Blog do vendedor
Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar
Controle de recebíveis: veja como fazer a gestão das vendas com cartões
Atualizado em 27 agosto 24
3 minutos de leitura
O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizadas hoje em dia, por isso, ele precisa ser oferecido para os seus clientes. Mas é muito importante saber como fazer o controle de recebíveis pra gerenciar as finanças sem perder as contas.
Geralmente, os clientes escolhem o parcelamento na hora de pagar com cartão, logo, o dinheiro não entra no caixa no mesmo momento. Daí a importância de fazer esse controle pra monitorar o faturamento da sua empresa.
Neste post, você vai entender a importância de controlar os recebíveis do jeito certo e os prejuízos que a falta de estratégia nessa hora pode trazer. Continue lendo!
O que é o controle de recebíveis?
Chamamos de recebíveis todos os valores que uma empresa tem pra receber. O controle dos recebíveis, então, é o processo que utilizamos pra organizar essas contas, a fim de saber quanto vai entrar no caixa e quando isso vai acontecer.
Geralmente, o controle de recebíveis é feito com as vendas realizadas no cartão de crédito. Como a gente explicou na introdução, é bastante comum que os consumidores façam o parcelamento do total, por isso, o dinheiro vai entrar no caixa aos poucos e é preciso ter esse controle financeiro.
Por que é tão importante fazer esse controle?
É mais fácil fazer o controle do fluxo de caixa quando o dinheiro cai na hora na conta da empresa. Mas como os cartões de crédito estão muito popularizados hoje em dia, nem todas as vendas são computadas na hora. Mas essas vendas aconteceram, então, elas também precisam ser consideradas quando você vai fechar o caixa do seu negócio no final do dia.
Nesse caso, é preciso aplicar o controle de recebíveis pra que você possa organizar as contas do jeito certo. Fazer esse tipo de controle é muito importante pra entender o volume de vendas e fazer a projeção de ganhos do seu negócio.
Afinal, o cliente fez a compra e o dinheiro será recebido em determinado momento. Então, é preciso monitorar esses prazos pra que você consiga fechar o controle financeiro do seu negócio sem qualquer contradição.
Pode parecer muito complexo, mas acaba caindo na rotina da gestão financeira. Além disso, dá pra utilizar ferramentas e estabelecer um processo pra fazer o controle de recebíveis, pra não confundir os pagamentos feitos no cartão com os demais.
Quais são os riscos de não fazer o controle de recebíveis?
Nas vendas feitas por cartão de crédito, a operadora desses cartões tem a responsabilidade de repassar os valores para a empresa que fez a venda. Se você não fizer um bom controle de recebíveis, pode acabar se perdendo nessas contas sem ter a certeza de estar recebendo o montante que deveria. Ou seja, existe o risco de perder dinheiro.
Ao mesmo tempo, é fundamental fazer o controle de recebíveis porque, como você viu, isso é uma parte importante do monitoramento do fluxo de caixa e do faturamento da sua empresa. Não podemos esquecer, também, que é preciso saber exatamente quando os valores vão cair na conta pra que você consiga fazer o planejamento financeiro do seu negócio e manter todas as despesas sempre em dia.
Fazer o controle de recebíveis do jeito certo é fundamental pra não perder as contas e manter a saúde financeira do seu negócio. Mas não se preocupe, porque existem ferramentas e boas práticas pra manter a organização desses valores e facilitar a rotina e a gestão do seu negócio.
Gostou do conteúdo? Então aproveite pra conferir este outro post que mostra tudo o que você precisa saber sobre ser um seller de marketplace.
Posts relacionados
Conheça 4 vantagens da integração do sistema de gestão de frete com o e-commerce
7 dicas de como ter sucesso na gestão de vendas em marketplaces
Conheça as lições de empreendedorismo do filme Pantera Negra
Embalagem primária e secundária: entenda como elas funcionam na logística