Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

Quais são as diferenças entre loja física e virtual?

Conteúdo E-commerce

Atualizado em 10 julho 24

7 minutos de leitura

Se você já tem uma empresa física e quer empreender no mundo digital ou se está em dúvida sobre qual tipo de negócio abrir, é importante conhecer bem quais as principais diferenças entre loja física e virtual. Afinal, além das distinções óbvias, existem algumas particularidades de cada uma que você precisa conhecer pra fazer o melhor investimento.

Por esse motivo, preparamos este post pra apresentar as principais diferenças existentes entre esses empreendimentos. Aqui, você conhecerá as características de cada um e verá quais são as vantagens de investir em uma loja virtual.

Ah, e também mostraremos os benefícios de vender no Magalu Marketplace. Boa leitura!

Quais são as principais diferenças entre loja física e virtual?

A seguir, apresentamos os principais pontos que distinguem os dois tipos de empreendimento. Vamos lá?

Horário de atendimento

Como você sabe, o horário de funcionamento das lojas físicas é limitado. Dependendo do local e do regime de contratação dos colaboradores, elas podem funcionar, em média, 8 horas por dia e, geralmente, em horário comercial.

Nos casos das lojas virtuais, o funcionamento é ininterrupto e os consumidores podem visitar o seu espaço em qualquer hora do dia ou da noite, sem nenhuma restrição.

Preocupação com fraudes

As fraudes costumam acontecer com maior frequência em lojas virtuais, pois as compras realizadas com cartões não exigem que o consumidor informe a senha, ao contrário do que ocorre nas lojas físicas. Por isso, é muito importante investir em uma plataforma parceira que se preocupe com a segurança das informações fornecidas pelos clientes.

Força de vendas

Mais uma das diferenças entre loja física e virtual é que, se você tem uma loja física, precisa investir na contratação de profissionais especializados. Afinal, o cliente sempre deve estar em primeiro lugar e a sua equipe deve estar apta a atendê-lo da melhor maneira possível, promovendo uma excelente experiência de compra.

No entanto, os gastos com a contratação de colaboradores são elevados, o que acaba pesando muito no orçamento do negócio, principalmente se você ainda está começando a empreender. A boa notícia é que, ao investir no mundo virtual, se a sua empresa for pequena, você consegue fazer todo o gerenciamento por conta própria.

Além disso, se optar por vender no nosso marketplace, você não precisa se preocupar com essa questão, pois nós, aqui do Magalu, estamos preparados pra ajudar a sua empresa em todo esse processo.

Preocupação com segurança

Infelizmente, a preocupação com a segurança não pode ser negligenciada. Afinal, os índices de criminalidade no país são muito elevados e você não quer colocar os seus clientes e a sua loja em risco, não é mesmo?

Por isso, uma das diferenças entre loja física e virtual é que ter uma loja física exige certo investimento a mais pra garantir que o ambiente esteja seguro. E, pra isso, os lojistas geralmente contratam seguranças ou compram equipamentos, como câmeras e alarmes, o que acaba reduzindo os lucros.

Porém, essa preocupação é menor se você tem um negócio online. Isso porque, na ausência de um espaço físico de livre circulação de pessoas, não existe a necessidade de realizar altos investimentos em segurança pra assegurar que tudo permaneça tranquilo.

Na loja virtual, você precisa se preocupar apenas em manter o seu estoque seguro e em usar uma boa plataforma pra evitar o vazamento dos dados dos seus clientes e da sua loja.

Custos para manter o ponto de venda

Os custos com a manutenção dos pontos de venda de lojas físicas, em geral, são os que mais pesam no orçamento das empresas. Os gastos com aluguel e contas de água ou de energia, por exemplo, costumam ser bastante elevados, principalmente nos grandes centros comerciais.

Nas lojas online, os gastos são bastante reduzidos, já que você só precisa se dedicar, basicamente, a contratar uma boa plataforma, como a do Magalu, pra hospedar e divulgar o seu estoque. Por esse motivo, essa é uma das diferenças entre loja física e virtual que impactam bastante o seu bolso.

Investimentos em divulgação

Uma loja física bem localizada não precisa de tanto investimento pra divulgação dos seus produtos. Isso ocorre porque, geralmente, ficam em lugares de grande circulação — um centro comercial ou shopping center, por exemplo — e as suas vitrines chamam a atenção do público.

No entanto, apesar da baixa necessidade de gastos com a divulgação da marca, é necessário arcar com um volume considerável de recursos pra ter uma loja chamativa e que desperte o interesse das pessoas.

Já as lojas virtuais precisam de um investimento focado em destacar a marca na imensidão da internet. Para isso, você deve investir em otimização, de modo que o seu negócio seja encontrado pelos mecanismos de busca. Porém, provavelmente, esses gastos serão menores que os de montar uma vitrine bastante charmosa e atraente.

Quais são as vantagens de uma loja virtual?

Depois de todas essas diferenças entre loja física e virtual, deve ter dado pra perceber que as lojas virtuais trazem muito mais benefícios. Além de ter os custos reduzidos, o alcance é muito maior, o que pode resultar no aumento das suas vendas. No entanto, ao empreender nessa área, é importante garantir que as informações dos clientes estejam seguras pra evitar fraudes ou vazamento de dados.

Para tanto, é importante fechar parcerias com plataformas que tenham experiência e credibilidade no mercado. Desse jeito, você pode ter acesso a um sistema de qualidade pra colocar o seu negócio online, contando com suporte especializado ao longo de todo o processo.

Uma boa alternativa é integrar o marketplace do Magalu, que, além de garantir a segurança das informações, oferece as seguintes vantagens:

  • melhor experiência de compra do varejo;
  • plataforma multicanal;
  • total transparência, em uma relação ganha/ganha;
  • Magalu a serviço do parceiro (Magalu Entregas e Magalu Pagamentos).

Por que vender os seus produtos em um marketplace?

Para deixar ainda mais claro por que vale a pena a sua loja virtual fazer parte de um grande marketplace, como é o caso do Magalu, destacamos mais alguns benefícios.

Visibilidade

Quando listamos as diferenças entre loja física e virtual, mencionamos que lojas físicas com localização estratégica não precisam de tanta divulgação porque as suas vitrines são vistas por consumidores que normalmente já passam pelo local. Esse efeito é bastante similar ao que acontece se você cadastrar os seus produtos em um marketplace.

Na prática, é como se você abrisse a sua loja em um grande shopping center — só que virtual. Um grande marketplace já tem uma marca conhecida que atrai um intenso fluxo de visitantes todos os dias. Fazer parte desse ambiente traz mais visibilidade para os seus produtos e, consequentemente, ajuda a potencializar as vendas.

Investimento baixo

Se a manutenção de uma loja virtual já é mais barata do que a de uma loja física, optar pela venda no marketplace ajuda a economizar ainda mais. Ao escolher uma boa plataforma, você não precisa se preocupar em contratar um profissional pra construir um site, nem em pagar a hospedagem dele e muito menos em providenciar recursos de segurança de dados.

O marketplace já conta com tudo isso, entre outros recursos que ajudam no dia a dia do empreendedor. Tudo pra que você tenha um bom retorno financeiro e bastante tranquilidade pra cuidar do que mais importa: o atendimento aos clientes.

Aumento da credibilidade

Embora as pessoas estejam cada vez mais acostumadas a fazer compras online, a preocupação com a segurança dos dados, principalmente os financeiros, é constante. Por esse motivo, muitas delas têm receio de comprar em lojas virtuais pequenas e relativamente desconhecidas.

Uma grande plataforma de vendas, por outro lado, inspira mais confiança. Os clientes que encontram os seus produtos em um marketplace se sentem mais seguros pra fechar a compra, mesmo que nunca tenham ouvido falar da sua marca. Estar associado a uma marca que tem uma boa reputação no mercado faz com que o seu negócio tenha mais credibilidade também.

Diversificação do público

Ao contrário de uma loja virtual voltada pra um determinado nicho de mercado, um grande marketplace como o Magalu tem espaço pra vários nichos. Isso atrai um público bastante diversificado que pode se interessar pelos seus produtos.

Esse é mais um motivo pelo qual os resultados das suas vendas tendem a melhorar depois de entrar em um marketplace. A plataforma de vendas amplia os horizontes do seu negócio, atingindo um público muito maior do que você conseguiria atrair em uma loja independente.

Interessante, não é mesmo? Por isso, se você quer ter maior visibilidade e sucesso no seu negócio, não pode ficar de fora do Magalu Marketplace.

Quem tem uma loja física e se interessou em participar do nosso marketplace, é só utilizar um sistema de integração. E se você já tem uma loja virtual, é ainda mais fácil. Basta entrar no nosso site e seguir todas as orientações pra aproveitar todos os benefícios.

Como você viu, existem várias diferenças entre loja física e virtual, que vão desde os custos com manutenção até o horário de atendimento. Além disso, as lojas online são muito interessantes, especialmente no marketplace, já que os custos são menores e você pode atender os clientes em qualquer horário do dia ou da noite, o que ajuda a impulsionar suas vendas.

Agora que você já conhece as principais diferenças entre loja física e virtual e sabe quais são as vantagens de ter um negócio online, que tal entrar em contato com a gente pra aproveitar todas as oportunidades do nosso marketplace?