Blog do vendedor
Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporciona

Como precificar roupas: veja 4 dicas
Atualizado em 3 abril 25
3 minutos de leitura
Saber como precificar roupas é uma tarefa mais complicada do que parece. Afinal, são diversos fatores que influenciam o preço que você pode cobrar e quanto os clientes desejam pagar pelas peças.
Além disso, acertar na precificação da loja é um ponto mais que importante pra quem deseja ter sucesso nos negócios. Assim, é possível manter a competitividade e atrair os clientes também pelos preços dos seus produtos.
Quer saber como fazer tudo isso da melhor maneira? Acompanhe este post e veja 4 dicas pra acertar no preço das suas roupas!
Qual é a importância de uma precificação correta de roupas?
A importância de precificar corretamente vai bem além do seu faturamento. É claro que a lucratividade influencia bastante, tendo em vista que conversa diretamente com o seu planejamento financeiro.
No entanto, os preços nas lojas também têm efeito na atração e na retenção dos clientes, na escolha dos fornecedores, no planejamento de logística e, principalmente, na definição de estratégias de venda.
Ou seja, muitos processos importantes do seu negócio dependem do quão bem você definiu os preços para os seus produtos. Sendo assim, nada melhor do que conferir boas práticas pra melhorar cada vez mais a precificação, certo?
Como calcular o preço de venda de uma peça de roupa?
Desde já, saiba que é totalmente normal ter dúvidas sobre como calcular o preço de venda de uma peça de roupa, principalmente nos primeiros anos de negócio. Afinal, é preciso considerar muitas variáveis e as suas relações.
Uma maneira de fazer isso é saber como calcular markup, que é o que diferencia o quanto você cobra do quanto você gastou em um produto. No geral, para estimar o índice do preço de venda de um produto, é preciso considerar as seguintes variáveis:
- Despesas Fixas (DF);
- Despesas Variáveis (DV);
- Margem de Lucro (ML);
- Custo de produção (CP).
Depois disso, é só juntar todas as variáveis na seguinte fórmula: CP = DF + DV + ML. Logo, a diferença entre o preço de venda e o de custo de um produto será equivalente a: markup = 100/(100+CP).
Como calcular margem de lucro em roupas?
Já a margem de lucro diz respeito ao quanto o preço de um produto pode influenciar na sua lucratividade. Nesse caso, é preciso usar a seguinte fórmula:
- Margem de Lucro = [preço – (custos de produção + despesas fixas e variáveis)] / 100
Para quem quer vender roupas, o ideal é manter a margem de lucro sempre acima de 20%. Isso vai evitar que o negócio tenha prejuízos, principalmente a longo prazo.
Como calcular o valor de uma peça?
Depois de conferir os principais cálculos pra estimar o índice de custos e de lucros, chegou a hora de juntar todos esses fatores. Sendo assim, não deixe de seguir alguns passos pra calcular o valor de uma peça de roupa na sua loja, como:
- saiba quais são os valores da mão de obra e dos custos de produção — leve em consideração as despesas com fornecedores, transporte, pagamento dos funcionários e matéria-prima;
- observe os preços do mercado — isso é importante pra que o seu negócio não fique pra trás da concorrência;
- defina metas de faturamento — pra melhorar o planejamento financeiro, saiba o quanto você deseja lucrar a cada mês e defina metas de vendas. Assim, é possível desenvolver boas estratégias pra atingi-las;
- conheça o perfil dos seus clientes — de nada adianta colocar preços altos, se os seus consumidores ideais não conseguem arcar com esses custos, nem subestimar o valor dos seus produtos, principalmente se estão dentro das possibilidades de consumo do público.
Sendo assim, saber como precificar roupas também significa entender a importância de equilibrar diversos fatores que podem influenciar no planejamento interno da sua loja e na decisão de compra dos seus clientes. Por isso, o melhor preço é aquele que atende às necessidades do negócio e dos consumidores ao mesmo tempo.
Gostou das dicas? Então, compartilhe com os amigos nas redes sociais!
Posts relacionados

Conheça 4 vantagens da integração do sistema de gestão de frete com o e-commerce

7 dicas de como ter sucesso na gestão de vendas em marketplaces

Controle de recebíveis: veja como fazer a gestão das vendas com cartões

Conheça as lições de empreendedorismo do filme Pantera Negra