Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporciona

Trava bancária e seus benefícios: saiba como ela funciona!

Gestão e Administração

Atualizado em 29 abril 25

3 minutos de leitura

Existem vários cuidados em que vale a pena dar uma olhada quando o assunto é prevenir problemas financeiros para um negócio. Neste contexto, saber como funciona a trava bancária pode trazer vários benefícios pra sua gestão. 

Se você nunca tinha ouvido falar nesse termo ou quer saber um pouco mais sobre o assunto, saiba que chegou ao lugar certo. Acompanhe este post, pois vamos explicar o que tudo isso significa!

O que é trava bancária?

Em diversas situações envolvidas na hora de abrir um negócio ou mantê-lo em funcionamento, pode ser necessário recorrer a um empréstimo. Quando isso acontece, é muito fácil aumentar as preocupações. Afinal, agora, há uma nova responsabilidade e uma dívida, que deve ser quitada em dia, pra evitar juros altíssimos.

E se a gente contar que existe um suspiro de alívio diante desse contexto? Esse é o caso da trava bancária. Trata-se de um tipo de garantia que o Banco Central oferece aos lojistas que contrataram um empréstimo.

Nesse caso, se a empresa não conseguir pagar as dívidas, é feito um acordo com a organização financeira contratada, para que uma parcela dos recebimentos futuros do caixa da loja seja usada para quitar o valor devido. Fez sentido?

Para explicar melhor, é uma estratégia que você pode usar em casos de insegurança financeira. Desse modo, suponha que foi necessário fazer um empréstimo, mas houve alguns imprevistos que impediram que você conseguisse pagar a parcela em dia.

Se isso ocorrer e você tiver o acordo de trava bancária com a organização, uma parte do que a sua loja receberia das vendas realizadas com meio de pagamento crédito ou débito fica travada. No entanto, os valores são liberados assim que a dívida for quitada.

Como funciona a trava bancária?

Não tem muito segredo pra entender como funciona esse recurso. Afinal, a dinâmica da trava bancária é essa que explicamos. E se você está pensando que todo o rendimento da sua loja vai ficar retido até o pagamento das dívidas, não precisa se preocupar!

Já ouviu falar em Valor Diário Máximo de Retenção (VDMR)? Essa é uma sigla importante pra quem lida com a trava bancária, pois fala sobre um limite do quanto o banco pode reter das suas entradas de crédito e débito. 

Ou seja, não é o valor completo das suas vendas que fica comprometido quando você usa a trava bancária. Trata-se apenas de uma parcela que é combinada no momento em que o seu negócio faz o acordo com a instituição financeira.

Quais suas vantagens e desvantagens?

É praticamente inegável que a trava bancária oferece mais segurança, tanto para a sua empresa quanto para a organização que ofereceu o empréstimo. Afinal, o seu crédito não fica comprometido no mercado, caso haja problemas com o pagamento. Isso ajuda também a conseguir empréstimos com mais facilidade.

Só que há também as desvantagens, pois é um valor a menos a ser recebido das vendas realizadas no seu negócio. Nesse caso, é preciso ter uma maior organização financeira para evitar prejuízos e problemas com dívidas.

Como utilizar a trava bancária a favor da empresa?

Para utilizar esse recurso da melhor maneira, é importante buscar um equilíbrio do fluxo de caixa e planejar, até mesmo, como será o acordo da trava. Afinal, não são em todas as maquininhas que a ferramenta pode ser aplicada.

Por isso, se possível, defina quais os limites que a instituição financeira pode reter, de modo que não traga tantos prejuízos para a loja. Além disso, na hora de precificar os produtos, leve sempre em consideração a possibilidade de precisar da trava, em caso de imprevistos. Investir em estratégias pra aumentar as vendas e conseguir um maior retorno financeiro também é uma excelente ideia.

Viu só como funciona a trava bancária e, porque ela pode ser usada a favor da empresa? E um bom planejamento financeiro vai fazer toda a diferença nesse processo. Além disso, não se esqueça de fazer um acordo que não prejudique a sua loja, ok?

Este post ajudou você? Então, siga o nosso Instagram para ficar por dentro de muito mais dicas!