Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

Descubra como montar um kit de produtos para loja virtual

Marketplace

Atualizado em 23 junho 24

6 minutos de leitura

Como a concorrência é grande na internet, o jeito é sempre criar novas oportunidades pra fazer o seu negócio se destacar. Uma das estratégias que você pode adotar é a criação de kits de produtos.

Essa é uma boa opção pra movimentar o estoque, aumentar o ticket médio e trazer mais possibilidades para o público. Mas não basta combinar qualquer coisa. É importante pensar bem em como montar o kit de produtos, pra que ele seja atrativo e vantajoso tanto para você quanto para os clientes.

Gostou da ideia? Então continue lendo e descubra o que é o kit de produtos e como essa técnica de vendas pode favorecer a sua loja virtual.

O que é um kit de produtos?

O kit de produtos é uma técnica de vendas que faz a combinação de produtos ou serviços diferentes, mas que se complementam ou que agregam valor entre si. Eles são vendidos juntos por um valor mais baixo em cada unidade, pra trazer alguma vantagem na hora da aquisição.

É importante ressaltar que kit de produtos não é a mesma coisa de venda casada, já que esta é uma prática ilegal que obriga o cliente a comprar produtos que não são do seu interesse. O kit traz a possibilidade da aquisição de mais de um item, mas deixa o cliente livre pra comprar os produtos separados se quiser. Por isso, você pode aplicar sem medo na sua loja virtual!

Por que o kit de produtos é uma estratégia pra quem deseja vender mais?

Se você souber como montar um kit de produtos para o e-commerce que seja bem atrativo para os clientes, conseguirá ter excelentes resultados. Afinal, essa estratégia traz uma série de vantagens. Uma delas é a possibilidade de aumentar o médio dos seus clientes.

Como a ideia é oferecer um desconto nos produtos que vão compor o kit, então o consumidor pode optar por ele em vez de comprar apenas um item, já que terá essa redução do valor. Mas o seu negócio vai vender mais de um produto, por isso o ticket médio aumenta.

Outra vantagem é o fato de que você consegue movimentar o seu estoque por causa dessa combinação de itens diferentes. É uma boa ideia para as lojas que precisam renovar as suas linhas de produto ou coleções, e pra colocar no mercado os produtos que podem se tornar obsoletos.

Com o kit de produtos para e-commerce, você ainda consegue oferecer um frete mais atrativo para os clientes. Isso influencia na decisão de compra e pode aumentar as conversões de vendas.

Quando é interessante oferecer kits de produtos para os clientes?

Na verdade, você pode montar um kit de produtos pra sua loja virtual em qualquer época do ano. É até uma alternativa que pode estar disponível de forma constante para os seus clientes, gerando oportunidades de venda pelas opções de aquisição.

Mas você também pode oferecer esses kits quando for necessário renovar o estoque, conforme a gente falou. Pra quem trabalha com produtos que têm validade, é interessante fazer esse tipo de venda quando esses prazos estiverem se aproximando, pra não perder a mercadoria.

Não podemos esquecer as datas sazonais, como Dia das Crianças, dos Namorados, os feriados prolongados, o Natal e a Black Friday. Então, a oferta do kit de produtos pode ser feita no momento em que for mais conveniente para a sua estratégia e de acordo com os resultados que pretende alcançar.

Como montar um kit de produtos pra loja virtual?

Nos tópicos a seguir, você vai ver como não tem segredo montar um kit de produtos para o e-commerce. Pelas informações que deixamos até aqui, você já deve ter pegado algumas ideias, mas continue lendo pra se inspirar ainda mais!

Escolha produtos relacionados

O ideal é que o kit de produtos seja montado com itens que se relacionam, por exemplo:

  • xampu, condicionador e máscara capilar;
  • fraldas para bebês, pomada de assadura e sabonete;
  • facas de churrasco, churrasqueira e tábua de corte.

O objetivo da montagem do kit é o cliente encontrar algum valor agregado com produtos que vão complementar o uso no dia a dia.

Combine produtos mais vendidos e com pouca saída

Observe quais são os produtos mais vendidos pela sua loja virtual. Depois, confira quais são as outras mercadorias que não recebem tanta atenção do público, mas que podem complementar a solução oferecida por esses produtos carro-chefe.

É interessante montar um kit combinando esses itens mais vendidos com aqueles que têm pouca saída pra fazer a movimentação do estoque. Além disso, é uma chance de os clientes conhecerem esses outros produtos que não têm tanta atenção e, quem sabe, despertar o seu interesse para compras futuras. Vale acrescentar reviews para ter ainda mais credibilidade.

Ofereça desconto no valor do kit

Já falamos sobre isso ao longo do artigo, mas é importante ressaltar que o kit de produtos precisa ter um valor com desconto nos itens que estão sendo vendidos juntos. Afinal, queremos que o cliente tenha uma vantagem nessa aquisição.

Apenas tenha o cuidado de oferecer um desconto real. Ou seja, não vale colocar o valor dos itens separados mais alto para que o kit pareça ter um valor mais baixo.

Aproveite a época do ano

Lembra que a gente falou que as datas sazonais são uma boa época pra você criar os kits de produtos? Fique de olho nas datas importantes para o varejo, aquelas em que os consumidores costumam fazer mais compras.

No mês de fevereiro, por exemplo, você pode montar kits relacionados com o carnaval. Em março, kits para o mês da mulher. Em abril, para a Páscoa. Em maio, para as mães ou para as noivas. Em junho, kits de festa junina ou de itens para o inverno, e assim por diante. Use sua criatividade!

Considere o interesse do seu público

É claro que de nada vai adiantar montar kits de produto para o e-commerce de forma aleatória. Antes de colocar essa estratégia em prática, você precisa considerar quais são os interesses do seu público, pois isso vai dizer quais mercadorias são mais atrativas para essas pessoas.

Veja quais são os seus produtos mais vendidos, as categorias mais acessadas pelos clientes, as características dessas pessoas, entre outros detalhes. Colha bastante informação pra fazer a combinação dos produtos de forma estratégica, inclusive, explorando as datas mais valorizadas por essas pessoas. Capriche nas fotos e inclua vídeos pra chamar ainda mais a atenção.

Como a gente falou, você pode sempre montar kits de produtos pra sua loja virtual. Alguns já podem fazer parte do catálogo, enquanto outros são lançados em momentos especiais, como uma oportunidade única. Aliás, isso pode gerar um gatilho de exclusividade pra você ter uma chance ainda maior de vender.

Já que estamos falando de oportunidades, confira neste outro artigo 6 técnicas de promoção de vendas pra usar no seu marketplace!