Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

Operação de vendas: descubra como escalar suas vendas no marketplace

Marketplace

Atualizado em 10 junho 24

10 minutos de leitura

As plataformas de marketplace são grandes aliadas de quem deseja fazer vendas pela internet. Elas oferecem toda a estrutura necessária pra fazer a divulgação dos produtos e a conexão entre a loja e o público, permitindo criar a operação de vendas de uma forma estruturada.

Nesse tipo de plataforma existem diversas lojas e vendedores, ou seja, a concorrência pode ser alta. Por isso, é muito importante que você saiba como estruturar as suas operações pra alcançar o cliente e oferecer a melhor experiência a ele.

Pode parecer complicado, mas na verdade é possível escalar as vendas no marketplace com algumas ações simples. Nós preparamos este conteúdo pra explicar quais são elas! Continue lendo pra entender a importância de ter uma boa operação de vendas, como montar a sua e o que é preciso fazer pra vender mais no marketplace. Vamos lá?

[rock-convert-cta id=”13643″]

O que é uma operação de vendas?

A operação de vendas é a estrutura que determina de que maneira vai acontecer cada uma das etapas da jornada de compra dos clientes. Ela inclui também os processos internos que são adotados pra organizar as vendas.

É importante estruturar muito bem essa operação para que o processo de vendas seja eficiente e simples. Isso vai garantir uma boa interação com o consumidor e evitar erros que possam tornar a jornada mais cara do que deveria ser, ou então muito demorada.

Na hora de elaborar uma operação de vendas, também precisamos pensar em cada uma das estratégias que serão utilizadas pra atrair e converter o cliente. Basicamente, ela determina o que precisa ser feito e como será feito pra alcançar os resultados desejados.

Assim, existem diferentes variáveis que precisam ser consideradas pra entender qual é o melhor formato de operação pra cada tipo de negócio. Vamos pensar nos canais de aquisição de clientes, nos formatos dessa aquisição, na complexidade da venda, entre outros aspectos que ajudam a definir quais caminhos serão seguidos pra conseguir vender.

Mas a operação de vendas não termina depois que o cliente compra o produto. Na verdade, para que ela seja bem estruturada, o ideal é pensar no pré-venda, na venda em si e no pós-venda, pra garantir o sucesso do cliente.

Também podemos incluir as etapas de monitoramento e acompanhamento de resultados. Nesse caso, determinamos indicadores e analisamos o desempenho da loja pra conferir se as estratégias estão apresentando bons resultados ou se precisam ser melhoradas.

Como montar uma operação de vendas no marketplace?

Você deve ter percebido que, por meio da operação de vendas, nós estabelecemos como vender online por determinado canal, certo? Sendo assim, na hora de firmar parceria com marketplace, também é preciso estabelecer uma operação de vendas específica para essas plataformas.

Mas não se preocupe, porque isso também não é difícil de ser feito. Confira, a seguir, quais são as ações necessárias pra ter uma operação bem-estruturada nesse canal tão importante para as vendas online.

Escolha uma boa plataforma

Antes de tudo, escolha muito bem a plataforma que você vai utilizar pra divulgar os seus produtos. Isso é muito importante, porque ela precisa oferecer recursos e ferramentas pra que você consiga elaborar uma boa operação de vendas.

O Magalu Marketplace disponibiliza para os seus parceiros uma plataforma desenvolvida com a melhor tecnologia, para que as operações sejam simples, organizadas e eficientes. Assim, consegue oferecer a melhor experiência para os clientes e ainda facilita a gestão de vendas.

Além de toda a estrutura básica para montar o seu catálogo, o Magalu ainda traz recursos para que os parceiros possam aumentar suas vendas, como dados e indicadores de vendas pra precificar melhor os produtos e central de relatórios pra acompanhar a performance da loja.

Também tem diferentes serviços, como o Magalu Entregas, que auxilia na organização logística da sua loja, inclusive com a coleta de itens pesados e a modalidade ultrarrápida. Sem falar de serviços adicionais que você pode aderir pra ter um destaque ainda maior, como o Magalu Ads.

A escolha de uma boa plataforma faz toda a diferença pra que você tenha opções na hora de elaborar a sua operação de vendas, a fim de facilitar o seu próprio dia a dia de trabalho e proporcionar o melhor atendimento para o cliente.

Faça o cadastro correto do produto

Essa é uma das etapas mais importantes para você ter uma boa operação no marketplace. A maneira como os produtos são cadastrados em qualquer site de vendas influencia na organização do catálogo e pode fazer com que seja mais fácil ou mais difícil encontrar os itens.

Além disso, esse cadastro é a apresentação dos seus produtos para o cliente. O consumidor vai conhecer os itens por meio das informações que você registrar. Portanto, é essencial que elas estejam corretas e, ao mesmo tempo, sejam muito atrativas, ajudando a valorizar os produtos pra que eles sejam interessantes e despertem o desejo de compra.

Título do produto

O título é o que vai chamar a atenção do cliente em primeiro lugar. Tenha o cuidado de observar o limite de caracteres imposto pela plataforma que você vai usar, para que o título não apareça cortado. Também procure inserir algumas características principais do produto, como a variação de tamanho, cor ou modelo.

Descrição e ficha técnica

Depois, faça uma descrição bem completa, apresentando todos os detalhes do produto. Não precisa ser um texto muito longo. Ele só deve trazer as informações mais importantes para o cliente, descrevendo bem o item e suas funcionalidades.

Dependendo do tipo de produto, como no caso de eletrodomésticos ou eletrônicos, também é importante inserir uma ficha técnica. Ela vai apresentar os atributos da mercadoria, falando sobre suas configurações e aspectos técnicos de um modo geral, como no caso da voltagem, capacidade de consumo, autonomia, possíveis acessórios que acompanham e assim por diante.

Não se esqueça de acrescentar cores, tamanhos, dimensão, material de fabricação, numerações de roupas e calçados e qualquer outro detalhe que seja importante informar para o cliente.

Preço

Tenha bastante cuidado na hora de colocar o preço do produto, inclusive se houver algum tipo de variação de valor para as compras à vista e aquelas a prazo. O mesmo com relação às parcelas e à aplicação de juros.

Imagem e vídeo

Capriche na imagem que você vai usar. Lembre-se de que ela ilustra o produto que você está apresentando para o cliente, por isso, é fundamental que tenha uma excelente qualidade e que valorize a sua mercadoria.

É interessante colocar várias imagens do produto em ângulos diferentes e até mesmo apresentando as suas dimensões. Assim, o cliente conseguirá visualizar com mais precisão as características daquele item e pode tomar a decisão de compra de uma forma muito mais consciente.

Vale ressaltar que as pessoas fazem busca por imagem hoje em dia. Então, é importante que você nomeie as fotografias que serão utilizadas acrescentando palavras-chave estratégicas, para que os seus produtos sejam encontrados com mais facilidade nas pesquisas orgânicas.

Os vídeos também fazem uma apresentação bem detalhada. São grandes aliados até pra mostrar a aplicação de um produto, ele funcionando, detalhes pequenos que as fotografias nem sempre valorizam e assim por diante.

Otimize a experiência do consumidor

Todos os aspectos que falamos no cadastro dos produtos podem auxiliar na boa experiência do cliente. Isso porque vão apresentar as mercadorias com mais clareza, evitando possíveis dúvidas. Mas também é importante que você pense na organização da sua loja para que todos os produtos estejam muito bem categorizados. Isso vai facilitar a navegação.

Perceba mais uma vez a importância de escolher uma boa plataforma. Afinal, ela também deve oferecer um layout agradável para que os visitantes possam navegar de maneira intuitiva e simples, sem encontrar dificuldades pra fazer buscas e realizar pedidos.

Capriche na hora de atender os seus clientes. Responda todas as perguntas e dúvidas sempre com atenção e eficiência. O consumidor precisa se sentir valorizado, acolhido e bem recebido.

Planeje muito bem a logística

Quem faz uma compra pela internet quer receber o seu produto o mais rápido possível. Sendo assim, a logística é um aspecto fundamental da operação de vendas em um marketplace.

Então, tenha bastante atenção na hora de escolher os parceiros logísticos que farão a entrega dos seus produtos. Cuidado com as promessas de prazos de envio, pra que você consiga cumprir o que prometeu para o cliente.

É interessante escolher uma plataforma de marketplace que também ofereça esse suporte logístico, como no caso do Magalu que, além do serviço de entrega, ainda conta com uma grande malha logística. Assim, você não terá dor de cabeça com o transporte das mercadorias e ainda contará com a certeza da segurança durante o envio.

Além de tudo isso, o Magalu ainda oferece a possibilidade de frete grátis, para que o preço dos seus produtos seja mais atrativo para os clientes. Isso aumenta a competitividade e as chances de vender mais. Não se esqueça de optar por embalagens que preservem o conteúdo, para que o item não sofra avarias.

A automação também pode favorecer bastante o processo logístico, para que os pedidos sejam processados com mais agilidade, para que haja uma boa comunicação entre a sua loja e a empresa de fretes e ainda para que você e o consumidor consigam acompanhar o trajeto feito pelo produto.

Vale considerar, ainda, que podem acontecer desistências, a necessidade de devolução ou de troca da mercadoria. Então, estruturar a logística corretamente facilita essa etapa da operação de vendas para que o cliente fique satisfeito.

Invista em campanhas de marketing

As operações de venda também precisam incluir as estratégias de marketing. Elas são fundamentais para que o produto possa se destacar em meio à concorrência, além de aparecer para os clientes em potencial.

Sendo assim, é preciso lançar campanhas para diferentes canais de vendas e estar consciente do público-alvo que deve ser alcançado. Procure elaborar peças que tragam a mensagem certa com a linguagem adequada, pra gerar a identificação do público e ainda fazer com que o produto seja atrativo.

É possível lançar campanhas de marketing por meio de diferentes canais, como nas redes sociais e nos anúncios pagos disponibilizados pelo Google. Os parceiros do Magalu têm ainda outra vantagem, já que podem contar com o Magalu Ads pra criar anúncios personalizados e colocar os produtos em destaque no site e no aplicativo.

Como escalar as vendas?

Agora que você já aprendeu como estruturar uma boa operação de vendas, que tal conferir algumas dicas pra escalar seu negócio no marketplace? Veja algumas ações pra alcançar o sucesso nesse canal.

Capriche no mix de produtos

Antes de publicar os produtos no seu catálogo, é interessante conferir quais são as preferências do público. Que tipo de produto as pessoas estão procurando? Quais são as marcas ou modelos preferidos?

Procure atender às expectativas do consumidor para que o seu mix seja mais rico e atrativo pra ele. Não é preciso colocar centenas de mercadorias à venda. Pense naquelas que têm maior potencial de conversões.

Pratique técnicas de venda

Você também pode aplicar algumas técnicas de venda pra gerar mais oportunidades para os seus clientes. Uma que costuma ser bastante utilizada é o kit de produtos, que combina diferentes itens em um mesmo pacote oferecendo um pequeno desconto.

Também vale aplicar o cross selling, que é bem parecido com o kit, mas nesse caso você oferece para o cliente produtos ou serviços que se relacionam ou se complementam, não um kit fechado. Tem ainda a opção do up selling. Nesse caso, o cliente pode levar um produto um pouco mais completo por um pequeno acréscimo de valor.

Cumpra os prazos

Lembra que falamos sobre a importância de cumprir os prazos? Isso também influencia bastante nas vendas, porque impacta de forma direta na satisfação do cliente. É essencial ter o cuidado de atender essas promessas feitas pra ganhar a confiança do consumidor e ter credibilidade. Afinal, o cliente satisfeito indica os serviços e faz novas compras.

Cuide da reputação da loja

Oferecer produtos de boa qualidade, evitar erros na hora de processar pedidos, enviar corretamente a mercadoria adquirida e ter atenção com os prazos de entrega são alguns aspectos que farão com que a sua loja tenha uma boa reputação.

Disponibilizar a avaliação e os comentários de outros clientes também pode ajudar a ganhar a confiança de quem ainda está decidindo se vai comprar.

Destaque seus produtos

Colocar os seus produtos em destaque vai fazer com que eles se diferenciem da concorrência e alcancem os clientes de forma muito mais eficiente. Então, se a plataforma de marketplace oferecer a opção de anúncios pagos, é válido aderir ao serviço para que os itens do seu catálogo fiquem em maior evidência.

Estruturar uma boa operação de vendas oferece mais chances de fechar negócios. Então, planeje como os processos vão acontecer e adote estratégias que ajudem a otimizar a gestão do seu negócio e a experiência do cliente. Assim, ele ficará satisfeito e voltará a fazer compras.

Você viu que o Magalu oferece toda a estrutura necessária pra criar uma excelente operação de vendas, certo? Aproveite pra fazer o seu cadastro e se tornar um parceiro Magalu!