Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

Descubra como saber se está na hora de começar a vender em marketplace

Marketplace

Atualizado em 8 julho 24

5 minutos de leitura

Você sabia que 86% dos consumidores digitais brasileiros veem o shopping virtual como a melhor opção pra fazer compras? É isso o que mostra a pesquisa “Cenário da Adoção do Marketplace Online”, conduzida pela consultoria Mirakl. Só por aí, já dá pra ver que vender em marketplace é uma ótima escolha, não é?

Além da preferência do público, o que significa um maior alcance de clientes, os shoppings virtuais ainda trazem outras vantagens para o lojista parceiro. Entre elas, contar com uma estrutura robusta de e-commerce, a integração logística e os recursos diferenciados de marketing. 

Então, se você quer saber como vender mais, muito provavelmente é hora de abrir a vitrine da sua loja em um marketplace. Continue a leitura pra se aprofundar no assunto!

Entenda o crescimento dos marketplaces

Já faz bastante tempo que as vendas virtuais dispararam. Afinal, a internet oferece ao consumidor inúmeras opções de produtos, com a facilidade de comparar avaliações e adquirir o que precisa sem sair de casa. 

Agora, além dos e-commerces tradicionais, são os marketplaces que estão com tudo. Nessas plataformas, é possível encontrar produtos de diversos lojistas e fazer compras diversificadas no mesmo carrinho e usando apenas um serviço de entrega, com tudo intermediado pelo shopping virtual. É muita comodidade e segurança!

Por isso, essas plataformas são positivas para as vendas e se tornaram ainda mais relevantes durante a pandemia de Covid-19. Nesse período difícil, muitos comerciantes foram afetados, principalmente os que tinham pequenos negócios.

Foi aí que vender mais na internet se tornou a solução. Mesmo no contexto pós-pandemia, com a reabertura de lojas físicas, a preferência de consumo permanece no terreno virtual. 

OMagalu Marketplace, por exemplo, cresceu 50% somente no primeiro trimestre de 2022. Nos últimos dois anos, o crescimento total foi de 149%, com a acelerada captação de parceiros e de vendas concretizadas. 

Esses dados, informados à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e divulgados pelo portal TI Inside, mostram que a tendência no comportamento de consumo digital aponta pra essa direção. Por isso, vale muito a pena abrir uma vitrine em marketplaces.

Saiba quais os benefícios de vender em marketplaces

Diante do que você leu até aqui, podemos perceber que: a hora de vender em marketplaces é agora! Quanto antes seu negócio online for integrado a um shopping virtual, mais rapidamente será possível aproveitar as vantagens dessa parceria. E elas são muitas. Veja só as principais.

Alcance ampliado

Ao entrar em um marketplace, você está atrelando a sua loja virtual ao nome de um grande varejista. Assim, conta com as vantagens de andar junto a uma marca altamente reconhecida e que já tem a confiança do público.

Ainda, os maiores shoppings virtuais contam com um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Tudo isso significa que, por lá, circula um número muito maior de potenciais consumidores do que os que chegam às lojas virtuais.

Além disso, as facilidades de envio e transporte de um marketplace ajudam a expandir as vendas geograficamente. Por todos esses motivos, seu negócio pode se beneficiar de um alcance ampliado de público

Estrutura robusta

Os marketplaces contam com plataformas preparadas pra oferecer uma boa experiência de compra aos consumidores. Assim, os lojistas parceiros têm tudo o que precisam pra vender sem dor de cabeça e atrair mais clientes:

  • ferramentas para gestão de catálogo;
  • boa navegabilidade;
  • adaptação para os dispositivos móveis (m-commerce);
  • inúmeras formas de pagamento;
  • toda a segurança nas operações;
  • fretes reduzidos e até gratuitos;
  • serviços de logística ágeis.

Redução de custos com marketing e ponto físico

Com recursos diferenciados de marketing e logística no marketplace, você consegue reduzir os custos do seu negócio com esses fatores. Assim, você vai vender para ganhar mais dinheiro, melhorando o faturamento ao passo que diminui as despesas. 

Integração das operações

Vender em marketplaces não é sinônimo de abandonar sua loja, sabia? Muitas plataformas contam com a possibilidade de integrar as operações do seu e-commerce com a vitrine. Na verdade, o marketplace é justamente um intermediário entre a sua loja e o cliente. 

Acompanhamento de indicadores

Os grandes marketplaces fornecem valiosos recursos de análise de dados pra seus parceiros. Com indicadores de desempenho, você consegue identificar o comportamento do consumidor e tomar decisões certeiras em relação:

  • ao mix de produtos;
  • às campanhas de marketing;
  • ao planejamento de recursos e operações etc.

Tudo isso significa mais eficiência nas estratégias e rotinas de trabalho, menos desperdícios e riscos nas operações e, é claro, aumento da receita. 

Ótimo retorno sobre o investimento

Por fim, um dos grandes atrativos de vender em marketplaces é o custo-benefício excelente. Na verdade, você não tem nenhum investimento inicial: basta se cadastrar no shopping virtual e começar a aproveitar de todas as vantagens da plataforma, desembolsando apenas a comissão sobre as vendas.

Torne-se um parceiro Magalu

Agora, que tal se tornar parceiro de um dos shoppings virtuais de maior relevância? O Magalu Marketplace faz parte da maior empresa de tecnologia aplicada ao varejo do país, reconhecida por unir o que há de mais inovador no comércio com o calor humano já conhecido da marca.

Aqui, há espaço pra lojistas de todos os tamanhos e segmentos, com muitas vantagens nessa parceria, incluindo:

  • experiência positiva de compra — temos toda a infraestrutura digital e a excelência de atendimento pra que o seu cliente tenha a melhor experiência de compra;
  • plataforma multicanal — o Magalu Marketplace está presente não apenas em diversos canais digitais, mas também é integrado com as nossas mais de 1400 lojas espalhadas por todo o Brasil;
  • expertise logística — com o Magalu Entregas, nossos parceiros contam com uma malha logística com milhares de transportadoras e todo o nosso apoio no cálculo do frete, na agilidade do envio e da entrega e na segurança durante o transporte;
  • área de publicidade — os lojistas parceiros também têm à disposição o Magalu Ads, um serviço de publicidade paga exclusivo pra impulsionar ainda mais as vendas.

Viu só como vender em marketplaces é muito vantajoso para o seu negócio? Com os shoppings virtuais, você tem um alcance de público muito maior, recursos diferenciados e todo o suporte de quem mais entende de comércio online.

Então, faça já o cadastro da sua loja no Magalu Marketplace e venda mais!