Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

Conheça as lições de empreendedorismo do filme Pantera Negra

Gestão e Administração

Atualizado em 11 junho 24

3 minutos de leitura

O filme Pantera Negra, além de ser um grande sucesso das adaptações da Marvel e inspirar uma série de pessoas em todo o mundo, também pode trazer ótimas lições para os negócios. Já parou pra pensar nisso?

Às vezes, basta uma boa obra cinematográfica pra gerar ótimas ideias de empreendedorismo para aplicar na vida real. Mesmo que a história não fale diretamente sobre o tema, é sempre possível absorver algo importante pra colocar em prática no dia a dia do seu negócio.

Quer saber como o filme Pantera Negra oferece isso? Confira, a seguir, alguns aprendizados que a obra trouxe!

Mudança de poder

Um dos principais arcos desse filme é a disputa para ver quem leva o trono de Wakanda. Ao seguir todas as tradições, T’Challa, que até então era esperado pra ser o rei do país, perde a luta e outra pessoa assume o poder.

Os impactos dessa mudança de liderança são sentidos, principalmente, pelo povo. Esse é um aprendizado importante que, inclusive, é abordado por muitos filmes para empreendedores: a necessidade de acertar na escolha de quem vai comandar uma equipe.

Um grupo de pessoas pode se sentir mais desmotivado, inseguro e ineficiente ao ser guiado por um líder que não gera tanta afinidade. Por isso, é importante ter uma presença cativante, saber comandar e, principalmente, orientar as equipes de forma equilibrada, solícita e com boa comunicação.

Humildade

Isso nos leva a outro ponto fundamental, seja para a liderança, seja para as equipes: ter humildade. Não importa onde você chegue com a sua carreira, sempre é possível aprender, receber críticas ou ouvir algumas opiniões alheias.

É necessário ter humildade pra receber feedbacks e considerar o que é relevante pra gerar mudanças positivas, assim como fizeram vários personagens do filme, como o rei T’Challa, a rainha Ramonda e até mesmo a guerreira Okoye. Sem esse tipo de comportamento, dificilmente um negócio consegue se ajustar às necessidades internas e externas dos colaboradores e dos clientes.

Inclusão

Um dos grandes destaques do filme Pantera Negra é o elenco quase inteiramente composto por pessoas negras. A inclusão e a representatividade de ter um herói negro fizeram a diferença na vida de muita gente, principalmente as crianças.

Agora, imagina só ter pessoas negras sendo incluídas nos mais variados ambientes: comércios, empresas de grande porte, mídia e por aí vai. O seu negócio pode contribuir com essa pauta tão importante da representatividade e da diversidade ao priorizar esse ponto na hora da contratação de profissionais.

Investimento em tecnologia

Esse é um tema que todos os filmes e séries de empreendedorismo vão falar, e até mesmo Pantera Negra o aborda muito bem. A tecnologia, atualmente, é o combustível para diversas mudanças na sociedade.

É por isso que o seu negócio não pode ficar de fora das inovações. Além de gerarem benefícios para a rotina da sua loja, as ferramentas tecnológicas mantêm a sua marca atualizada e ajudam a acompanhar as tendências do mercado. 

Wakanda é um país que se destaca, justamente, por investir em ciência e tecnologia. Essa é mais uma das valiosas lições deixadas pela obra: se você deseja crescer no mercado com autonomia e sucesso, é importante saber quais são as melhores ferramentas para usar.

Viu só como dá pra aprender sobre empreendedorismo de diferentes formas? Seja assistindo ao filme Pantera Negra, seja maratonando a série Friends, ter um olhar atento e inovador vai fazer a diferença pra conquistar um bom crescimento pessoal e profissional.

Curtiu o tema? Por falar em crescer profissionalmente, veja também como você pode alavancar as vendas usando as redes sociais como ferramentas valiosas!