Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

Descubra como fazer a integração do e-commerce e marketplace

Marketplace

Atualizado em 10 junho 24

9 minutos de leitura

O que você acha de vender em e-commerce e marketplace? Não há a necessidade de usar apenas um ponto de venda on-line quando se pode aproveitar todos os benefícios dessa integração.

A preferência por lojas virtuais no país se mantém forte, atingindo quase 50 milhões de consumidores brasileiros, de acordo com o levantamento Webshoppers 46, feito pela NielsenIQ|Ebit com a Bexs Pay.

Sendo assim, nada melhor do que utilizar todas as ferramentas possíveis para aproveitar essa tendência e alavancar as vendas. Para isso, a integração entre e-commerce e marketplace é uma excelente solução.

Neste post, saiba mais sobre como tudo isso pode funcionar e quais as vantagens de vender nesses dois canais!

[rock-convert-cta id=”13643″]

É possível integrar e-commerce e marketplace?

Desde já, saiba que nada impede você de integrar e-commerce e marketplace. A chave da questão é como fazer isso da melhor maneira para garantir que o seu negócio se destaque cada vez mais. Por isso, o planejamento vai fazer toda a diferença.

Mas, antes de tudo, é importante conhecer melhor a diferença entre e-commerce e marketplace. Afinal, existem diversos fatores que mudam entre esse dois canais de venda, como:

  • personalização: ter o seu próprio site permite customizar os elementos visuais e reforçar a identidade da marca;
  • praticidade: por outro lado, usar uma plataforma pronta poupa tempo, recursos e planejamentos;
  • público-alvo: no e-commerce, é comum que cheguem mais consumidores com intenção de compra, enquanto no marketplace a maioria dos clientes está nos primeiros contatos com o seu negócio;
  • tráfego: o marketplace é como um shopping virtual, que recebe um grande volume de acessos, o que é favorável para as lojas que estão presentes na plataforma.

Ao usar o e-commerce integrado com marketplace, o que o seu negócio ganha é a oportunidade de aproveitar as vantagens de ambos os canais de venda. Desse modo, a sua empresa só tende a aumentar as chances de entrar em contato com os consumidores e conquistar um público cada vez mais fiel.

Quais são as vantagens de integrar e-commerce e marketplace?

Para entender melhor porque é uma boa ideia investir no uso do e-commerce e marketplace, vale a pena conhecer, com detalhes, as vantagens dessa iniciativa. Lembre-se de que avaliar os prós e contras é um passo importante para tomar qualquer decisão.

Aumento das vendas

Para começar, uma das principais consequências de integrar e-commerce e marketplace é o aumento das vendas. Quando essa união é feita com um bom planejamento estratégico, as chances de sucesso só tendem a crescer.

Isso porque você eleva as oportunidades de venda ao usar mais de um canal. No marketplace, é possível atender às pessoas que estão em busca de um produto específico, mas não têm uma marca preferida ou querem conhecer novos negócios.

Com o alto volume de visitantes em um marketplace, é possível fazer com que ainda mais pessoas conheçam o seu negócio. Tudo isso sem deixar de lado o seu próprio espaço, no qual os clientes já fiéis ou as pessoas que chegaram à sua loja por indicação, pelas redes sociais ou por outros espaços, também podem fazer as compras.

Maior alcance

O aumento de vendas com a integração do e-commerce ao marketplace se dá, principalmente, pelo maior alcance ao público. Essa visibilidade, quando bem trabalhada, tem de tudo para garantir bons retornos.

Uma plataforma de marketplace é capaz de receber cerca de 100 milhões de acessos por mês, como é o caso do Magalu Marketplace. Sendo assim, essa é uma estratégia econômica, prática e bem-sucedida para garantir que mais pessoas conheçam a sua marca e os seus produtos.

Vale destacar também a diversidade do público que acessa o marketplace. Enquanto o e-commerce pode direcionar as estratégias para um público-alvo, as plataformas podem ajudar a ampliar as pessoas que o negócio alcança e favorecer a gestão de clientes.

Reconhecimento da plataforma

Se você está se perguntando porque os marketplaces têm tantas visitas, a resposta é simples: pelo reconhecimento da empresa no mercado. As plataformas são criadas, muitas vezes, por negócios de grande porte com uma trajetória consolidada entre o público.

Por conta disso, existe a credibilidade da plataforma, que atrai os consumidores. A parceria com empresas reconhecidas no mercado, por sua vez, só tem a acrescentar ao seu negócio. Afinal, os potenciais clientes podem ver a sua loja como um bom lugar para comprar, justamente por já terem afinidade com a empresa do marketplace.

Mais confiança

Esse reconhecimento também faz com que os clientes se sintam mais protegidos contra golpes e demais contratempos que podem ocorrer durante a realização das compras. Um marketplace transmite confiança, credibilidade e segurança para consumir on-line — e isso se torna um critério a menos com que se preocupar.

Até mesmo as lojas ganham bastante com parcerias em marketplaces seguros e confiáveis. É possível, por exemplo, garantir que os próprios dados estão protegidos, que as vendas vão acontecer com menos gargalos e que existe um suporte para solucionar eventuais problemas.

Desse modo, a confiança que as vendas no marketplace oferecem se torna um dos fatores principais para investir na integração. Afinal, mais uma vez, é possível notar como essa escolha traz mais vantagens para o seu negócio.

Melhor posicionamento no mercado

Diga-me com quem andas e te direi quem és. Essa é uma frase popular que revela a importância de escolher bem quem será a sua companhia e quais são os seus parceiros de negócio.

Unir-se a quem tem reconhecimento, credibilidade e espaço para as suas vendas faz toda a diferença. Esse é um benefício que ajuda a melhorar o seu posicionamento no mercado e fazer com que a sua loja seja mais conhecida por uma boa imagem.

Até mesmo no que diz respeito às estratégias de (SEO) é possível ter vantagens. Afinal, os marketplaces recebem um tráfego orgânico muito mais alto, o que aumenta as chances de os seus produtos aparecerem como resultados nas pesquisas em sites de busca.

Novamente, quanto melhor o lugar em que a sua marca se posiciona, mais visibilidade positiva ela ganha. Essa é uma vantagem para atrair e conquistar ainda mais clientes e fazer o seu negócio crescer constantemente.

Estrutura de vendas pronta

Outra das principais vantagens que você precisa considerar sobre a integração entre e-commerce e marketplace é a praticidade. Com uma plataforma já pronta para cadastrar os seus produtos, você não tem muito trabalho para começar a vender.

Sendo assim, o tempo de adaptação é curto, a parceria pode ser formada rapidamente e todo o seu faturamento pode começar a aumentar sem muito esforço. Até mesmo a gestão da sua loja na plataforma de marketplace é prática, principalmente quando você opta por uma boa integração.

Ou seja, ter ao seu dispor uma estrutura pronta só traz mais vantagens de venda e administração do negócio. Esse é um fato que ajuda a esclarecer as dúvidas e diminuir os receios de quem acha que vai precisar lidar com muita coisa de uma só vez ao investir na integração.

Retorno financeiro

O retorno financeiro para qualquer investimento é fundamental na hora de fazer uma escolha. Afinal, ele diz respeito aos custos e benefícios que uma decisão envolve e aos riscos para a empresa.

Para começar, os gastos com a integração são baixos. Tudo o que a sua loja precisa pagar é a porcentagem das vendas cobrada pela plataforma de marketplace. Sendo assim, esse é um investimento de custos bastante pequenos.

Além disso, ao usar boas estratégias para valorizar a sua empresa dentro do marketplace, é possível vender ainda mais. Desse modo, o retorno financeiro também tende a aumentar conforme a visibilidade e a credibilidade da sua loja crescem dentro da plataforma.

Em outras palavras, as vantagens financeiras da integração entre e-commerce e marketplace não giram apenas em torno do aumento das vendas. O controle dos custos e das demais variáveis também influencia muito o sucesso das finanças.

Como escolher uma ferramenta de integração?

Você deve ter percebido que, muitas vezes, foi destacada, aqui, a importância de fazer uma boa integração. Afinal, tomar qualquer decisão sem pensar em boas estratégias é sinônimo de perder oportunidades valiosas para promover o seu negócio.

É por isso que vale a pena contar com uma ferramenta de integração de qualidade. Com esse cuidado, você pode cuidar de todos os detalhes, sem correr o risco de prejuízos ou problemas ao usar os dois canais de venda simultaneamente.

Veja quais são as principais ferramentas de integração disponíveis e os diferenciais de cada uma delas!

Hub de integração

O hub de integração é um aplicativo que vai unir as informações do seu e-commerce à sua loja no marketplace. Essa é uma forma de automatizar todo esse processo de adaptação aos dois canais de venda e facilitar a hospedagem da sua marca na plataforma.

O hub de marketplace, por sua vez, se adapta às configurações da sua loja virtual e da plataforma em que deseja vender mais. Por meio desse programa, é possível ter um maior controle sobre a gestão de pedidos, o cadastro de produtos e as informações de vendas.

Com um só software, você tem ainda mais recursos para fazer um planejamento de sucesso para vender mais, alcançar mais clientes e desenvolver o seu negócio no meio digital. Tudo isso com a praticidade e inovação de um sistema inteligente, que centraliza toda a gestão de vendas.

ERPs

O ERP é outro termo muito comum quando o assunto é integração. Essa é a sigla para Enterprise Resource Planning, que quer dizer Planejamento de Recursos Empresariais. Na prática, trata-se de um sistema que vai ajudar a administrar as suas vendas da melhor maneira.

Por meio desse software, é possível juntar, em um só lugar, as informações contábeis, de logística, de produção, de tributações, de finanças e de vários outros setores. O ERP é um sistema comum de lojas físicas e virtuais, mas também pode ser integrado ao marketplace, principalmente com o hub.

Assim, você tem mais organização na hora de fazer as notas fiscais, a gestão financeira e, até mesmo, cuidar da parte fiscal do seu negócio. Esse é um cuidado importante para manter a sua loja regularizada e evitar problemas mais para frente.

Como fazer a integração do e-commerce com o marketplace?

Mas, afinal, o que fazer para garantir que a integração seja um sucesso? Além de escolher boas ferramentas para tornar o processo mais tranquilo, vale a pena seguir alguns passos. Veja mais!

Faça um planejamento

Toda iniciativa bem-sucedida começa com uma boa programação. É por isso que investir em um planejamento de vendas que combina com o perfil da sua loja faz todo o sentido. Nele, descreva todo o passo a passo da integração, com datas, prazos, valores, quantidade de itens, entre vários outros detalhes.

Pesquise o perfil do seu público

Saiba também para quem você quer vender no marketplace. Nessa etapa, vale analisar os dados dos clientes, a fim de conhecer melhor o comportamento de compra e o perfil dessas pessoas. É claro, sempre com o consentimento dos seus consumidores!

Saiba quais são as melhores plataformas para o seu segmento

É importante também conhecer os principais marketplaces para fazer uma boa gestão de vendas. Ao realizar uma pesquisa aprofundada, é possível identificar as opções que mais combinam com o seu segmento de atuação.

Conheça a plataforma

No marketplace ideal, você pode se aproximar dos clientes com muito mais facilidade. Por isso, leia todos os detalhes para iniciar a parceria e pesquise sobre a reputação da plataforma que escolheu.

Escolha os produtos para venda

Com a definição do melhor espaço para conquistar e fidelizar clientes, é hora de apresentar o que você tem ao mercado. Cadastre os seus produtos sempre com foco na gestão de estoque integrada à logística do e-commerce. Assim, você evita vender um produto indisponível ou problemas semelhantes.

Divulgue

Por fim, deixe que os seus clientes saibam que, além do e-commerce, podem fazer compras no marketplace. A divulgação é importante para melhorar o alcance e a visibilidade da sua marca.

Viu só como a integração do e-commerce e marketplace é uma excelente oportunidade para alavancar as vendas? Então, não perca mais tempo e comece, agora mesmo, a fazer o seu planejamento para as mudanças!

Curtiu o post? Veja ainda mais sobre o assunto, conferindo as principais possibilidades de integração ao marketplace!