Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

Descubra quais são as lições de negócios inspiradas na série Friends

Gestão e Administração

Atualizado em 8 julho 24

5 minutos de leitura

O empreendedorismo é uma aventura repleta de desafios e riscos. Não por acaso, é uma jornada que exige disciplina e resiliência. Por isso, elaboramos este post especial e descontraído sobre o tema, elencando as melhores lições de negócios que você pode aprender com a série Friends!

Friends não é uma série de negócios, mas um dos seriados de comédia mais aclamados pelo público. No entanto, sempre ofereceu uma configuração divertida pra expor ideias e situações inusitadas, que eram experienciadas por personagens queridos e carismáticos. Por isso, é fácil se inspirar nela pra extrair boas lições, tanto de negócio quanto de vida.

Aqui, você perceberá como essa série, mesmo que não intencionalmente, apresentou várias lições importantes pra quem deseja o sucesso. Inclusive, algumas delas fazem parte de livros de empreendedorismo, pois são essenciais para o crescimento e a sustentabilidade dos seus resultados. Então, não perca tempo e acompanhe!

Separar a vida pessoal e amorosa da vida profissional

Assim como no trabalho remoto, esse é um dos principais erros do empreendedor iniciante: o hábito de misturar as coisas, tanto nas finanças quanto na vida. Por isso, é muito importante entender logo cedo que, pra aumentar as chances de sucesso do seu negócio, é fundamental manter essas áreas separadas, pois quanto maior o envolvimento, mais difícil é o trabalho. 

Na série Friends, isso ficou muito claro quando Chandler se envolveu com Nina, uma pessoa de seu escritório, e poucos dias depois, foi designado como a pessoa que deveria demiti-la. Para que um empreendimento dê certo, é preciso ter um nível elevado de objetividade, priorização e pragmatismo — e tudo isso vai por água abaixo quando você coloca o afeto na equação.

Preparar-se para os contratempos

Assim como a vida, a rota do empreendedorismo digital ou tradicional é extremamente imprevisível. Não importa o quão bom seja o seu plano de negócios ou o quão sofisticadas sejam as suas planilhas, pois nada se equipara à aleatoriedade da vida real.

Preparar-se pra empreender significa que você está se preparando pra falhar e se decepcionar muitas vezes antes de atingir um sucesso real.

Em Friends, mais de um personagem viveu isso na pele. Rachel, mesmo sendo de uma família afluente e bem conectada, precisou atravessar uma série de trabalhos frustrantes e dificuldades complexas até alcançar sua posição dos sonhos.

Enquanto isso, Ross foi afastado por uma crise emocional que dificultou seu desempenho profissional. Já Joey, foi do estrelato televisivo a um período em que implorava por papéis como figurante.

E aqui, vale notar como é a arte que imita a vida, pois tudo isso faz parte da realidade. A Luiza Trajano, Presidente do Conselho do Magalu, já falou em uma série de entrevistas e oportunidades sobre as dificuldades colossais que precisou superar. O próprio Steve Jobs já foi demitido da empresa que criou e, pouco depois, retornou pra revolucionar.

Sonhar alto

Sejamos diretos. Primeiro: o que move você em direção ao sucesso são atributos como a competência, a dedicação, a disciplina, a criatividade e a persistência. Segundo: sonhar não custa nada. Terceiro: ainda que não faça uma diferença prática, sonhar é um combustível de esperança e foco

Portanto, se você não tem nada a perder sonhando e se é sonhando que você se abastece com garra e esperança, o que não faltam são motivos pra sonhar — e sonhar alto! Na série Friends, todos os personagens tinham sonhos, como ser chef de um restaurante famoso, fazer transição de carreira, alcançar sucesso, e era a trajetória até a realização desses objetivos que chamou a atenção do público e criou o afeto da série.

Entender que nunca é tarde pra inovar

Uma das preocupações mais comuns dos nossos tempos é o medo de começar de novo. No entanto, é preciso entender que isso não faz sentido, sobretudo com a tecnologia mudando mercados e setores a cada seis meses. Isso vale pra quem deseja iniciar um caminho educacional, mudar de ramo profissional ou alterar a estratégia de mercado.

Na série Friends, o personagem mais afetado por essa questão foi Chandler, que se tornou a pessoa mais velha entre um grupo de estagiários em uma agência de publicidade, quando decidiu mudar de carreira. No entanto, enfrentou a situação que fez com que ele conquistasse a posição. Começar de novo exige coragem e resiliência, qualidades indispensáveis para o empreendedor moderno.

Ser persistente

É importante entender que tudo que vale a pena tem um custo pra ser conquistado — tanto na vida emocional quanto material. É por isso que a persistência, a aplicação e a garra são qualidades tão indispensáveis pra quem quer se destacar no mercado, pois manterão o empreendedor vivo, ágil e ativo na ausência dos seus concorrentes.

Em Friends, isso fica muito claro na trajetória de todos os personagens, que pelo bem do entretenimento, viviam se metendo em novas situações constrangedoras e inusitadas. É claro que na vida real também precisamos considerar aspectos como sorte, afluência, talento e contexto social e econômico, mas a persistência é fundamental em todos os casos.

Saber que há uma vida além do trabalho pra ser vivida

Como destacamos acima, tudo que vale a pena cobra um preço, seja na forma financeira, seja imaterial, por meio de dedicação, compromisso e tempo. Por conta disso, é comum priorizar menos sua vida pessoal quando você está nos momentos iniciais do seu empreendimento, colocando tudo de si no projeto pra obter o resultado esperado.

Essa prática é comum e, ainda que não seja saudável, é uma rota pertinente pra quem sabe onde quer chegar. Mas em algum momento é preciso ter moderação e aproveitar a sua vida fora do trabalho. A menos que o seu único prazer seja o trabalho, é praticamente impossível ter uma vida feliz se você apenas trabalhar como se fosse uma máquina.

Por fim, vale notar que a série retrata isso no próprio nome: Friends. É esse círculo de amizade e experiências compartilhadas que evitam que as pessoas percam a cabeça. Por isso, é fundamental contar com bons amigos, colegas e familiares, pois são essas pessoas que ajudam a trazer sentido e desafogar a sua vida de todos os estresses e pressões do trabalho.

E aí, gostou deste post listando as melhores lições de negócio da série Friends? Então, aproveite o ânimo pra conferir outro material importante, conhecendo os melhores cursos para empreendedores da Comschool Magazine Luiza!