Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

KPIs marketplace: conheça quais você deve acompanhar

Marketplace

Atualizado em 11 julho 24

3 minutos de leitura

O comércio eletrônico cresceu consideravelmente nos últimos anos e, hoje, é fundamental medir adequadamente os dados do marketplace para que a empresa tenha um bom desempenho. É nessa tarefa que os KPIs são úteis.

Apesar da existência de recursos pra análise e medição dos resultados de um negócio, entretanto, ainda há muitas dúvidas sobre conceitos e formas de aplicar indicadores de vendas e desempenho. Pensando nisso, reunimos abaixo algumas das principais informações sobre KPIs. Explicamos o conceito, sua importância, vantagens e principais exemplos. Confira!

O que são KPIs?

Um Key Performance Indicator — mais conhecido pela sigla KPI — é, sucintamente, um indicador de desempenho.

Utilizado pra mensurar quão bom é o resultado de uma estratégia de marketing, das entregas feitas, fidelização de clientes ou outros processos empresariais, essa ferramenta é relevante na definição de quanto progresso a empresa tem feito na direção dos objetivos.

Qual é a importância para o Marketplace?

A utilização de KPIs ajuda a definir formas de melhorar o desempenho do marketplace. Os indicadores escolhidos devem medir pontos específicos das atividades e ter relação direta com o que for definido pela empresa como objetivo.

Dessa forma, é possível identificar em quais pontos a estratégia precisa melhorar, traçar planos que levem à solução dos problemas e melhorar as métricas de venda online.

Quais são os principais KPIs?

Cada empresa atua de forma diferente, portanto devem contar com indicadores que ajudem a medir a realidade do seu próprio negócio. A seguir, falamos sobre os principais KPIs, mas vale notar que existem diversos outros que podem ser úteis.

Ticket médio

O ticket médio está relacionado à média de valor de cada compra feita durante um intervalo de tempo. O cálculo desse valor é feito dividindo o total do faturamento pela quantidade de vendas efetuadas.

Taxa de conversão

Esse KPI é responsável por indicar se o marketplace está realizando a quantidade esperada de vendas. A ideia é bastante direta: medir a diferença entre a quantidade total de visitas e a quantidade de vendas realizadas durante o mesmo período.

Taxa de cancelamentos e desistências

Essa taxa também é conhecida como churn rate e é responsável por informar quantos clientes deixaram de comprar algo no marketplace. Para obter essa porcentagem, basta dividir o número de clientes perdidos no período analisado pela quantidade no início desse mesmo período e depois multiplicar o resultado por 100.

Custo por aquisição

O custo por aquisição informa a média de custo que a empresa tem ao converter um visitante em cliente. Nesse caso, quanto menor o custo, melhor para o negócio. Para obter essa média, divida o valor investido em marketing pelo número total de clientes no período.

Quais são as vantagens em adotar KPIs no marketplace?

KPIs ajudam na elaboração de planos de melhoria mais alinhados com a realidade do negócio. Nesse sentido, entre as principais vantagens estão as seguintes.

Aperfeiçoamento contínuo

KPIs permitem classificar o desempenho de profissionais e setores da empresa. Com essa informação, fica mais fácil fornecer suporte aos colaboradores e direcionar recursos aos departamentos certos.

Mais preparação pra imprevisto

Alguns tipos de KPIs permitem detectar erros, gargalos operacionais e outros imprevistos. Com isso, é mais fácil elaborar planos de prevenção pra reduzir a probabilidade de eventos indesejados — como falhas em uma linha de produção.

Correção de possíveis gargalos

Utilizar KPIs na avaliação de desempenho permite que os profissionais tenham um melhor direcionamento do que precisam fazer pra alcançar os resultados planejados. Assim, se torna mais fácil detectar e eliminar possíveis gargalos no processo.

Os KPIs são uma ferramenta poderosa pra medir o desempenho do marketplace e analisar os resultados entregues pelos indicadores permite ter uma ideia muito mais clara sobre os pontos que precisam de melhorias na empresa.

Entendeu a importância dos KPIs para o sucesso do marketplace e quer melhorar suas vendas? Então baixe o nosso ebook e descubra como usar as redes sociais pra alavancar as vendas!