você tem esses itens bem catalogados, o marketplace identifica as mercadorias e agrega elas às campanhas promocionais, aumentando o seu alcance e alavancando os resultados. 

Como estruturar o processo de catálogo de produtos online?

A estruturação pode variar de acordo com os marketplaces que você utiliza. No entanto, é comum que exista um certo padrão, pois isso facilita o uso de ferramentas integradoras, que permitem o cadastramento de produtos em volume. Mas de uma maneira geral, há três fatores fundamentais pra anúncios de sucesso: as categorias, as descrições e as imagens. 

A começar pelas categorias, que são o aspecto mais importante pra indexação e visibilidade dos seus produtos. Isso é importante porque muitos consumidores gostam de navegar e comprar utilizando os filtros de pesquisa dos marketplaces, que tornam a experiência de compra muito mais fácil e intuitiva. 

Por isso, é fundamental classificar os produtos de maneira adequada, aumentando as chances de os seus itens serem encontrados pelos consumidores ideais. Em seguida, vem uma boa descrição. Não precisa encantar com um enorme argumento de venda. Na realidade, o objetivo da descrição é deixar o consumidor bem informado sobre as especificações da mercadoria.  

Inclusive, essa é uma parte tão importante que dedicamos um texto exclusivo sobre o tema, destacando os principais erros na descrição de produtos e como evitá-los. No fim das contas, uma das melhores formas de construir boas descrições é se colocar no lugar do consumidor, pensando no que você gostaria de saber se estivesse fazendo a compra.

Por fim, mas muito importante, invista em boas imagens. De nada adianta ter produtos bem catalogados, com descrições e títulos perfeitos, se o cliente não consegue visualizar a mercadoria. As fotos devem ter boa qualidade e clareza, tanto pra instigar o interesse do consumidor quanto pra evitar que ele fique com dúvidas sobre o item. 

Inclusive, uma dica interna é preferir imagens em que o seu produto está em evidência, com o fundo preferencialmente branco. Esse simples detalhe já faz uma enorme diferença, pois garante que a mercadoria seja o ponto de atenção da imagem, evitando distrações que possam desestimular a compra. 

Como cadastrar os produtos no marketplace do Magalu?

No Magalu, todo tipo de produto tem uma ficha padrão pras suas especificações. Por exemplo, se você vai cadastrar um micro-ondas, existe um modelo específico pra inserir as mesmas informações em todos os micro-ondas cadastrados no marketplace. Isso também vale pra TVs, tênis, videogames e afins. 

Sendo assim, cada produto tem uma ficha padrão a ser preenchida de acordo com o tipo da mercadoria. Dessa forma, o Magalu consegue garantir maior padronização e qualidade, tanto para o parceiro quanto para o consumidor durante a jornada de compra.

Além disso, outra dica muito importante é atentar às informações obrigatórias. Por exemplo, os períodos de garantia, as certificações e as dimensões. E aqui, vale fazer um destaque especial pras certificações. No Brasil, existem, pelo menos, quatro órgãos reguladores que são bastante rígidos na supervisão do mercado: a Anatel, a Anvisa, o Inmetro e o Mapa. 

Todos esses órgãos fazem varreduras nos catálogos dos marketplaces, analisando se os produtos apresentam as certificações, quando necessário, para o consumidor. Por isso, é muito importante pesquisar se os itens que você está cadastrando precisam dessa necessidade na loja virtual, justamente pra evitar problemas com os seus anúncios. 

Além disso, é muito importante ter atenção às frases obrigatórias em determinados produtos. Por exemplo, se você vai catalogar uma bebida alcoólica, é fundamental cadastrar na descrição a frase de que esse produto é proibido pra menores de 18 anos. Por isso, tenha uma noção clara de tudo que é exigido para o cadastramento das suas mercadorias.

Outro ponto muito importante é o cadastro das dimensões, pois essas informações são fundamentais para o cálculo do frete. Por isso, é preciso aplicar uma atenção especial no cadastramento desses dados, justamente pra evitar divergências que possam prejudicar a experiência de compra do seu cliente. 

Como você pôde ver, contar com catálogos de marketplace é uma prática positiva, não apenas para o alcance e a visibilidade dos seus produtos, mas também pra regularidade da sua atuação no mercado.

Agora que você tem uma boa noção sobre a catalogação, aproveite o momento pra estruturar a sua loja com maior referência no tema. Para isso, basta acessar nossa página e tornar-se um parceiro Magalu!