Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

Conheça 4 vantagens da integração do sistema de gestão de frete com o e-commerce

Gestão e Administração

Atualizado em 9 maio 24

6 minutos de leitura

Realizar uma boa gestão de frete é mais um dos desafios para quem faz vendas pela internet. Afinal, é preciso aplicar uma boa logística, fazer o cálculo correto do valor do envio de modo que seja atrativo para o cliente e, ao mesmo tempo, lucrativo para o negócio.

Sem falar que um e-commerce recebe muitos visitantes todos os dias. Pessoas fazendo pesquisas, comparações de preços e que realizam as compras de fato. Uma parte importante de tudo isso é o cálculo do valor do frete e do prazo de entrega, além de outros detalhes relacionados a esse assunto.

Por isso, quem vende pela internet precisa fazer a integração do sistema de gestão de frete com o e-commerce. Essa estratégia facilita bastante o dia a dia, e foi por isso que a gente preparou este post para falar um pouco sobre o assunto. Vamos lá?

O que é um sistema de gestão de frete?

O sistema de gestão de frete também é chamado de sistema de gerenciamento de transporte ou, em inglês, TMS (Transportation Management System). É uma plataforma que faz o controle de todas as etapas relacionadas à entrega de produtos para os consumidores.

Essa plataforma contém informações fornecidas pelas empresas de logística com relação às tabelas de preço e aos prazos de envio para cada endereço. Geralmente, também é possível acompanhar as etapas de envio da mercadoria.

Tanto o lojista quanto o cliente conseguem ver o caminho percorrido pelo produto, o local onde ele está no momento, os horários de movimentação, entre outras informações importantes.

Por que é necessário ter uma boa gestão de frete?

O setor logístico de qualquer negócio tem um impacto muito grande na produção, na produtividade e na qualidade dos serviços prestados para o cliente. Por isso é tão importante realizar uma boa gestão de frete.

Ela é o que vai ajudar a alcançar mais eficiência nos processos logísticos pra evitar a ocorrência de erro, proporcionar mais agilidade e reduzir custos para obter mais lucros. A gestão de frete também impacta de forma direta na experiência vivenciada pelo cliente de um e-commerce.

Isso porque quem compra pela internet não quer pagar muito para receber o produto em casa. Ao mesmo tempo, espera que isso aconteça o mais rápido possível, sem qualquer tipo de atraso ou problema pelo caminho.

Uma gestão de frete eficiente ajuda a alcançar essas expectativas dos clientes pra que eles fiquem satisfeitos e façam novas compras no futuro. Mas não é só isso, porque os interesses do próprio e-commerce estão em jogo.

A gestão de frete precisa ser bem realizada para que o negócio não tenha prejuízos em função de cálculos mal realizados, perda de prazos na hora do envio, atrasos na entrega, avarias no produto, entre outros problemas que podem trazer prejuízos e causar a insatisfação do cliente, manchando a imagem do negócio.

Quais as vantagens da integração da gestão de frete com sua loja virtual?

A integração do sistema de gestão de frete à loja virtual é uma estratégia que ajuda a alcançar a eficiência que falamos. Afinal, teremos o suporte de uma plataforma com todos os recursos disponíveis pra controlar de maneira adequada essa etapa da logística do e-commerce.

Sendo assim, esse tipo de integração traz uma série de vantagens tanto para o cliente quanto para a própria loja virtual. Veja só!

1. Praticidade para o cliente

Ao integrar o sistema de gestão de frete à loja virtual, o cliente tem muito mais autonomia pra calcular os custos de envio e os prazos. Isso traz praticidade pra ele, que não precisa ficar fazendo perguntas e enviando mensagens para a equipe de atendimento.

Inclusive, ele pode escolher entre os diferentes tipos de envio de acordo com aquilo que for mais conveniente. Depois de fazer a compra, consegue monitorar o trajeto realizado pelo produto sem a necessidade de ficar consultando a empresa pra saber mais detalhes do transporte.

2. Cálculo correto do frete

O intuito do sistema de gestão de frete é fazer uma integração da loja virtual com o sistema disponibilizado pela empresa de logística. Sendo assim, você e seus clientes terão acesso a informações sempre atualizadas pra fazer o cálculo do frete de forma correta.

É muito mais prático do que o uso de tabelas, que podem ficar desatualizadas muito rápido, fazendo com que o cliente tenha acesso a um valor de frete incorreto. Isso vai influenciar no preço final ou então impactar de forma negativa o lucro do seu negócio, que terá de arcar com o valor extra se houver uma diferença de preço.

Além disso, os valores são atualizados de forma automática. Você não precisa se preocupar em fazer essa tarefa de forma manual pra que a sua tabela esteja de acordo com os preços trabalhados pela empresa parceira.

3. Simplificação das tarefas de gestão

A integração do frete também simplifica muito as tarefas de gestão. O sistema costuma reunir dados e informações pra que você tenha acesso a tudo isso a partir do mesmo local. Assim, ainda que trabalhe com outros canais de vendas, todos eles vão convergir pra esse mesmo espaço, facilitando o controle.

4. Versatilidade para as campanhas

Como as informações do sistema estão sempre atualizadas, você encontra muito mais versatilidade na hora de lançar as suas campanhas de frete. É possível adotar diferentes estratégias, definir as condições de frete mais viáveis para o cliente e para sua loja, trabalhar com ofertas especiais, descontos e fretes grátis, fazendo um cálculo correto pra evitar qualquer prejuízo pra sua loja.

Qual é a importância dessa integração?

Como você viu, fazer a integração da gestão de frete é muito importante. pois aumenta o controle que você tem sobre os processos. Assim, pode acompanhar o que está acontecendo em seus diferentes canais de vendas e oferecer um bom atendimento para o cliente, com muito mais agilidade e automatização de tarefas.

Também é possível alcançar a eficiência com as suas entregas, evitando atrasos e falhas, além de prevenir possíveis perdas e prejuízos por causa de cálculos equivocados. Ao mesmo tempo, isso pode ajudar a reduzir erros, justamente por causa da eficiência logística, que evita perdas e a insatisfação do cliente.

Não podemos esquecer que o sistema de integração mantém as informações centralizadas e você conta com diversas funcionalidades. É possível gerar relatórios, levantar estatísticas sobre a qualidade dos serviços prestados e, assim, otimizar cada vez mais o setor logístico do seu negócio.

Como fazer a integração de gestão de frete?

O modo como é feita a integração do sistema de gestão de frete depende do tipo de loja virtual que você tem. Quando se trata de um e-commerce próprio, por exemplo, é preciso fazer a contratação de uma empresa parceira e realizar a integração do sistema de acordo com o passo a passo fornecido por ela.

Pra quem tem parceria com marketplace, muitas vezes é possível simplesmente habilitar o serviço, uma vez que ele já está disponível na própria plataforma. Mas também existe a possibilidade de fazer a integração entre o marketplace e o e-commerce próprio.

Nesse caso, a plataforma também pode ter parcerias pra facilitar o processo, além de oferecer o suporte da própria equipe ou materiais de instrução pra fazer essa integração de forma simples e descomplicada.

Boas parcerias são fundamentais pra que você tenha um bom sistema de integração e possa fazer a gestão de frete do seu e-commerce de forma simples, além de garantir a eficiência da logística para que seus clientes estejam sempre satisfeitos.

Sabia que o Magalu tem parceria com diversas integradoras? Conheça as principais disponíveis para os nossos parceiros!