Universo Magalu

Blog do vendedor

Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar

Conheça os perfis empreendedores da série Stranger Things

Gestão e Administração

Atualizado em 8 novembro 24

5 minutos de leitura

Que a série Stranger Things é um sucesso todo mundo já sabe. Mas o que muita gente ainda não percebeu é que cada um dos personagens apresenta um perfil empreendedor bem interessante.

Parece viagem comparar um programa que fala sobre monstros, mundo invertido e crianças com superpoderes a lições de empreendedorismo, não é? Calma, que tudo vai fazer sentido!

Neste post, confira alguns tipos de perfil empreendedor e veja como eles podem se relacionar com a personalidade de vários personagens de Stranger Things!

Planejamento estratégico

Ter estratégia é importante pra criar planos de negócios que realmente podem chegar ao sucesso. No entanto, essa não é uma tarefa simples, que pode ser feita do dia pra noite. Na verdade, trata-se de um processo que envolve bastante análise da situação e estudo do mercado.

Sabe quem faz isso muito bem em Stranger Things? O chefe da polícia de Hawkins, Jim Hopper. Já no início da série é possível observá-lo intrigado com os novos acontecimentos na cidade e estudando bem a situação, com toda a calma que precisa, antes de tomar uma decisão. Essa é uma característica importante pra gerar planejamentos práticos e com poucos riscos. 

Outro personagem que se destaca quando o assunto é planejamento estratégico é o Mike. O garoto realmente se dispõe a pensar em tudo o que é preciso pra ajudar Eleven a salvar o mundo, traçando todos os passos necessários pra chegar ao objetivo final.

As personalidades desses dois personagens são bastante diferentes, mas não deixam de ser úteis pra criar bons planos. É por isso que trabalhar habilidades de curiosidade, análise do contexto e definição de metas ajuda a melhorar as estratégias nos negócios.

Liderança de time

Um empreendedor, muitas vezes, também é um líder. Pra ter sucesso nessas ações, nada melhor do que saber como motivar uma equipe e garantir que todos os colaboradores estejam empenhados em alcançar as metas do negócio.

Em Stranger Things, o que não falta são personagens com tendência à liderança. Dos 4 amigos principais, o Lucas é um dos que mais se destaca nesse perfil empreendedor. Com personalidade extrovertida e habilidades natas de organizar a situação, o menino consegue ser um dos mais responsáveis do grupo e acalmar os ânimos da galera, sempre que for preciso.

A skatista Max também é um bom exemplo de personalidade que combina com liderança. A garota é bastante analítica, sabe julgar bem as situações, age de forma racional, mas também não deixa de lado a intuição na hora de tomar uma decisão.

Mais um exemplo de liderança feminina é a Nancy, irmã de Mike. Sendo uma das adolescentes do núcleo principal, mostra bastante responsabilidade pelas crianças e consegue delegar tarefas de acordo com as afinidades de cada pessoa do grupo. Essa é uma característica e tanto na hora de cuidar da produtividade da equipe nos negócios.

Trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe faz toda a diferença pra conseguir resultados mais expressivos e em menos tempo. Além disso, quando o time todo atua em prol de um mesmo objetivo, é possível aumentar a produtividade sem sobrecarregar nenhuma pessoa.

Ser um empreendedor sociável, inspirador e que cativa as pessoas ao redor ajuda muito na hora de incentivar o trabalho em equipe. Isso sem contar que se dedicar a auxiliar os outros na tarefa facilita a interação e permite construir um bom relacionamento, tanto com os colaboradores quanto com os clientes.

Algum personagem de Stranger Things veio à sua mente com essa descrição? Se você não pensou no Steve, vale a pena maratonar de novo a série. O personagem que, de início, parecia ser bem desagradável, mostrou-se com um verdadeiro espírito de equipe.

Não é à toa que é um dos primeiros a se mobilizar pra ajudar as crianças nas missões mais malucas e provou que consegue estabelecer uma relação saudável de parceria com seus colegas de equipe.

Criatividade e resultados

Se é pra falar de alguém de Stranger Things que consegue pensar fora da caixa, essa pessoa é o Dustin. Sendo o elo criativo do grupo, o garoto está sempre pronto pra dar os melhores nomes aos novos vilões da série e bola sempre um plano muito inovador.

Esse é um perfil de empreendedor que combina muito com as áreas que apresentam uma alta competitividade no mercado. Afinal, pra se destacar, é importante trazer algo novo, que chame a atenção do público.

Vale destacar que pra ser um empreendedor criativo, é fundamental ser uma pessoa que entende bastante do assunto. Só depois de conhecer o básico sobre uma área de atuação é que ideias pouco aplicadas ou inéditas surgem, possibilitando a criação de um plano com altas chances de dar certo.

O próprio Dustin é um exemplo disso. O garoto se mostra sempre em busca de novos aprendizados, busca os professores para tirar dúvidas, aprende com os erros e não perde a oportunidade de ter um raciocínio ágil nas situações que pedem por urgência. Ou seja, é um verdadeiro nerd que consegue dominar o assunto a ponto de gerar soluções inovadoras e resultados incríveis.

Outra personagem que se mostra bastante criativa é Joyce Byers, mãe de Will e Jonathan. A moça, em várias cenas, é capaz de notar o que ninguém estava percebendo antes, e essa visão inovadora ajuda a salvar várias vidas.

Muitas vezes, um passo importante pra se tornar um bom empreendedor é ver uma situação por outra perspectiva. Isso vale, principalmente, nos momentos de maior aperto, seja nas finanças ou na rotina. A partir daí, ideias inovadoras e criativas podem surgir com mais facilidade e serem aplicadas com sucesso.

E então, consegue se reconhecer em algum desses personagens? Ou, melhor, com qual desses tipos de perfil de empreendedor você mais se identificou? Perceber sua forma de conduzir os negócios, ajuda a criar planos mais compatíveis com o jeito como você atua e a desenvolver ainda mais suas melhores habilidades. Por isso, vale a pena tentar descobrir quais são as suas principais características ao lidar com a sua loja.

Curtiu o post? Aproveite que o texto está sem spoilers e compartilhe com os seus amigos nas redes sociais.