Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

Seller de marketplace: tudo o que você precisa saber

Integração e tecnologia

Atualizado em 4 julho 24

10 minutos de leitura

Você provavelmente utiliza marketplaces pra fazer compras, não é? Os shoppings virtuais se tornaram uma tendência definitiva no mundo das vendas online. Afinal, há muita vantagem para o comprador, que consegue encontrar tudo o que quer em um único local e ter facilidades quanto ao frete. Mas, e para o seller, há benefícios?

Se você já ouviu esse termo, mas não sabe bem o que significa, é muito simples: seller é um termo em inglês para o empreendedor digital que comercializa seus produtos em um shopping virtual. E já adiantamos: essa parceria é muito vantajosa!

Continue a leitura pra entender melhor o conceito de seller, os pontos positivos de levar o seu comércio pra um marketplace e como fazer isso!

O que é um seller?

Como dissemos, seller é o vendedor que comercializa em marketplaces — os shoppings virtuais. Nesses ambientes, as pessoas podem buscar por produtos de diferentes lojistas, que podem usufruir desse espaço como se tivessem vitrines em um shopping mesmo. É assim que funciona o Magalu Marketplace!

Mas, por aqui, costumamos chamar quem vende em nosso marketplace de “parceiro”. Afinal, ao cadastrar sua loja virtual aqui com a gente, firmamos uma relação de parceria com vantagens para os dois lados. Então, você pode pensar nos dois termos como sinônimos, tudo bem?

O crescimento dos marketplaces

No Brasil e no mundo, o empreendedorismo digital está com tudo. Cada vez mais as pessoas utilizam a internet pra vender seus produtos e serviços. Na mesma medida, os clientes recorrem aos canais digitais para realizar suas compras.

Não é à toa que o comércio online não para de crescer, e os marketplaces são de longe a preferência do consumidor. Isso porque, com a grande oferta de produtos na internet, os shoppings virtuais são a melhor opção pra comparar valores, prazos de entrega, frete e modelos ou marcas.

Isso até porque esses ambientes costumam ter vários comentários e notas de avaliações de outros consumidores, o que atrai o cliente na hora de decidir sobre suas compras. E, no fim das contas, é possível colocar no carrinho produtos de diferentes vendedores, com toda a praticidade de realizar um só pedido e um único pagamento.

Ainda, os grandes marketplaces oferecem mais credibilidade ao consumidor, que sente mais confiança na resolução de problemas com pagamentos, entregas e produtos.

Então, conveniência, melhor visualização de opções e segurança estão entre os principais motivos que levaram esse tipo de comércio eletrônico a ganhar tanto destaque nos últimos anos.

Para que você tenha uma ideia, a pesquisa “Cenário da Adoção do Marketplace Online”, elaborada pela plataforma Mirakl, mostra que 86% dos brasileiros veem o shopping virtual como o melhor lugar para realizar compras.

E mais: com a pandemia, o uso desses espaços cresceu significativamente. Em 2019, a porcentagem de pessoas que compravam exclusivamente em marketplaces era de 41%. Em 2020, já havia aumentado pra 68%, chegando aos 71% em 2021. 

Quanto ao faturamento, dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABcomm) indicam que o marketplace teve um crescimento de 68% entre 2019 e 2020.

E, como a tendência é de que o comércio se torne cada vez mais digital, seja exclusivamente na internet, seja em estratégias multicanal, o crescimento dos marketplaces não deve parar.

Quais são as suas principais funções?

Agora que você viu como os marketplaces têm a preferência do consumidor, que tal se tornar seller e aproveitar as oportunidades desses ambientes? Basicamente, o que um parceiro de shopping virtual faz é:

  • cadastrar sua loja no marketplace;
  • criar um catálogo de produtos;
  • gerenciar esse catálogo dentro da sua vitrine;
  • aplicar promoções quando relevante;
  • atualizar a disponibilidade;
  • responder dúvidas de clientes
  • conferir os pedidos e vendas feitas;
  • despachar os produtos para os consumidores;

E qual é o papel do marketplace? Além de entrar na parceria com a força de uma marca já bem estabelecida no mercado, o shopping virtual favorece o trabalho do vendedor por disponibilizar os recursos mais modernos pra gestão do catálogo, dos pedidos e até do marketing.

No Magalu, os parceiros também têm a vantagem de contar com o sistema de logística do marketplace. Então, não é necessário se preocupar com o transporte e a entrega dos pedidos: basta confiar na experiência de um dos maiores shoppings virtuais do Brasil.

O que é um seller center?

Ao pesquisar sobre o assunto, você também pode se deparar com o termo seller center. Nós explicamos: é a ferramenta do marketplace em que os parceiros gerenciam a vitrine de suas lojas, com todas as informações centralizadas em um único portal.

Você pode até mesmo integrar sistemas externos ao marketplace com uma estratégia omnichannel, que integra todos seus canais de contato. Essa é uma ótima prática pra otimizar a sua gestão de estoque, produtos, pedidos e tudo mais, elevando a produtividade.

Afinal, quando a administração não é feita de forma centralizada, você tem muito mais coisas para lidar, deixando seu negócio mais vulnerável a falhas que afetam toda a experiência de compra do cliente.

Ainda, o seller center permite ter uma visão global dos principais indicadores de desempenho do marketplace. Com relatórios estratégicos, é possível agilizar fluxos de trabalho e proporcionar um atendimento cada vez melhor.

Quais são os principais atrativos para sellers?

Pelo que você leu até aqui, já deu pra perceber que os marketplaces são supervantajosos, não é? Ao transformar sua loja física em digital, você ganha muito, já que a internet é um terreno bastante fértil para o comércio.

Agora, como vimos, o marketplace é a opção preferida da maioria dos consumidores digitais. Então, você pode expandir ainda mais o alcance do seu negócio e melhorar a experiência de compra dos seus clientes ao se tornar seller!

Veja só os principais benefícios de dar esse passo!

Atrelar sua marca a grandes varejistas

Os marketplaces costumam ser plataformas já bastante estabelecidas no mercado. Então, ao se tornar seller, você atrela a sua marca a um nome conhecido pelo público e que já conquistou a sua confiança, enquanto mantém a autonomia de vendedor gerenciando a sua vitrine.

Essa estrutura de um grande varejista também é vantajosa por conta dos recursos diferenciados de venda. Em plataformas como os marketplaces, os sellers podem ofertar seus produtos com mais opções de pagamento, métodos de verificação de segurança, condições de frete diferenciadas e outros atrativos para o consumidor. 

SEO/ Marketing

O marketing digital para o e-commerce é um dos pontos fundamentais para o sucesso do seu negócio. Afinal, no meio digital, é preciso investir em estratégias para que sua marca seja encontrada pelo público.

Por exemplo, as técnicas pra melhorar o posicionamento da sua marca nos buscadores — isto é, o SEO, sigla em inglês para otimização para os mecanismos de busca — proporcionam o contato entre você e o público a partir da busca por palavras-chave.

Para tanto, é preciso investir em formas de tornar a sua página relevante para os algoritmos. Ao se cadastrar em um marketplace, você já pode desfrutar de um site totalmente otimizado para os buscadores, de forma que a visibilidade se torna muito maior.

Além disso, os melhores marketplaces contam com campanhas de marketing exclusivas para os sellers, gerenciadas na própria plataforma. É possível, por exemplo, impulsionar produtos e colocá-los em destaque.

Captação de novos clientes

Ter uma vitrine em um shopping virtual também ajuda na captação de novos clientes. E isso não só pela visibilidade alcançada com os recursos de SEO e marketing do grande varejista, mas também porque ali circula um número muito maior de consumidores diariamente.

Muita gente nem mesmo procura o produto individualmente nos buscadores pra só então olhar de loja em loja. Em vez disso, é comum ir direto ao marketplace. Então, pense em quantos consumidores em potencial jamais chegariam até a sua loja sem esse ambiente.

Mais do que melhorar a captação de clientes dentro do seu público-alvo, a integração da sua loja com um marketplace pode fazer você chegar a consumidores que você não conseguiria atingir de outra forma.

Aumento das vendas

Com todos esses benefícios, há maior chance de um aumento no número de vendas. Afinal, há processos bem construídos e uma estrutura robusta para a comercialização de produtos.

Com melhores resultados de venda, a sua loja pode investir cada vez mais na diversificação de clientes, no mix de produtos e em outros diferenciais que levam a um crescimento constante.

Ótimo custo-benefício

Agora, a vantagem mais atrativa de se tornar um seller é que é possível usufruir de todos esses benefícios com um baixo investimento. Na verdade, você não precisa desembolsar nada pra se cadastrar em um marketplace: apenas é preciso fornecer a comissão sobre as vendas.

Trata-se, então, de uma estratégia com excelente custo-benefício devido ao alto retorno proporcionado pelo ganho de audiência e o aumento das vendas.

Como se tornar um seller?

Agora que você conhece os benefícios de se tornar um seller, que tal conferir alguns passos importantes? Veja abaixo os principais cuidados para que essa estratégia traga os melhores resultados para o seu negócio!

Planeje-se com base em dados

Vale a pena conferir relatórios com indicadores de vendas para entender melhor como é a sua relação com o público: produtos que vendem mais, regiões com maior movimentação, tipos de ofertas que atingem seu consumidor de forma mais efetiva, entre outros pontos.

Ao conhecer bem onde você está, é possível aproveitar melhor as funções do marketplace para impulsionar os resultados da sua loja.

Conheça bem o seu público

É importante dar especial atenção ao seu público-alvo, de forma a escolher um marketplace alinhado a esse perfil. Somente assim você fará com que a sua loja tenha de fato mais visibilidade em relação ao tráfego de consumidores no shopping virtual.

Escolha o melhor marketplace

Por fim, independentemente do seu público-alvo ou das especificidades do seu mercado, não deixe de contar com uma plataforma que tenha os recursos necessários pra entregar qualidade e melhorar a experiência de compra de seus clientes

Como escolher a plataforma de gestão de sellers?

Com o que você leu até aqui, você já entendeu a importância da plataforma de gestão de sellers pra que essa parceria seja realmente vantajosa, não é? Então, escolha o Magalu Marketplace! O nosso shopping virtual é um dos maiores do país e não para de crescer.

Afinal, nós somos a principal empresa de tecnologia aplicada ao varejo do Brasil. Por aqui, nossos parceiros têm tudo o que precisam para melhorar suas vendas, ganhando em agilidade, segurança e calor humano no atendimento. Não é à toa que nosso e-commerce é o mais premiado do país, integrado com 1.429 lojas físicas do Magalu em 21 estados do Brasil.

Além de todo o peso de ter a loja associada ao nome do Magalu, veja só dois serviços que fazem toda a diferença para o trabalho dos nossos parceiros!

Magalu Entregas 

Esse é um serviço de logística exclusivo e com toda a experiência do Magalu Entregas. Com ele, os vendedores tem apoio no envio, como cálculo do valor do frete, prazo e segurança durante o transporte. 

Nós cuidamos de tudo! E você ainda pode contar com uma malha logística com mais de 9 mil transportadoras. Assim, dá pra aumentar muito mais o seu alcance de vendas, concorda?

Magalu Ads

Você já utilizou o Google Ads? Então, saiba que no Magalu Marketplace há um serviço de publicidade paga que funciona mais ou menos do mesmo jeito. Com ele, os vendedores conseguem destacar produtos e criar campanhas personalizadas, impulsionando suas ofertas dentro da plataforma para alavancar o número de vendas. 

A área de publicidade do Magalu Ads conta também com a possibilidade de segmentar o público e as campanhas para que os anúncios apareçam somente em momentos estratégicos da jornada de compra do cliente, o que melhora bastante as taxas de conversão.

Agora que você sabe o que é seller e quais são as vantagens de cadastrar a sua loja em um marketplace, o que está esperando? Como você viu, essa é uma das maiores tendências do comércio online, já que proporciona mais segurança, comodidade e flexibilidade para o consumidor, além de diversas ferramentas que otimizam o trabalho do vendedor. 

Então, cadastre-se como parceiro Magalu e aproveite os benefícios de trabalhar com o shopping virtual mais premiado do país!