Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

Descubra como definir missão, visão e valores da empresa

Gestão e Administração

Atualizado em 9 maio 24

7 minutos de leitura

Mesmo que você esteja apenas começando a empreender, já deve ter ouvido falar sobre missão, visão e valores de uma empresa, certo? Esses conceitos formam uma ferramenta fundamental pra gestão e o posicionamento do seu negócio junto ao mercado, impactando a experiência do cliente.

Além disso, é a partir da definição desses conceitos que sua equipe e o público-alvo ficam a par do perfil, dos objetivos e das expectativas da sua loja. Assim, essa ferramenta também ajuda a manter todos na mesma página, andando juntos na mesma direção, e isso faz toda a diferença para o sucesso do negócio.

Já deu pra ter uma ideia da importância desses conceitos, não é? Então, continue a leitura pra entender em detalhes o que significa missão, visão e valores e como defini-los pra sua loja!

O que são missão, visão e valores?

Os conceitos de missão, visão e valores são diferentes e complementares. Juntos, resumem as diretrizes que guiam as atividades de uma empresa. Desse modo, eles estão por trás de todos os processos, objetivos e comportamentos, desde as operações até a motivação das equipes.

Apesar dessa grande importância, os três conceitos são bastante simples. Veja abaixo a definição de cada um!

Missão: o que você faz

A missão da empresa envolve a razão de existir, o propósito de tudo o que é feito ali dentro. Portanto, ela é um guia pra atuação do negócio. Ela deve ter como foco a identidade da loja, o que não pode ser muito abrangente e genérico justamente pra criar um diferencial em relação à concorrência.

É importante, porém, que o conceito também não seja restritivo ao ponto de limitar o crescimento da empresa. Afinal, é legal ter uma abertura a mudanças que possam refinar essa identidade rumo aos seus objetivos. Ainda mais quando a gente fala do empreendedorismo digital, que é tão sensível às inovações.

Veja, como exemplo, a missão do Magalu:

  • Ser uma empresa competitiva, inovadora e ousada que visa sempre o bem-estar comum.

Visão: o que a empresa deseja alcançar

Se a missão diz respeito à identidade, a visão da empresa trata dos direcionamentos para o futuro. Porém, esse conceito é diferente de metas estratégicas. Isto é, você não deve pensar exatamente em objetivos pontuais pra daqui a 2, 5 ou 10 anos.

A visão tem mais a ver com o que você deseja que a sua empresa seja no futuro, em termos de missão. Está vendo como os conceitos se complementam? Assim como o primeiro, esse também pode mudar com o tempo. Afinal, se você atingir esse objetivo, por que não pensar em um novo estágio de evolução?

Conforme a sua loja vai crescendo, é natural definir novos alvos pra conquistar. Dê uma olhada na visão do Magalu:

  • Ser o grupo mais inovador do varejo nacional, oferecendo diversas linhas de produtos e serviços para a família brasileira;
  • Estar presente onde, quando e como o cliente desejar, seja em lojas físicas, virtuais ou online;
  • Encantar sempre o cliente com o melhor time do varejo, um atendimento diferenciado e preços competitivos.

Valores: a postura de quem faz a empresa

Por fim, os valores da empresa têm mais a ver com as pessoas de dentro do que com o mercado lá fora. São eles que definem comportamentos e posturas dos times de colaboradores e da gestão. Ter isso muito claro é fundamental pra se estabelecer uma cultura organizacional forte, em que todos estão alinhados em torno dos mesmos princípios.

Os valores devem ser sempre levados em conta na definição de códigos de conduta, de treinamentos e na hora da contratação de novas pessoas pra integrar o seu time de vendas. Isso porque, cada vez mais, a gente sabe da importância do chamado fit cultural pra composição de equipes, isto é, o alinhamento entre o perfil do candidato e a cultura da empresa.

No Magalu, o valor mais importante é “fazer aos outros o que gostaria que fizessem com você”. Essa regra de ouro dá base pra todos os outros valores, entre os quais se destacam:

  • Respeito, desenvolvimento e reconhecimento — nós colocamos as pessoas em primeiro lugar. Elas são a força e a vitalidade da nossa organização;
  • Ética — nossas ações e relações são baseadas na verdade, integridade, honestidade, transparência, justiça e bem comum;
  • Simplicidade e liberdade de expressão — buscamos a simplicidade nas nossas relações e processos, respeitamos as opiniões de todos e estamos abertos a ouvi-las, independentemente da posição que ocupam na empresa;
  • Inovação e ousadia — cultivamos o empreendedorismo na busca de fazer diferente, por meio de iniciativas inovadoras e ousadas.

Qual é a importância desses conceitos pra empresa?

À primeira vista, pode parecer desnecessário colocar no papel essas definições. Porém, mesmo que você saiba o que é, pra onde quer ir e como agir, se esse conhecimento fica no campo da abstração, é mais difícil mantê-lo sempre em vista.

Criar definições bem claras e conhecidas por todas as pessoas que fazem parte da empresa — e até pelo mercado, já que esses conceitos costumam fazer parte da apresentação institucional — é fundamental pra que elas realmente se transformem em ferramentas.

Com base nessas definições, líderes e gestores devem guiar suas decisões e orientar as equipes. Além disso, elas também estão por trás da forma como a loja vai se relacionar com o mercado e o público.

Entenda um pouco melhor os impactos positivos de definir missão, visão e valores!

Para o planejamento estratégico

Todo o planejamento estratégico da empresa deve ser baseado na missão, na visão e nos valores. Isso vai desde o plano de negócios até as decisões tomadas no dia a dia, os projetos conduzidos e tudo mais. É algo fundamental pra manter uma consistência entre aquilo que a sua loja se propõe e o que, de fato, faz e é.

Para o relacionamento com o público

Em plena era do consumidor 4.0, o alinhamento com a identidade de marcas é um dos mais importantes aspectos levados em conta na hora de fazer uma decisão de compra ou parceria. É isso mesmo! Mais do que preços e prazos de entrega, as pessoas estão atentas aos posicionamentos das empresas.

Por isso, ter a missão, a visão e os valores bem claros, ajuda a conquistar a confiança do consumidor, estabelecer um relacionamento mais sólido com seu público e atrair novos laços com pessoas que se identificam com a sua mensagem.

Para a comunicação interna

Não só esses conceitos fazem diferença junto a clientes, fornecedores e parceiros, como também impactam todo o dia a dia na empresa. Como dito, missão, visão e valores dão corpo à cultura organizacional, fundamentais pra que as equipes estejam sempre caminhando na mesma direção.

Como definir missão, visão e valores?

Agora que você já sabe qual é a diferença entre os conceitos de missão, visão e valores e por que defini-los é tão importante, vamos pensar nos seus? Pra tanto, o primeiro passo é reunir todos aqueles que participarão do processo: donos e gestores, bem como suas equipes.

Vale a pena consultar os funcionários por meio de uma pesquisa pra entender qual é a aderência desses conceitos. Caso haja pouco conhecimento em relação a eles, é importante pensar em estratégias pra que todos na empresa entendam bem o que cada um significa.

Depois, é hora de reunir o time pra discutir as definições. Enquanto os donos da loja têm facilidade de visualizar objetivos, ouvir as posições mais operacionais é fundamental pra ter uma percepção melhor sobre valores e comportamentos já praticados no negócio.

Algumas perguntas-chave podem ajudar a guiar essa troca de ideias, favorecendo a reflexão sobre situações e motivações que até então não haviam sido bem esclarecidas. Veja só!

Para a missão:

  • O que nós fazemos?
  • Quem queremos atingir?
  • Por que a empresa foi criada?
  • O que fazemos de diferente?

Para a visão:

  • O que estamos construindo?
  • Qual é a marca que queremos deixar junto ao público?
  • O que as pessoas esperam da gente?
  • Qual impacto queremos que nossos produtos ou serviços causem?

Para os valores:

  • Como a gente quer trabalhar no dia a dia?
  • Quais são as características que mais queremos ter?
  • Quais atitudes definitivamente não cabem na empresa?
  • Como gostaríamos de ser vistos?

Com essas e outras perguntas que possam surgir, as pessoas envolvidas no processo de definição desses conceitos conseguirão provocar reflexões fundamentais para o autoconhecimento. Trocando opiniões é possível chegar a propósitos e objetivos que realmente traduzem o DNA da empresa.

Quando as definições estiverem prontas, não se esqueça de fazer com que todos na empresa estejam cientes e possam de fato incorporar esses conceitos no planejamento estratégico e nas condutas diárias. Além disso, é interessante tornar essa cultura pública.

Para concluir, missão, visão e valores formam um tripé que sustenta toda a atuação da empresa e a forma como ela se relaciona com o mercado, além de dar corpo à cultura organizacional. Por isso, vale muito a pena dedicar tempo a essas definições e melhorar ainda mais a gestão do seu negócio.

O post foi útil? Então, siga nossas redes sociais pra ficar por dentro de outros conteúdos! A gente está aqui: Instagram e YouTube.