Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporciona

7 passos para gerenciar seu varejo digital

Marketplace

Atualizado em 3 abril 25

5 minutos de leitura

Diante das mudanças no comportamento dos consumidores, que cada vez mais utilizam a internet pra fazer compras, apostar no varejo digital é uma ótima maneira de atrair um maior número de clientes. No entanto, é fundamental que exista uma estratégia de gestão muito bem-estruturada para conduzir o negócio com tranquilidade.

Quando isso não acontece, os problemas inevitavelmente surgem, causando desde prejuízos financeiros até a insatisfação dos clientes e danos para a reputação da loja, o que pode ser bem difícil de reverter. Uma boa gestão do varejo digital, por outro lado, permite explorar todo o potencial do negócio e o ajuda a crescer.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 7 passos indispensáveis pra você gerenciar a sua loja online com sucesso. Confira!

[rock-convert-cta id=”13643″]

1. Invista em tecnologia

Não é segredo que a tecnologia faz parte da rotina de quem tem um varejo digital. Ainda assim, nem sempre as pessoas fazem uso dos recursos disponíveis ou investem em ferramentas que, por meio de automação e inteligência artificial, ajudam bastante a facilitar todo o processo de gestão de loja online.

Para aproveitar todos os benefícios que a tecnologia traz, é interessante pensar nisso desde o momento em que você decide montar uma loja virtual. Se quiser ter um site próprio é preciso pagar por um domínio, hospedagem em servidor, além de toda a construção do site em si, que deve incluir boas tecnologias de segurança.

Quem opta por uma plataforma de marketplace, por outro lado, já encontra toda a estrutura pronta e pode focar muito mais na parte da gestão. Nesse tipo de plataforma, é possível ter acesso a uma série de dados sobre as vendas e o comportamento dos clientes, entre outras informações que são muito úteis na hora de tomar decisões na gestão do negócio.

2. Estabeleça uma rotina

Ter uma rotina de trabalho é fundamental em qualquer tipo de empresa, inclusive quando se trata de um varejo digital. Porém, é justamente nesse modelo de negócio que você pode correr o risco de achar que, por ser uma loja online, sem ponto físico, não é preciso ter um horário de expediente definido.

Essa atitude atrapalha a gestão, já que as tarefas podem se acumular e você vai ter mais dificuldade pra manter tudo em ordem. O ideal, então, é definir horários pra cada atividade, buscando priorizar as mais urgentes. Desse jeito, você não vai se esquecer de tarefas como fazer o envio dos produtos para os clientes ou o abastecimento do estoque.

3. Faça um planejamento

Outro passo importante na gestão do varejo digital é planejar estrategicamente as ações a serem tomadas pra alcançar os resultados desejados. Para isso, você pode começar ficando de olho nos indicadores de desempenho do negócio. Essas informações ajudam a guiar as próximas decisões de forma mais precisa.

Investir em um nicho diferente de mercado, priorizar determinados tipos de produtos e apostar em uma estratégia omnichannel, por exemplo, são decisões que merecem uma boa reflexão e planejamento detalhado para serem colocadas em prática. É imprescindível ter em mente que as ações têm mais chances de serem bem-sucedidas se forem embasadas em dados concretos.

4. Gerencie o estoque

A gestão do estoque é uma das etapas essenciais da administração de um varejo digital. Ter o controle de todas as entradas e saídas ajuda a evitar, entre outros problemas, que sejam vendidos produtos indisponíveis e, consequentemente, que os clientes tenham de lidar com atrasos na entrega, o que é um dos seus principais motivos de insatisfação.

Ao monitorar de perto a situação do estoque, você consegue providenciar as reposições no momento certo, além de identificar produtos que estão parados há algum tempo. Com isso, é possível planejar campanhas de queima de estoque e tomar decisões melhores na hora de escolher os produtos que compõem o catálogo da loja virtual.

5. Acompanhe os processos logísticos

A logística, especialmente a parte voltada para o transporte e a entrega dos produtos, tem uma enorme influência no desempenho de um varejo na era digital. Apenas com uma boa gestão você consegue garantir que cada pedido vai ser separado, embalado e enviado do jeito certo para chegar ao cliente dentro do prazo combinado.

Para simplificar esse processo, vale destacar que o próprio marketplace pode ter um sistema de entregas seguro e eficiente. Desse jeito, você tem mais tranquilidade pra gerenciar os processos e garantir que os clientes vão ficar satisfeitos com as entregas.

6. Controle as finanças

Independentemente de ser um varejo digital individual ou uma lojinha no marketplace, o controle das finanças é mais um aspecto que precisa de cuidados especiais para que o negócio consiga se manter no mercado. Desde os investimentos em mercadorias até os gastos com a logística, passando pelas despesas pra manter a loja virtual ativa, tudo deve ser registrado e monitorado de perto.

No caso de uma loja em marketplace, não é preciso pagar pra criar a loja online, mas existe uma pequena taxa de comissão que é cobrada por cada venda efetuada. Ter o controle de todas essas informações influencia até mesmo a precificação dos produtos e, por consequência, a margem de lucro.

7. Entenda quais são os interesses do seu público-alvo

Saber o que o seu público busca é muito útil nos processos de tomada de decisão, o que tem tudo a ver com a gestão do varejo digital. É importante entender quais são as necessidades e preferências em relação aos produtos, ao atendimento, aos tipos de promoções mais procuradas, entre outros fatores, pra tentar oferecer diferenciais que atraiam mais clientes.

Uma boa gestão faz toda a diferença para que a sua loja virtual se mantenha competitiva no mercado e tenha condições de crescer ainda mais. Por isso, vale a pena você seguir os passos que listamos no gerenciamento do seu varejo digital e, assim, reduzir os erros ao longo dos processos, para que seja possível alavancar os resultados do negócio.

Quer fazer parte do Magalu Marketplace e aproveitar todas as vantagens da plataforma? Acesse o nosso site agora mesmo e se cadastre para se tornar um parceiro Magalu!