Blog do vendedor
Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporciona

O que é GPC e como utilizá-lo
Atualizado em 11 agosto 25
3 minutos de leitura
Você sabe o que é GPC? Se a resposta foi “não”, fique tranquilo! Afinal, estamos aqui para dar todo o apoio que você precisa pra conduzir os negócios com sucesso.
Esse é um termo bastante usado no comércio, pois está relacionado às classificações que os produtos recebem em nível global. Dessa forma, é possível se comunicar com pessoas de todo o mundo, utilizando os mesmos códigos.
Quer entender melhor o que é GPC e por que é tão importante utilizá-lo na sua loja? Então, acompanhe este post e saiba mais!
Qual é o significado de GPC?
A Classificação Geral de Produtos, conhecida pela sigla GPC, nada mais é que um padrão para organizar os produtos em diferentes categorias. A partir do que foi estabelecido nesse acordo, é possível usar a mesma linguagem pra se relacionar com fornecedores, empresas parceiras e diversos outros espaços no mercado.
No geral, essa classificação se divide em:
- segmento — setor com o qual estamos lidando, por exemplo, vestuário (67000000);
- família — aqui temos uma subdivisão do segmento, que fala sobre um grupo mais restrito. Para continuar o exemplo, podemos citar roupas esportivas (67030000);
- classe — ainda é possível dividir um pouco mais o segmento, chegando na classe. No caso, a nova subdivisão ainda seria roupa esportiva (670301000);
- brick — esse é o último estágio do segmento, em que estamos falando diretamente da categoria de produtos, por exemplo, meias (10003709).
Qual é a função do GPC?
Além de ajudar na organização do cadastro de produtos, a GPC permite que diferentes empresas falem a mesma língua. Ou seja, existe um padrão para cada segmento, família, classe e brick (base que define categorias semelhantes), o que garante que todos usem a mesma terminação.
Assim, fica mais fácil encontrar produtos com características específicas, principalmente quando você está tentando montar o estoque. A análise da ficha técnica de produto também se torna mais eficiente, garantindo que você compra e venda exatamente o tipo de item planejado.
Como saber a GPC do produto?
Geralmente, a GPC do produto está presente na nota fiscal ou nas principais informações presentes no rótulo do item. Caso não consiga encontrá-la, é possível entrar em contato direto com o fabricante para solicitar esses dados.
Além disso, nada melhor do que usar a tecnologia para ajudar na rotina da sua loja, não é? A ferramenta de busca da GS1 permite encontrar a GPC por meio de cada uma das categorias e ainda obter o código correto.
Como utilizar a GPC?
Agora que você já sabe o que é GPC, chegou a hora de saber como utilizá-la da melhor forma possível. Esse conceito pode ser interessante para as seguintes atividades:
- gestão de estoque — vale a pena organizar a própria loja de acordo com esses códigos;
- pedidos — tanto as suas compras quanto as suas vendas podem ser cadastradas com o uso dos códigos apropriados para cada produto;
- otimização da rotina — com códigos prontos, você não tem a necessidade de criar novas combinações, tendo mais praticidade e agilidade na organização do estoque.
Entender o que é GPC torna o seu dia a dia mais prático e ajuda a entender melhor com qual produto você está lidando. Sem contar que torna a comunicação muito mais eficiente e com menos chances de falhas. Sendo assim, que tal colocar esses códigos nos seus produtos?
Curtiu este post? Então, aproveite e siga a gente no Instagram!
Posts relacionados

Conheça 4 vantagens da integração do sistema de gestão de frete com o e-commerce

7 dicas de como ter sucesso na gestão de vendas em marketplaces

Controle de recebíveis: veja como fazer a gestão das vendas com cartões

Conheça as lições de empreendedorismo do filme Pantera Negra