Blog do vendedor
Aprenda todas as funcionalidades e benefícios que só o Universo Magalu te proporcionar
Mercadorias paradas: o que fazer para desencalhar o estoque?
Atualizado em 18 novembro 24
5 minutos de leitura
Pra quem tem uma loja virtual, a gestão do estoque costuma ficar no topo das prioridades. Afinal, é dele que resulta a maior parte das operações do negócio. Mas o que fazer quando você se depara com um excesso de mercadorias paradas?
Existem diversas razões pra que algumas mercadorias encalhem nas “prateleiras” da sua loja no marketplace. Você precisa descobri-las pra diminuir o risco de vivenciar esse problema com frequência.
Ao mesmo tempo, é bom encontrar soluções pra converter esses produtos em vendas. Quanto antes isso acontecer, melhor será pra saúde financeira da loja.
Atentos a essa necessidade, separamos algumas dicas pra que você consiga resolver de vez esse problema. Acompanhe!
Combine produtos
Se existem aqueles itens que se acumulam e demoram mais a sair, é provável que também haja os que são preferidos dos clientes. Na hora de pensar em liberar o estoque, vale a pena criar combinações de vendas com esses dois tipos de produto. Campanhas promocionais e um bom conteúdo de divulgação vão ajudar a vender.
Pra que essa solução tenha o resultado desejado, aposte em associações que façam sentido. Em outras palavras: é necessário agregar valor ao produto, tornando-o um complemento interessante para o cliente.
Entenda o que você vende
Se você fez o dever de casa, então sabe exatamente o motivo pelo qual vende cada item no marketplace. Na medida do possível, oferecer variedade é fundamental. No entanto, observe a coerência dos produtos disponibilizados.
Esse conhecimento sobre os produtos que você comercializa faz diferença na hora de elaborar sua venda promocional combinada. Além disso, conhecer a loja a fundo traz à tona alguns elementos que podem ser os causadores do encalhe (temporário ou não) de itens, como:
- preço mais barato na concorrência — é necessário rever a precificação;
- demanda sazonal — você deve repensar a política de reposição de mercadorias;
- mudança de prioridades do público-alvo — é importante acompanhar tendências comportamentais dos consumidores.
Aproveite a sazonalidade do mercado
Diante de um bom estudo do mercado, agrupar os produtos que exibem boas saídas em determinadas épocas do ano é outra excelente solução pra eliminar mercadorias paradas.
Isso porque você já sabe que esses itens tendem a vender melhor em um determinado período. Desse modo, só é preciso fazer campanhas específicas no momento certo, quando é possível aproveitar a demanda sazonal de um produto.
Trabalhe com produtos específicos
Em vez de concentrar as vendas em produtos facilmente achados em sites de grandes lojas, vale mais a pena tentar o caminho inverso. Na prática, a dica consiste em ofertar mercadorias buscadas por um grupo específico de consumidores.
Um bom exemplo são os sites de vestuário que oferecem peças variadas, com medidas pouco comuns no setor. Também podemos citar as livrarias virtuais que atraem pessoas interessadas em obras com edições raras.
Direcione suas ofertas
Se você faz o gerenciamento dos pedidos e dos clientes do jeito certo, deve ter uma base com vários dados e informações. Esse material pode ajudar bastante na hora de movimentar as mercadorias paradas, à medida que auxilia nas estratégias pra girar o estoque.
Uma das formas de fazer os produtos encalhados serem vendidos é direcionar as ofertas deles para os clientes que poderiam ter interesse em fechar uma compra. É aqui que você vai precisar das informações que falamos, pra descobrir quem são essas pessoas.
Com base no histórico de pedidos e nas preferências de cada cliente, crie campanhas de forma segmentada pra colocar em evidência os produtos que você deseja vender. Assim, eles vão aparecer para as pessoas certas, e as chances de conseguir uma conversão serão maiores. Legal, não é?
Negocie com fornecedores
Seus fornecedores também podem ajudar a aumentar o giro do estoque e desencalhar algumas mercadorias. Não sabe como? Uma alternativa é trabalhar com a venda em conjunto. As ofertas e divulgações são feitas por ambas as partes e as chances de encontrar um comprador aumentam.
Mais uma opção é conversar com o fornecedor sobre a possibilidade de fazer a troca de uma determinada porcentagem das peças que estão paradas no estoque. Desse jeito você consegue se desfazer dos produtos parados e renova a sua vitrine com as mercadorias que têm o maior giro na sua loja.
Faça promoções
Acredite, essa prática mais do que tradicional pode fazer toda a diferença pra obter lucro com as mercadorias paradas. Afinal, o consumidor está sempre em busca de boas oportunidades e gosta de um desconto.
Reduzir o valor dos produtos parados desperta a atenção dos clientes, e você também pode utilizar outras estratégias. Aquela de fazer a combinação de produtos é uma alternativa de promoção, ainda mais com as técnicas de cross-selling (venda cruzada) e up-selling (incentivar a compra de um produto mais sofisticado).
É interessante, também, oferecer descontos cada vez maiores para os clientes que comprarem mais produtos, principalmente as mercadorias paradas. Assim, você incentiva a decisão de compra por meio de vantagens para o consumidor e consegue liberar o estoque.
Vale até criar uma sessão na sua loja virtual pra servir como . Ou seja, ali você pode disponibilizar as mercadorias paradas por um preço diferenciado e criar as promoções com essas peças, fazendo as combinações, descontos progressivos e outros.
Entenda o consumidor
Na verdade, o ideal é que você estude o consumidor mesmo antes de começar a montar o seu estoque. É muito importante entender o que seu público procura, deseja e aquilo em que ele investe. Desse modo, fica mais fácil e acertado montar o seu mix de produtos conforme os interesses desse perfil de cliente.
Mesmo assim, ninguém está livre de ficar com algumas mercadorias paradas. Se isso acontecer, é hora de entender por que esses produtos não chamaram a atenção dos seus clientes. Pode ser por causa de preços muito altos, da má qualidade das peças ou da escolha inadequada dos itens para aquele perfil de consumidor.
Pra descobrir o que está acontecendo, faça uma análise desses produtos que não foram vendidos, verificando se existem reclamações, mesmo em outras lojas. Confira o preço praticado pelos concorrentes e veja se as soluções oferecidas estão de acordo com o seu público-alvo.
Dessa forma, você pode estabelecer estratégias pra vender suas mercadorias pelo melhor preço e para as pessoas certas ou fazer as negociações com fornecedores, conforme explicamos. Se necessário, até mesmo fazer parceria com lojas especializadas em outlets, além, é claro, de trabalhar melhor o seu estoque nas próximas aquisições.
Com essas dicas simples, porém eficazes, você já tem algumas boas estratégias pra vender as mercadorias paradas da sua loja. Contudo, saiba que aprimorar o controle de estoque é determinante pra que haja pleno equilíbrio entre a compra e a revenda de produtos.
Depois de tudo isso, só falta fechar uma grande parceria pra realizar ótimos negócios. Então, não perca mais tempo e traga sua loja virtual para o Magalu Marketplace!
Posts relacionados
Conheça 4 vantagens da integração do sistema de gestão de frete com o e-commerce
7 dicas de como ter sucesso na gestão de vendas em marketplaces
Controle de recebíveis: veja como fazer a gestão das vendas com cartões
Conheça as lições de empreendedorismo do filme Pantera Negra